Seguidores

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Deus existe e posso provar




ESTE TEXTO FOI ATUALIZADO.

A NOVA VERSÃO ESTÁ AQUI.
 
Olá, amigo leitor!

Podemos filosofar sobre Deus?

Existem diversos pensamentos sobre Deus, deuses ou a inexistência de divindades, pois para alguns bastou um ser supremo para tudo criar, para outros, porém, muitos seres poderosos foram necessários para isso. Para outros, ainda, bastou uma explosão, BUUMMM!!!

São linhas de pensamentos diferentes e até antagônicos, mas pretendo falar apenas um pouquinho sobre cada coisa, apenas para chegar a uma conclusão que eu, humildemente, creio ser a ideal.

Deus, deuses ou o Big Bang?

Comecemos pelo Big Bang (a Grande Explosão)

O padre e cosmólogo belga Georges Lemaître (1894-1966) propôs o que ele chamou de "hipótese do átomo primordial", mas que ficou conhecida como teoria do Big Bang. A teoria consiste basicamente na idéia de que o universo era originalmente concentrado em um pequeno ponto e em temperaturas altíssimas em um passado muito remoto. Mas algo aconteceu (uma explosão, muitos dizem) e esse pequeno ponto expandiu-se, ou seja, a matéria concentrada foi liberada dando origem ao universo conhecido. Uma das principais provas de tal teoria é o afastamento constante entre as galáxias o que sugere que um dia estiveram todas juntas no mesmo lugar.

Eu acredito parcialmente nessa teoria, pois a expansão no universo, o afastamento das galáxias e etc, até fazem sentido, mas a explosão, não.

Observe:

Mas o que uma explosão pode produzir? Explosões normalmente destroem, não é? Apenas espalham pedaços disso ou aquilo aleatoriamente. O resultado de uma explosão é sempre, obviamente, caótico.

E é esse, a meu ver, o ponto fraco dessa teoria: o caos.

Mas o que é o caos? Ele é a desordem absoluta, a ausência total de sentido, lógica ou equilíbrio. Mas se a Grande Explosão é a origem de tudo, então por que é difícil encontrar algo na natureza que seja totalmente caótico? Afinal, o equilíbrio ambiental é fundamental para a vida na Terra, por exemplo. Além disso, existem leis no universo, ou seja, um visível e inegável sistema de gerenciamento.

Como sabemos, tudo no universo é matematicamente explicável, perfeito. A matemática não é uma ciência intuitiva, mas lógica pura. Na matemática, o caos refere-se a algo que ainda não pôde ser explicado, mas que pode ser explicado algum dia. A lógica bem aplicada leva-nos normalmente à ordem, assim, se uma coisa sempre está em ordem, então é possível entendê-la e estudá-la, pois sempre funcionará dentro de um padrão e é isso que torna possível aos cientistas estudarem o universo e a natureza, pois descobrem seus padrões, sua estrutura, sua lógica. A evolução das espécies, por exemplo, segue um padrão lógico e definido, por isso, é possível estudá-la.

Muitas coisas no universo e na natureza ainda não foram totalmente explicadas, mas uma coisa é certa: tudo segue um padrão, tudo segue alguma regra e nada fica fora disso.

Mas o Big Bang não é um agente racional, é uma explosão.

O caos gerado em uma explosão pode criar regras?

Regras, como sabemos, existem na ordem.

Ordem e caos são opostos.

Um evento irracional, uma explosão, pode gerar sistemas de gerenciamento para o universo? Sistemas lógicos, racionais e imutáveis?

Conhece a lei da gravidade? Uma explosão pode criar uma lei assim?

Vamos pensar juntos, caríssimo leitor!

O que é necessário para se criar uma lei no Congresso Nacional? Quais os passos para elaborar uma Lei?

Antes de tudo deve-se verificar se é necessária uma nova lei, nenhuma lei surge sem um bom motivo para sua existência, assim, após constatar a necessidade da lei, então toma-se a decisão de criá-la. Após a criação do Projeto de Lei (PL), por parte de algum parlamentar, então o PL vai para discussão e planejamento, pois é preciso determinar de forma clara qual o alcance da lei e suas consequências, qual interesse deve defender ou restringir (lógico) e, além disso, a linguagem deve ser exata para não haver ambiguidades.

Uma lei é algo altamente pensado, fruto de muita reflexão. É um processo altamente racional, e mesmo assim, existem leis com falhas. Vemos que a lei surge para atender uma necessidade, depois vem a elaboração da lei para que possa cumprir todos os propósitos necessários para atender essa necessidade, depois disso decidem pela sua promulgação (a lei passa a valer, de fato). Isso tudo é necessário para se criar uma lei humana, mas mesmo assim não são perfeitas.

E as leis da natureza, são perfeitas? Elas têm uma finalidade bem definida e são respeitadas?

A natureza, sendo ela irracional e sem consciência própria (como muitos dizem), poderia impor uma lei necessária à manutenção da vida e ainda garantir o cumprimento dessa lei de forma infalível? Uma natureza irracional ainda poderia ter a ideia (e a iniciativa) de sujeitar tudo a essa lei?

Assim, podemos concluir que fica difícil afirmar que uma lei surge ao acaso, não é? É difícil pensar que as leis da física, química e gravidade surgiram simplesmente por causa de uma explosão. BUUMMM!!

Pessoalmente, creio que alguém decidiu criá-las, apenas um ser consciente e inteligente pode criar algo, é necessário inteligência para planejar e decidir alguma coisa, pois só uma ação consciente transforma o caos em ordem.

Bom, então concluímos que o universo, a natureza, a realidade (ou qualquer outro nome que queira usar) dificilmente pode ter surgido do caos ou da irracionalidade.

Pra mim, creio que Deus, em certo momento, no passado remoto, ele criou tudo de uma vez, em um único local, toda a matéria existente estava lá e também definiu todas as regras que a regeria. Essas regras são o sistema de gerenciamento que deram ao universo a forma que tem hoje. Um sistema perfeito, infalível.

Por isso, a ideia da expansão do universo faz sentido.

Além disso, a perfeição desse sistema presente na criação de Deus pode ser verificada na ausência de manutenção, ou seja, o universo não precisa parar para ser concertado, não é necessário chamar um técnico para corrigir problemas.

E é esse sistema que torna a existência de vários deuses improvável. Apenas um Deus pode existir.

As leis do universo abrangem tudo e nada pode ficar fora. Para o universo ser criado por deuses, então, significa que apenas um não teria o poder de fazer tudo, por isso teria que ser vários.

Mas aí é que está o problema. O universo é infinito, então, para criá-lo, precisaria de um poder infinito também. Se um deus não tivesse o poder de criar tudo, então ele seria finito, limitado. Se precisasse ajuntar mais deuses a ele, então seria a junção de vários seres finitos. Finito mais finito não se torna infinito.

Certa vez o ex-pastor Caio Fábio disse que Deus não existe e concordei com sua afirmação. Ele disse que a realidade (ou o universo) que conhecemos foi feita por Deus, por isso, Deus é maior que ela e não pode ser contido por ela, ou seja, Deus está FORA da realidade, sendo assim, não importa o que a física, química, filosofia digam, se Deus está fora do que podemos mensurar, então Deus não existe.

Entendeu?

Deus está fora do universo, pois o universo é menor que ele. Entretanto, sua presença pode ser percebida através da perfeição e inteligência inegável na estrutura da criação.

Deus tem poder infinito.

Mas pasme, amigo leitor, pois não é o universo a obra-prima de Deus, sabia?

Dia desses, eu estava vendo um programa no canal National Geographic (se não me engano) onde um cientista disse que existe tecnologia para criar DNA, é até possível juntar as proteínas certas para criar um ser a partir do conhecimento de seu genoma, entende? Existe o conhecimento para fazer isso, mas é impossível na prática, pois não tem como tornar esse composto VIVO. É possível, porém, implantar genes em um ser que já está vivo e alterá-lo, mas criar algo do NADA, mesmo possuindo conhecimento para tal, ainda não é possível.

Sabe por quê?

Ninguém sabe como produzir vida.

Observe:

Imagine uma pessoa saudável com tudo funcionando direitinho, mas aí se descobre que apenas seu coração não está bem. Após muitas intervenções médicas, o pior acontece: essa pessoa falece, seu coração não aguentou.

Amigo leitor, basta trocar o coração para que essa pessoa viva novamente?

Não, não é possível. Se o coração é trocado quando a pessoa ainda está viva, então é possível salvá-la, mas se morreu, então nada é possível fazer.

Por que é assim?

Simples, ninguém tem ideia de como a vida surge, entretanto, sabe-se o que fazer para mantê-la, quais medicamentos usar, cirurgias, implantes e etc., mas não como iniciá-la. 


Suponhamos, ainda, amigo leitor, que a pessoa no exemplo acima tivesse seu coração trocado, mesmo estando morta.

O que teríamos?

Teríamos uma pessoa cem por cento saudável, não é?

Mas continuaria morta.

Um corpo saudável e vivo ou um corpo saudável e morto são exatamente iguais, possuem a mesma quantidade de células. A única diferença é a vida.

Mas de onde ela vem?

Ninguém sabe.

Ou melhor, quase ninguém, pois é Deus e somente ele que concede a vida, dizem que nada há de sobrenatural no mundo, mas a vida é um dom sobrenatural e inexplicável.

A vida, leitor amigo, é a ação direta dele no mundo e a prova de que ele não é indiferente a nós e nem ao nosso mundo.

Alguns dizem que se Deus é tão poderoso, então por que se importaria conosco?

Ele se importa porque estamos vivos, o que adianta um universo imenso e sem vida?

É igual a uma casa vazia, ficar sozinho no nada ou ficar sozinho em uma casa vazia não é muito diferente, que graça tem?

Não é o universo a obra-prima de Deus, mas é a vida, querido leitor. A tua vida e a minha vida.

A vida é tão importante pra Deus que só ele pode fazê-la surgir. Por isso, Deus conhece cada um de nós, pois nos deu vida pessoalmente.

Ele não está ausente ou indiferente, ele não seria Deus se fosse assim.

É isso.


Aleluia!!




40 comentários:

  1. Meu querido Bill!

    Sempre postando esses seus textos perfeitos!

    Acho incrível você pegar um tema tão polêmico como esse e desenvolver um texto que expresse sua opinião, mas acima de tudo, dando seus argumentos e, portanto, 'provando sua teoria'.

    'Alguns dizem que se Deus é tão poderoso, então por que se importaria conosco?
    Ele se importa porque estamos vivos, o que adianta um universo imenso e sem vida?'

    Simplesmente perfeito, Bill!
    Adorei!
    Parabéns!!
    Beijão, meu querido!

    ResponderExcluir
  2. Passei para parabenizá-lo, e logo te passo o endereço do meu, foi criado mas me falta tempo para deixá-lo com a minha carinha,....Parabéns, e estamos juntos....
    Abçs, e bfds
    Prada Brasil*

    ResponderExcluir
  3. Nobre amigo BILL: PARABÉNS!
    Seus preciosos textos nos levam à reflexão.
    Um grande abraço do amigo Almir.

    ResponderExcluir
  4. Quando Deus tira algo de seu alcance, Ele não está punindo-o, mas apenas
    > abrindo suas mãos para receber algo melhor. Concentre-se nesta frase ... "A
    > vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."

    Lembra da ultima frase?

    bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo Pensador!
    Que Deus continue te usando, e te abençoando a cada dia!
    ♥ Beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Amigo Bill!
    Sou mais uma a usar esta frase: "Que Deus continue te usando, e te abençoando a cada dia!"

    Respeitosamente
    Isabel

    ResponderExcluir
  7. Adorei a sua colocação!
    Realmente, a maior prova da existência de Deus é o corpo humano e suas funções.. todas as vezes, que olho principalmente para uma criança, eu vejo as mãos de Deus... PERFEITO!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Bill, gostei de ver o pique que você tem para escrever esses textos. Eu fiquei cansado lê-lo logo no meio.

    No entanto, só pela fé para aceitá-lo. ( Eu tenho!!!!)

    A frase de Caio Fábio que você cita diz tudo: Deus não existe para a nossa compreenção, mas apenas para nossa imaginação e fé. Sendo assim, só há uma coisa a se provar: a nossa devoção.

    Isso você fez. Aleluia!!

    Até mais moleque.


    Alexandre de Brito Silva

    ResponderExcluir
  9. Caro Christian,
    Em primeiro lugar, parabenizo-o pela iniciativa de expor suas idéias e criar um ambiente de discussão saudável.
    Já que o Blog propõe um tema de liberdade do pensamento, farei o meu voar com espontaneidade ora sugerida...
    “Depois da tormenta, vem a calmaria”
    A grande explosão e o início, seriam idéias compatíveis?!
    Bem, não tenho pretensão de discutir teorias, mesmo porque há quem faça com destreza e conhecimentos, dos quais sou desprovido.
    Porém, partindo da premissa que podemos divagar, pelo menos, neste espaço, diria que a possibilidade de uma explosão proporcionar a vida não seja, assim, tão distante da realidade que vemos.
    Haja vista, os vulcões com grande capacidade de destruição, mas com vitalidade trazida posteriormente por meio de terras férteis, ou, também, as explosões radioativas do sol que nos permitem a vida, entre outros fenômenos existentes que promovem uma aparente devastação, entretanto, faz ressurgir outro meio ambiente tão vigoroso quanto o que se foi.
    Não acredito em caos absoluto. O inglês Ralph Stacey, cita em um de seus livros: "... o Caos não significa desordem absoluta ou perda completa de forma, mas que sistemas guiados por certos tipos de leis perfeitamente ordenadas são capazes de se comportar de maneira aleatória e, desta forma, completamente imprevisível no longo prazo, em um nível específico".
    Um tanto quanto filosófico, mas aponta para uma idéia que dentro da ordem tem desordem e, mesmo assim, movimentamos numa sincronia que , ainda, por vezes, não entendemos os seus acontecimentos incertos.
    A expressão ACASO, talvez, seja uma definição para o que não compreendemos e, portanto, a usamos naquelas ocasiões que produz um fato enigmático, contudo, não é excludente de um criador, uma força além de nossa percepção, como bem disse Caio Fábio.
    A magnitude de Deus, todavia, pode ser vista em detalhes mais simples e menos racional do que os aqui citados. Logo, é desse jeito que prefiro entender a divindade que coordena o cosmo e as vidas que nele existem.
    O assunto é provocativo e alimenta muitas opiniões, em consequência, podemos abrir muitas vertentes, por isso, foi um acerto o seu Blog, uma casa de reflexão.
    Um forte abraço.
    GIULIANO.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns..Gostei muito sobre oq vc escreveu e como vc escreveuu..esta de parabéns...

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto e bem elaborado.
    Obrigado por postar um comentário no meu blog.
    deusexisteejesusestavivo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Caro bill, Só há uma coisa que justifica a criação feita como uma explosão, veja o que a bíblia diz em apocalipse C 19 e V 6:
    "E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina".

    Deus quando fala, os trovões se torna nada diante de sua voz! Por isso os cientistas dizem que o universo foi criado por uma explosão...! E estão certos! Imagine quando Deus disse: Haja luz! Que rajada de trovões (explosão) não deve ter acontecido, não é? Creio completamente no que a bíblia diz, pois ela é a única profecia infalível. Amém!

    ResponderExcluir
  13. Sobre o big bang, qualquer pessoa que ao minimo se deu ao trabalho de estudar a atual teoria do big bang, sabe que em nenhum momento ela fala em explosão do átomo primordial e sim expansão o big bang ou grande explosão é apenas uma figura de linguagem. Sobre o totalmente caotico, estude o universo como ele era antigamente (muito antes da origem da vida), sobre perfeição você esqueceu do ponto de referência que deveria ter adotado para definir em relação da perfeição, caso for a vida, você está completamente enganado sobre "perfeição". Sim o nosso universo segue as leis da física por exemplo, você só teve um erro, achar que as leis da ciência são iguais as leis do Brasil, porque essa confusão? Por não conhecer o significado da palavra lei na ciência ou na fisica, essas leis nada mais são do que efeitos do big bang. Você novamente de uma maneira deseseperada tenta colocar perfeição aonde não existe, se todo o nosos universo foi criado, está longe de ser perfeito e organizado, não existe organização no universo, o que existe somos nos dando nomes e classificando em categorias. E sobre a teoria do caos, ela só evidência o que todos nos sabemos, o universo não é perfeito, e que as inconstâncias são mais frequentes que as constâncias. Se Deus tem poder infinito pode Deus criar algo tão pesada que nem ele próprio conseguiria levantar? National Geographic: "É possível, porém, implantar genes em um ser que já está vivo e alterá-lo, mas criar algo do NADA, mesmo possuindo conhecimento para tal, ainda não é possível." mas você tentando manipular uma informação escreveu isso "Existe o conhecimento para fazer isso, mas é impossível na prática, pois não tem como tornar esse composto VIVO." Ele falou que era impossível e depois falou que ainda não é possivel? Ou quem falou isso teve uma contradição vergonhosa, ou você tentou manipular informação. Sim não sabemos como foi a origem da vida. Sobre o estar vivo e estar morto, como se a origem da vida fosse uma pessoa já complexa, o que nos dois espero sabemos que não foi assim. Você sabe porque uma pessoa fica morta se o coração para? Não é apenas por causa do coração que essa pessoa está morta, e sim porque tudo parou, e agora como vai fazer para tudo voltar a funcionar, principalmente o cerebro? Ai está a complexidade entre estar vivo e estar morto, o estar morto pode ser causado por apenas um orgão, mas não é apenas por sua causa que você está morto. Mas gostei do texto, fizeram pelo menos eu pensar um pouco para tentar refutar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci-me de duas coisas de citar, sobre a origem do nosso universo e a origem da vida, pode sim ter sido Deus, que deu as duas origens, como não sabemos como foi à origem de ambos, qualquer hipótese tem possibilidade. Mas é claro que isso não prova que foi Javé ou outro deus que de fato originou ambos.

      Excluir
    2. Olá, Patrick ADP!

      Você afirma que a teoria atual do Big Bang não diz que houve uma explosão, mas quem tenha estudado o mínimo sobre isso sabe que tal teoria afirma que houve. Georges Lemaître propôs a "EXPLOSÃO" de um "átomo primordial", sua versão é da década de 1920. A versão ATUAL, de George Gamow, formulada nos anos de 1940, diz que o Universo teria surgido após uma grande EXPLOSÃO resultante da compressão de energia. Logo, a suposta explosão ocorreu e é a grande responsável pela expansão do universo que os cientistas estudam. Como deixei claro, concordo com a teoria da expansão do universo, menos a explosão.

      Sobre a vida, você disse que eu errei ao dizer que a vida é perfeita, mas não disse por que supostamente errei. Qual a razão dessa afirmação? Tem como a vida ser imperfeita? Ou está vivo ou morto, há um terceiro modo? A vida, muitas vezes, pode ocupar um corpo defeituoso, mas independente disso, vida é vida.

      Eu comparei as leis da física com as leis do Brasil? Rsrs. Eu usei o Congresso como um exemplo de formulação de leis humanas, só isso. Tanto faz se são leis do Brasil, China ou EUA. O objetivo, embora você não tenha entendido, foi apenas pra demonstrar a necessidade de planejamento pra se criar uma Lei. Uma lei é, por definição, um princípio lógico, é necessária uma ação racional para sua criação. Quem planejou a lei da gravidade, por exemplo? Ela mesma? Rsrs. Além disso, a imposição de uma Lei não pode ocorrer sem uma ação consciente, pois apenas assim é possível expressar uma intenção: a intenção em criar e impor algo. Se o universo (ou natureza) fosse irracional, então não haveria leis, seja da gravidade, física, química, etc. Como um universo irracional poderia “refletir” e concluir que regras seriam necessárias para gerenciar o Cosmo?

      Você disse: “não existe organização no universo, o que existe somos nós dando nomes e classificando em categorias.”. Será? Por acaso a lei da gravidade surgiu com Newton? Não existia antes? Newton a criou ou apenas a descobriu? Se é possível classificar em categorias, então essas categorias já existem. Veja, entre os animais, por exemplo, existem os répteis, mamíferos, aves, etc. As diferenças fisiológicas entre essas “categorias” só passaram a existir por causa do homem ou o homem apenas deu nome ao que SEMPRE existiu?

      O homem não criou as leis da natureza, sempre existiram. Ele não dividiu os seres em categorias, apenas as descobriu, só isso. Entretanto, existe muita coisa que não conhecemos ainda e não podemos explicar. Se existe algo verdadeiramente caótico, a ignorância humana seria esse algo.

      A possibilidade de descobrir os mistérios da natureza é a prova do caráter planejado de toda criação. Caso o universo fosse caótico, como você afirma, então não seria possível estudá-lo, pois nada teria sentido. Uma pedra jogada pra cima sempre cai, sempre! Isso significa ordem. Se tudo fosse caos, a pedra poderia continuar subindo sem parar, poderia ter ido pra esquerda ou pra direita e etc. Aí sim, haveria o caos.

      Em relação ao corpo humano morto que usei como exemplo, mais uma vez NÃO entendeu o que eu quis dizer. Não importa se o indivíduo morreu do coração, cérebro ou qualquer outra coisa, neste contexto, o que quis dizer é que caso alguém tenha morrido por algum mal (não importa qual), e o mal que o levou à morte fosse corrigido, ainda assim, ele continuaria morto. Ninguém pode tornar algo vivo, só Deus pode. Foi ISSO que eu quis dizer.

      Em relação ao National Geographic, eu apenas parafraseei o especialista quando disse que a matéria não pode surgir do nada, ou pode? Também disse que embora seja possível reconstruir o DNA, não há meios para torna-lo vivo, ou há? Tais afirmações estavam subentendidas, porém evidentes, não imaginei que precisaria explicá-las também.

      Acredito que uma verdadeira refutação seria mostrar as falhas do argumento original e a proposta de algo melhor, mas isso não ocorreu, mas a tentativa foi válida.

      Obrigado pela participação.

      Excluir
    3. Como falei, explosão é uma figura de linguagem, atualmente a teoria do big bang não fala que houve explosão, e sim a expansão, fonte: http://www.mso.anu.edu.au/~charley/papers/LineweaverDavisSciAm.pdf Vamos lá, sobre imperfeição, me cite onde está à perfeição na nossa visão, na nossa locomoção, me cite onde está à perfeição das doenças, dos problemas de funcionamento de órgãos, problemas genéticos, problemas de doenças hereditárias, problemas em nossos sistemas, preciso citar mais exemplos? O que existe é equilíbrio e adaptação, e não perfeição. Você ainda não entendeu o conceito de lei na ciência, lei cientifica não é criada, ela é um efeito de algo, no nosso universo, as nossas leis são efeito do big bang, não precisaram ser criadas, elas foram originadas com a expansão do nosso universo e por causa do espaço-tempo. Como falei você acha que uma lei cientifica ou a gravidade é o mesmo que a lei brasileira, que precisa ser criada para existir. “Como um universo irracional poderia “refletir” e concluir que regras seriam necessárias para gerenciar o Cosmo?” Como é?! A lei cientifica surgiram no momento que o big bang expandiu, não foi ao longo passar do tempo que elas foram surgindo, e o universo não sabe o que é bom para ele mesmo, pois se fizesse de fato isso, não existiria o caos. Existe organização no universo? Ok me defina o que é organização então. Foi justamente o que eu disse o homem que classificou e “organizou” algo natural. Explica-me onde está a organização dos animais, sendo que 99% das espécies que aqui já viveram estarem extintas? Explica-me onde está à organização em choques de meteoros, supernova, choque de galáxias, choque de planetas, choque de estrelas, buracos negros?! O homem não dividiu os seres em categorias? Então quem dividiu? Quem classificou os animais, quem criou espécies, e subespécies, quem criou as arvores evolutiva, quem classificou as galáxias, estrelas, meteoros, sois luas? O universo tem sentido? Explica-me então o sentido da existência de buracos negros, me explica o sentido da sua morte térmica, me explica o sentido para existir tantos, planetas, tantas luas, tantos meteoros, tantas galáxias. Você joga algo para cima e ele cai, devido à gravidade, isso não significa ordem, e sim efeito de uma lei, se você jogar algo no universo, como vai saber se ele vai cair ou subir? Sendo que não existe encima e embaixo no universo? Explica-me a ordem disso. O seu problema central, sobre o caos, é que você acha que o universo resulta apenas no planeta Terra, o que não é verdade, me fale mais dos constantes choques de meteoros que existia no passado, você algum dia já estudou e “viu” como era o universo antes mesmo da suposta origem da vida? Imagino que não. Sobre pessoa viva e pessoa morta, me defina cientificamente, qual é a diferença entre uma pessoa viva e uma pessoa morta. Algo pode surgiu do nada? Acredito que não, não sabemos como é fora do nosso espaço-tempo, e atualmente ninguém alegou que algo surgiu do nada, ou que o big bang surgiu do nada, ou que a vida surgiu do nada. Não sabia que não podia um DNA dar origem a algo vivo, de que publicação cientifica você baseou tal alegação? Mande-me ela de preferência indexada.

      Excluir
    4. Olá, Patrick ADP!

      Equilíbrio e adaptação, você disse. Pra você, um universo sem consciência ou inteligência consegue se equilibrar e se adaptar, não é? Um universo irracional consegue decidir sobre aquilo que é melhor pra ele.

      Interessante sua teoria, pena que não tem sentido.

      Dizer que cientistas pensam assim não torna esse argumento válido, pois tem muitos que pensam diferente também.

      A capacidade de gerenciar-se, que é uma característica evidente em todo o universo, é a perfeição que falei. O universo não precisa parar para que um técnico venha concertar, ele próprio se concerta, é semelhante ao sistema imunológico de um organismo vivo, por exemplo. Falando nisso, doenças também fazem parte desse equilíbrio, no caso, o equilíbrio da vida. Em sua necessidade de me contradizer, você fala como se não soubesse disso. Você diz que doença é imperfeição da natureza. Mas se não houvesse doenças, ninguém morreria, imagine bilhões de anos com seres imortais se reproduzindo, teriam que existir centenas ou milhares de planetas como a Terra para comportar todo mundo, não é? Não existe perfeição no controle de natalidade que a natureza criou? Isso é imperfeição, pra você? A perfeição está no sistema, no modo como tudo funciona, pois tudo tem a sua razão de ser, até a morte tem sua função.

      Doenças hereditárias também fazem parte desse sistema, você acredita em evolução das espécies, não é? Eu também. Na natureza, na vida selvagem, são praticamente inexistentes as doenças hereditárias, pois a seleção natural só permite que o mais adaptável viva, um organismo plenamente saudável é o que tem maiores condições de adaptação, certo? A evolução é um sistema perfeito, pois graças a ela é que nós evoluímos até ser o que somos. Entretanto, no caso humano, com as tecnologias e etc, a seleção natural não participa mais do progresso evolutivo humano, pois todos sobrevivem, até os biologicamente menos adaptáveis, daí surgirem as doenças hereditárias. O critério de sobrevivência definido por nós humanos (e não mais pela natureza) é que determina a nossa evolução hoje em dia, pra nós humanos, não basta ser saudável, pois há outros critérios para a manutenção da vida de uma pessoa, afinal, todos temos uma identidade individual, uma mente por trás de um corpo, em alguns casos, deficiente. Existe o amor, a solidariedade e etc. O amor é um critério fundamental para a “seleção natural” humana atual, isso faz com que uma pessoa com deficiência física ou mental sobreviva, pois é amada por sua família. Na natureza tal pessoa não seria “selecionada” pela evolução, mas nós humanos a deixamos viver. Amor também é evolução. Pra muitos neo-ateus de hoje, o amor é ultrapassado e desnecessário, pra nós cristãos é sinal de evolução. Por isso, o amor significa que nós humanos acrescentamos imperfeição a um sistema até então perfeito? Não, não é isso. Significa apenas que nós humanos estamos além do estágio evolutivo natural.

      Não vou mais me aprofundar nisso, pois creio que não vale a pena conversar contigo sobre isso, mas caso queira entender algo mais sobre o assunto, sugiro dar uma olhadinha aqui: http://pensadorlivre-bill.blogspot.com.br/2011/08/deus-tambem-matou.html

      Você também mencionou que extinção de espécies não é organização, certo? Por que não é? Você que defende o evolucionismo nega uma de suas principais características? Extinção faz parte da seleção natural, do evolucionismo, certo? Você acha que todos os seres que viveram ao longo das eras ainda deveriam continuar na terra? Será que iriam caber? Rsrs. Até empresas fazem seleção na hora de contratar alguém e também usam critérios semelhantes para que alguém permaneça empregado. Isso é desorganização? Por que, cara? Seleção, por definição, é parte integrante de um sistema organizacional, até empresas fazem isso, não é? Você é ateu e não leva em consideração a evolução das espécies ao expor suas teorias?

      (continua...)

      Excluir
    5. Você disse o seguinte: “lei cientifica não é criada, ela é um efeito de algo, no nosso universo, as nossas leis são efeito do big bang, não precisaram ser criadas, elas foram originadas com a expansão do nosso universo e por causa do espaço-tempo.”.

      Sugiro melhorar seu argumento, afinal, mais pessoas vão ler seus comentários (e também os meus) o que vão pensar? Rsrs. Sinceramente, isso que você disse não tem o menor sentido, acho até que nem você entendeu o que escreveu.

      Então o “espaço-tempo” é a causa das leis naturais? É isso? NADA fica fora dessas leis, elas não falham, elas controlam simplesmente tudo. E o espaço-tempo criou tudo isso? Caramba, como o espaço-tempo é eficiente e muito inteligente, heim? Pensei que o espaço-tempo fosse apenas espaço e tempo... Não sabia que era uma força criadora dessa magnitude. rsrs

      Não há organização no Cosmo? Então por que a Terra gira em torno do sol? Por que não sai por aí vagando pelo espaço ou não é engolida pelo próprio Sol? Por que o universo está expandindo? Todos os astros demonstram que saíram do mesmo lugar, certo? Se tudo é caótico, então, cada galáxia deveria ir para uma direção aleatória, mas não é assim que acontece, certo? O universo mostra um direcionamento padrão que os cientistas chamam de expansão, não é isso? É um movimento que não é aleatório, mas padronizado, fixo, organizado. É por isso que pode ser estudado e compreendido, certo?

      Supernova é desorganização? Por quê? Tudo morre, amigo! Até o Sol vai se tornar uma supernova em algum momento do futuro, isso é errado? Por que pensa assim? De onde tirou isso? Tudo tem começo, meio e fim. Isso TAMBÉM é uma lei e nada fica fora dela, o Sol também vai morrer um dia, é triste, mas faz parte.

      Se houvesse o domínio do caos, então TUDO seria aleatório e, portanto, impossível de ser estudado, mas todo mundo sabe que não é assim.

      Você também disse: “A lei cientifica surgiram no momento que o big bang expandiu”. Por que você acha que isso tem sentido? Não existe ordem no acaso ou no caos, são as leis que impedem que o caos reine. Como o caos pode ter criado leis?

      O homem dividiu os seres em categorias? É isso? Pra mim, ele apenas deu nomes para as categorias que sempre existiram. Você realmente acha que os répteis passaram a ter características de répteis apenas depois que ganharam o nome de répteis? Antes disso, eles mamavam, é isso? Rsrs

      Você perguntou quem CRIOU as árvores evolutivas, certo? Quer que eu diga que foi os cientistas? Rsr Quer dizem que além de vocês ateus os tratarem como sacerdotes, agora também são deuses?

      Você quer que eu explique por que existem galáxias? Por que eu tenho que responder isso? Meu trabalho aqui é provar que Deus existe e isso eu fiz, o seu é de dizer que estou errado, mas não fez. Eu apoio a ciência, não sou contra ela, em nenhum momento disse ou insinuei isso. Quer saber por que existem galáxias? Pergunte a um cientista, se ele não souber a resposta, então, talvez um dia a ciência explique isso, pois o universo NÃO É caótico, por isso, ele pode ser estudado e compreendido, as respostas surgirão, sempre surgem.

      Você disse: “Você joga algo para cima e ele cai, devido à gravidade, isso não significa ordem, e sim efeito de uma lei”. Lei não é ordem? É o que, então? Se NÃO houvesse leis de trânsito, por exemplo, tudo seria mais organizado? É assim que você pensa?

      Você afirmou que eu disse que o DNA dá origem a algo vivo. Eu não disse isso, disse que não dá para tornar o DNA vivo, caso seja criado em laboratório. Preste um pouquinho mais de atenção, por favor.

      Quer saber cientificamente a diferença entre uma pessoa viva e uma morta? Você não disse isso, disse? Rsrs. Você não sabe a diferença? Sério mesmo?

      (continua...)

      Excluir
    6. Conclusão:

      Você apenas defende ideias que “escolheu” acreditar, apenas isso. Suas respostas são mais emocionais que racionais, você não está interessado na evidência, não importa o que eu diga, você sempre vai achar um meio de retrucar, mesmo que precise dizer coisas sem sentido.

      Isso é apenas vaidade, amigo, não é ciência.

      Eu sou diferente de você, não sigo apenas meu orgulho para defender essa ou aquela ideia, mas procuro evidências. A prova de que realmente faço isso é que, mesmo sendo evangélico, eu acredito que a expansão do universo existe e acredito, como já mencionei, na evolução das espécies também. Não me considero o dono da Verdade.

      A vaidade cega e o orgulho cala, cala a mente e o coração.

      Pense nisso.

      Abraços.

      Excluir
    7. Você confundiu, não falei equilíbrio do universo, e sim equilíbrio e adaptação da vida que conhecemos. Universo como disse é um completo caos, e não existe equilíbrio aonde existe caos. O universo sabe o que é melhor para ele? Tem certeza? Então para que um universo vai gerar uma supernova? Já que isso acontecendo ou não acontecendo não faz nenhuma diferença para o universo, se o universo sabe o que é melhor para ele, porque está se expandido? Sendo que isso não faz nenhuma diferença para ele?!

      Você ainda não me mostrou onde está a perfeição do universo. Sobre ele “se concertar” onde ele está se “estragando” e se concertando sozinho, me cite fenômenos para dar base a esse “auto concerto”. Nosso sistema imunológico também não é perfeito, pois se fosse não precisaria existir hospitais, muito menos medicamentos. Como assim se não houvesse doença ninguém morreria? Acho que você precisa se informar mais, pessoas “morrem de velhice” como diz meu pai. Se algo é perfeito não podem existir falhas, como é o caso do nosso organismo, que muitas vezes para de funcionar, muitas vezes tem problemas e temos que ir ao médico, e também os distúrbios mentais, se tudo fosse perfeito como você diz isso não existiria, pois a perfeição não existe problemas.

      A evolução é um sistema perfeito? Tem certeza? Acho que você está bem equivocado, pois se a seleção natural fosse um sistema perfeito, não existiria a extinção. A seleção natural ainda existe como é o caso de pessoas que morrem por causa de doenças que não é possível tratarem, isso é seleção natural. “O critério de sobrevivência definido por nós humanos (e não mais pela natureza)” Como é?! De onde você tirou isso? Se a natura não interfere mais na evolução do ser humano, como você explica as mutações genéticas?! Pois até onde sei, isso não pode ser “definido” antes de alguém nascer. Mas em nenhum momento da evolução, bastou apenas ser saudável, tem muitos outros fatores que são importantes, como adaptação, constituição química, e o meio em que vive. Estamos além do estagio evolutivo natural? Tem certeza? Eu acho que não, pois nos somos realmente os melhores adaptados da evolução, mas não estamos à frente da própria evolução, pois como falei o melhor adaptado ainda sobrevive, uma pessoa com deficiência se não fosse à ajuda da ciência, da família, e do meio em que vive, não iria sobreviver, e muitos não sobrevivem em países pobres, isso é seleção natural, mutações genéticas ainda estão acontecendo, erros genéticos ainda estão acontecendo, nos ainda dependemos da natureza para sobreviver, logo não acho que estamos à frente da evolução, pois ela ainda está acontecendo.

      Que eu saiba se algo é organizado, ele não leva a extinção. A principal característica da evolução é a seleção natural, e não “organização das espécies” em nenhum momento a evolução cita qualquer linha alegando que todos os animais são organizados, me cite a fonte de onde você tirou e que ela alega que todos os animais são organizados, ou que faça alguma referência a organização.

      Excluir
    8. Lei cientifica é um efeito é algo natural, que não precisa ser criado para existir. Não é como uma lei jurídica, por exemplo, que precisa de um “legislador” e alguém que faça se cumprir determinada lei, a lei cientifica é baseado na causa e feito é isso que “faz a lei se cumprir”, e não um Deus.

      Não as leis só existem dentro do nosso espaço-tempo, a causa delas é o big bang. Defina inteligência do universo.

      A terra gira em torno do sol, por causa da gravidade, e isso só acontece porque ele tem maior massa e maior força gravitacional do que a Terra, mesma coisa acontece com a Terra e a Lua, como é o caso também do Sol que gira em torno da estrela Vega. Mesma coisa acontece com todos os astros do universo, ele está se expandido porque é plano, e pela constante cosmológica de Einstein. As galáxias não se movem de forma aleatória por causa da gravidade, e é por causa dela que acontece o choque entre elas, e a nossa também vai se chocar com a galáxia escura, aliás se tudo é organizado, porque existe choque entre galáxias? Para mim isso é só mais uma evidência do caos do universo, do que a organização que você tanto fala. Na verdade a expansão do universo não é fixa, tanto é que ela vem oscilando sua velocidade, desde que a ciência conseguiu estudar, defina o que é expansão organizada.

      Não explicou aonde está a organização na existência de uma supernova, só argumentou que ela tudo tem um começo e um fim, e isso não resulta em organização. Um sistema caótico não é aleatório e nem desordenado, pois existe uma ordem, e um padrão no sistema como um todo. É o chamado caos determinístico, pois existe uma equação que define o seu comportamento. Esta equação pode ser representada graficamente, formando uma bela figura chamada atrator. A Teoria do Caos permite que as pessoas passem a ver ordem e padrão onde antes, por conta de uma visão reducionista de mundo, só se observava a aleatoriedade, a irregularidade e a imprevisibilidade. Podemos dizer que com a visão complexa de mundo a realidade tem uma irregularidade regular, uma imprevisibilidade previsível, uma desordem ordenada.

      As categorias foram criadas pelo homem, me mostre como um réptil sabe que é réptil?! Me mostre aonde um réptil sabe o que ele deve ou não comer? Me mostre aonde o réptil sabe qual é sua posição na cadeia alimentar, melhor me mostre aonde um animal sabe sua posição na cadeia? Se tudo é tão organizado, porque muitas espécies matam as outras, sabendo que não vão se alimentar dela, e sabendo que ela não vai ter nenhuma influência em sua vida, como é o caso do confronte entre uma cobra e um jacaré, sendo que ambos não vão se alimentar de quem morrer, e ambos não tem que disputar a mesma caça para sobreviver, porque ele entram em confronto? Se tudo é organizado, tudo é “ordenado como devem ou não viver”, tudo é planejado, não deveria espécies sem nenhuma relação ou ameaça ecológica entrar em confronto, me explique isso. Foi justamente isso que eu falei, as arvores evolutivas foram criada pelo homem, assim como as organizações por espécies também foram criada pelo homem, tudo foi classificado e organizado pelo homem e não pela natureza, como você alega.

      Você alega que Deus criou tudo, então porque ele criou várias galáxias? Desculpe, mas você está claramente fugindo da minha pergunta. A ciência já comprovou que o universo é caótico através da teoria do caos, eu já citei e expliquei um pouco dela acima, não vou voltar a fazer.

      Excluir
    9. Se algo cai é devido a lei ou efeito que está se aplicando, isso não prova que o universo é organizado, apenas mostra que existe uma lei em efeito.

      Não da de tornar um DNA vivo? Primeiro me defina o que é um dna vivo, depois me explique porque não pode se criar um DNA vivo em laboratório.

      Se você sabe a diferença cientifica entre uma pessoa viva e uma pessoa morta, porque não respondeu, apenas novamente fugiu da resposta?

      Minhas respostas não são racionais? Quem usa Deus das lacunas para tentar provar que algo existe não sou eu, mas me aponta onde não estou sendo racional.

      Você se baseia em evidências? Na verdade não, você se baseia em Deus das lacunas, para tentar provar que Deus existe, tal qual não conseguiu fazer, aliás, me fale qual foi dos seus argumentos que não refutei.

      Excluir
    10. Olá, Patrick ADP!

      Você não refutou argumento algum, na verdade, parece que você nem entendeu direito o que eu disse. Isso tudo é orgulho ferido e, por isso, quer ficar com a razão a qualquer custo?

      Se você não sabe pra quer serve uma supernova, então vai estudar a respeito e depois dê uma opinião sobre o assunto com algum conhecimento de causa.

      Extinção é errado?

      Acredito que você é o único no planeta que pensa assim.

      Vivemos em um mundo com limitações, só Deus é ilimitado. Parece que você não sabe o que é perfeição, então para sermos perfeitos deveríamos ser deuses?

      Outro dia, no Yahoo!Respostas, eu vi um ateu dizer que Deus não nos dá liberdade total, por que não conseguimos voar, não temos visão de raios-X, nem sopro congelante e etc., por isso, segundo ele, Deus limita o nosso livre-arbítrio.

      Infantilidade, não é?

      Cara, seus argumentos são deste mesmo nível, desculpe a sinceridade, mas é o que parece.

      Então não pode haver morte, não pode haver velhice? Cara, isso é ridículo!

      Então, pra você, a existência de Deus só pode ser possível se todo mundo for Deus também, é isso?

      Uma coisa que você precisa entender é a seguinte: uma ideia se firma com a evidência, seja científica ou filosófica, ou seja, primeiro vem a evidência, depois o conceito por consequência. No seu caso, primeiro vem o conceito, depois tenta encaixar arbitrariamente qualquer evidência.

      Isso não é ciência.

      Seus argumentos carecem de lógica simples. Duvido que possa haver algum cientista que endosse sua forma de raciocinar. Os cientistas não afirmam que o universo é um completo caos, VOCÊ é quem diz isso. Entretanto, baseado em que você afirma tal coisa?

      Einstein dizia que a ciência nos aproxima de Deus, prefiro ficar com ele.

      Infelizmente um diálogo verdadeiramente racional só é possível quando não é motivado por emocionalismo barato e ego ferido.

      Quando tiver condições pra isso, então será um enorme prazer continuar conversando, mas por hora não dá.

      Sinto muito.

      É isso.

      Excluir
    11. Extinção é a prova de que algo deu errado, "oras" se tudo fosse perfeito não existiria extinção, pois algo perfeito não tem falhas, agora gostaria de você me explicar duas coisas, se Deus é perfeito como ele criou seres imperfeitos?! Se Deus tem poder ilimitado, poderia criar algo que nem ele próprio conseguiria levantar?

      O livre-arbítrio cristão, só existe se Deus for limitado, pois se for ilimitado ele pode ver o futuro, se ele pode ver o futuro, já sabe o que vai acontecer em minha vida, desde que nasci, logo não tenho liberdade de escolha, já que se tenho, todas as pessoas tem, logo o futuro é uma incógnita e é imprevisivel.

      "Então não pode haver morte, não pode haver velhice? Cara, isso é ridículo!" Vou apenas usou a falácia do espantalho, e não refutou meu argumento. Se um ser é perfeito, como ele cria algo que tem falhas? Você ainda não refutou isso.

      "Então, pra você, a existência de Deus só pode ser possível se todo mundo for Deus também, é isso?" Em nenhum momento falei isso, apenas como disse no comentário acima, não vejo a lógica de um ser perfeito criar, seres com falhas, como é o caso do nosso organismo.

      "Uma coisa que você precisa entender é a seguinte: uma ideia se firma com a evidência, seja científica ou filosófica, ou seja, primeiro vem a evidência, depois o conceito por consequência. No seu caso, primeiro vem o conceito, depois tenta encaixar arbitrariamente qualquer evidência." Ok, agora me cite aonde fiz isso.

      "Seus argumentos carecem de lógica simples." Ok, me mostre aonde está a carência dos meus argumentos, acho um pouco estranho alguém falando de lógica, e usando espantalho, como fez anteriormente. "Os cientistas não afirmam que o universo é um completo caos"
      http://algol.dcc.ufla.br/~monserrat/isc/Complexidade_caos_autoorganizacao.html
      http://ciencia.hsw.uol.com.br/teoria-do-caos.htm
      http://universe-review.ca/R01-09-chaos.htm
      Gleick, James. “Chaos: Making a New Science.” Penguin, 1988
      "Chaos and chance", de David Ruelle
      "Nonlinear dynamics and chaos" - Steven H. Strogatz
      "Chaos: an introduction to dynamical systems" - Kathleen T. Alligood, Tim D. Sauer e James A. Yorke
      "Chaos in dynamical systems" - Edward Ott
      http://netnature.wordpress.com/2011/07/09/compreendendo-a-origem-do-universo-pela-teoria-m-de-hawking/

      "Einstein dizia que a ciência nos aproxima de Deus, prefiro ficar com ele." Falácia do apelo a autoridade.

      "Infelizmente um diálogo verdadeiramente racional só é possível quando não é motivado por emocionalismo barato e ego ferido." Espantalho.

      Excluir
    12. Sempre tive essa duvida.Porque Deus nos criaria para sofrermos?Se tem poder INFINITO e ILIMITADO porque não nos fazer só para sentir FELICIDADE.porque é impossivel sentir o quente se não soubermos o que é o frio.Porque se não sofrermos não saberemos o que é ser feliz.A vida tal como é faz todo o sentido e eu explico-a através da reencarnação.Evolução das espécies e espiritual...Faz todo o sentido regida pela Lei causa/efeito.

      Excluir
    13. Como explicas as experiências de quase morte?São documentadas por médicos e cientistas.Como explicas uma criança de 5 anos começar a falar fluentemente uma lingua que desconhece.Há demasiados casos REGISTADOS que a ciência não consegue explicar.Há demasiados cientistas ateus que tal como eu se tornam deistas.Pensar que o NADA gera a matemática, a quimica e a fisica e todas as leis do Universo é demasiado complicado para mim.Sou extremamente lógico e racional e por isso a minha ´lógica e raciocinio limitados me levam a acreditar num Universo criado...impossivel "surgir" do nada com toda esta perfeição até nas suas "imperfeiçoes" que justifico segundo a lei Causa/efeito...

      Excluir
  14. Creio que o fenômeno (B.BANG) em sua complexidade não é passivo de discussão, pois ainda não o sabemos por inteiro.
    Mas uma coisa é certa:
    Se a causa de tudo é dita como Deus, esse é inegável, porém muito longe de ter um perfil pensante humano.
    A razão da existência de tudo é tão distante da nossa compreensão que seria erro fatal afirmar e limitar o Demiurgo a um perfil humano, quando a lucidez só pode enquadrá-lo como algo além da nossa imaginação.
    O deus Ishvara pessoal e bíblico é uma alusão dessa força maior às massas, porém nunca verdadeira nas qualidades, mas sim na teoria do poder infinito.

    (Kéfren)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kéfren!

      Sim, Deus está além de nossa compreensão.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

      Excluir
  15. A postagem segue um pensamento lógico interessante, porém não tem evidências para se dizer ser verdade absoluta a sua afirmação, logo o título deveria ser "Deus pode existir e eu posso provar essa possibilidade"!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Bill!

    Achei interessante a sua linha de argumentação. Só que esses argumentos são tipicamente deístas, uma vez que o teísmo se baseia em fé - e não em lógica.
    Tenho simpatia pelo panenteísmo, embora, na prática, eu seja um ateu.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wellington!


      Sim, o teísmo em regra é baseado na fé, mas nesta argumentação eu não toquei no assunto fé e me prendi apenas a argumentar filosoficamente sobre a existência de Deus, e a lógica foi minha principal ferramenta. Sugiro uma nova leitura do texto, talvez algum ponto tenha passado despercebido.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  17. Boas Bill.Gostei de toda a tua explicação.Aliás sempre pensei que existiu o big bang mas se existiu foi porque um Poder Superior, inteligente criou as Leis que o permitiram acontecer.Porém há um detalhe que não concordo.Caso algum dia se fizer um clone não se faz esse clone do NADA mas de DNA.O Homem não consegue criar VIDA do NADA.Tem que ter MATÉRIA para o criar senão seria DEUS.Tem que ter utensilios, laboratório, e a MATÉRIA para a formar.Eu sou DEISTA e acho que a existência do Universo e das Leis que o regem são a prova INEGÁVEL da existência de um PODER SUPERIOR que na minha opinião é AMOR!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Miguel Fialho!

    Sim, é do DNA que um clone pode ser feito, talvez eu não tenha me expressado bem. Mas você está coberto de razão em uma coisa: Deus é o próprio amor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Caro amigo Cris, muito obrigado pela oportunidade de estar lendo essas palavras, pois são, sem dúvidas, caminhos a serem seguidos.

    Vc conseguiu em poucas palavras tirar dúvidas que, muitas vezes, nos tira o sono.

    Abraços e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, amigo!

      Obrigado pela visita e volte sempre.

      Graça e paz.

      Excluir
  20. Ainda estou mto indecisa no que acreditar... Achei mto interessante oq disse, e gostaria de pedir ajuda para entender mais sobre o mesmo, ainda tenho mtas dúvidas e isso me deixa aflita

    ResponderExcluir
  21. Respostas
    1. Vai aguardar para sempre, pois Deus se revela apenas para os que lhe pertencem. O texto da publicação tem como propósito provar que Deus existe, e só! não é explicado como Ele se relaciona com as pessoas, há outros textos neste blogue que falam sobre isso.

      Excluir