Seguidores

terça-feira, 1 de março de 2011

A RELIGIÃO retarda o desenvolvimento intelectual do homem?


Por uma questão de ética, deixamos de mencionar aqui os povos e países mais subdesenvolvidos do mundo. Analisamos e chegamos à conclusão de que a submissão religiosa é fator preponderante nesses países; enquanto que nos países de primeiro mundo a religião interfere muito menos na formação cultural do povo. Podemos concluir então: Quanto maior a religiosidade de um povo, maior é sua ignorância, na forma direta proporcional?



Pergunta feita por Zequinha no site Yahoo!Respostas.

_______________________________________
 
Resposta dada por Najinha à pergunta de Zequinha:


Eu acredito que o preconceito limita mais que a religião. E falo isso como pessoa preconceituosa que sou.

Esse tipo de comparação entre países é falácia. Uma vez que o que você tem que levar em consideração no IDH é mais cultural que espiritual.

Pegue o Brasil como exemplo. Se o Congresso baixar um tipo de Lei que proíba de maneira taxativa todo tipo de culto espiritual em nosso território. Você acha mesmo que "isso" aumentaria o potencial intelectual e diminuiria a ignorância? Eu creio que não. A ignorância do povo brasileiro vem da morosidade dos pensamentos, do comodismo das ações, da incapacidade de mudar seu contexto, e tantos mais... Aliás... Religião pode até ajudar a mudar esses quesitos, viu?

Não existe proporção matemática aí... Existe ineficiência para agir e ser diferente. Prova disso são nossas eleições... Caímos na mesmice de eleger o PT novamente porque a maioria achou que tá bom demais do jeito que tá... Conformismo, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário