Seguidores

segunda-feira, 7 de março de 2011

Você concorda que o caráter de uma pessoa é forjado nos momentos de grande tensão, provas e dificuldades?



justifique por favor....

bjs
Prada




Pergunta feita por Prada Brasil no sítio Yahoo!Respostas.

_______________________________________
 
Resposta dada por Bill à pergunta de Prada Brasil:




Oi, Prada!

Depende.

Muitos disseram que a personalidade de alguém é formada na infância, de fato, é assim mesmo. A mente de uma criança é um livro em branco onde outras pessoas escreverão nele, quem escreverá? Professores da escola, amizades da rua, traficantes do bairro, televisão e etc.

Por isso a reponsabilidade dos pais em educar seus filhos é tão grande, mas nos dias de hoje isso é desestimulado, então outros educam nossos filhos.

É o tipo de personalidade desenvolvida durante a história de vida de uma pessoa que a tornará capaz de evoluir em meio à dor ou não.

Duas coisas que impedem que uma pessoa evolua com sua dor (ou evolua com qualquer outra coisa):


1. Orgulho.

Há um tempo eu vi no super POP a história de uma moça que era filha de um modelo brasileiro famoso (não lembro o nome do cara), mas aos 15 anos sua filha fugiu de casa, aprontou mil e uma, dez anos depois voltou.

Só fez besteiras nesses dez anos, além disso, ainda teve um filho. Após tantas burradas, teve que voltar pra casa. A Gimenez perguntou se ela se arrependia do que fez, mas ela disse que não se arrependia de nada.

Essa moça aprendeu com a dor? Não, não aprendeu.

Se ela não aprendeu com a dor, significa que existe a possibilidade de passar por tudo outra vez? Sim, com certeza.

O orgulho faz a pessoa sofrer além do necessário? Sim, faz.


2. Vítima

Conheço uma senhora que nunca se importou muito em educar seus filhos corretamente (nem preciso dizer a "qualidade" deles após ficarem adultos, tem um que está preso por tráfico e roubo, inclusive).

Mas ela sempre se faz de coitadinha, pois diz que teve dificuldade para educá-los, pois era pobre, seu marido era ruim, é uma pessoa sem cultura e etc. (minha mãe também era pobre, passou por várias dificuldades parecidas, mas mesmo assim criou e educou gente e não lixo).

Uma das filhas dessa senhora acabou falecendo, então ela ficou com a neta para criar. O filho bandido, quando ainda não estava preso, disse pra ela que se a criação da menina fosse igual a dele, então ela também teria o mesmo tipo de vida que ele.

Essa senhora revoltou-se com isso e chorou muito dizendo que ninguém a compreendia, que só sabiam culpá-la de tudo, que era ela quem devia ter morrido e não a filha e blá, blá , blá.

Fim da história: a menina hoje é usuária de drogas, ajuntou os trapos aos 16 anos com um vagabundo qualquer e já tem uma filha. Hoje tem 17 anos e vive da ajuda de outros.

A avó por ser coitadinha e o mundo tão malvado, destruiu a vida da neta, assim como destruiu a dos filhos (apenas sua filha mais velha não sofreu tanto, pois se converteu a Jesus e mudou radicalmente seu modo de vida).

Essa avó aprendeu com a dor? Não, não aprendeu.

Se ela não aprendeu com a dor, significa que existe a possibilidade de passar por tudo outra vez? Sim, com certeza.

O excesso de pena por si mesmo faz a pessoa sofrer além do necessário? Sim, faz.


3. Conclusão: ausência de racionalidade.

Dizem que aprender com os próprios erros é bom, mas o sábio é aquele que aprende com os erros dos outros.

FATO.

Muitos dizem: Temos que seguir o coração.

Mas o coração pensa?

O coração aprende alguma coisa?

Os itens 1 e 2 logo acima, são exemplos de uma mente racional?

Muitos falam que uma mente racional é fria, gelada e indiferente.

Será?

Postura racional é aquela que controla seus sentimentos, mas não os anula. A frieza ou indiferença são consequências de um coração arrogante, orgulhoso ou egoísta. Isso nada tem a ver com racionalidade.

Apenas quem é racional aprende com a dor, pois pode entendê-la.

A consequência disso é a maturidade.

O monje (logo acima) citou um provérbio japonês, esse tipo de provérbio faz sentido no Japão, pois lá o povo é bem racional e, por consequência, seu país é desenvolvido. No Brasil, algo assim não faz sentido, pois aqui, falar em racionalidade é visto como heresia, graças a isso, nosso povo é subdesenvolvido.

Mais aí dizem: o povo brasileiro é um povo feliz.

Será mesmo? Acho que não.

É isso, Prada!

Bjs,

Graça e paz.

Um comentário:

  1. Oi, Bill!
    Ao ler a resposta, que deu á sua amiga, Prada.
    Gostava de comentar alguns pontos:
    "A mente de uma criança é um livro em branco onde outras pessoas escreverão nele, quem escreverá?", Não concordo, porque as crianças logo que nascem também començam a ser autónomas nas suas escolhas.

    "A avó por ser coitadinha e o mundo tão malvado, destruiu a vida da neta, assim como destruiu a dos filhos".
    Também não posso concordar, porque os pais não tem culpa naquilo que um adulto se torna. Em crianças eles já tem personalidade própia própia, e na primeira oportunidade poêm logo em prática. Os adultos tem que ter dircernimento para saber o que fazem.

    Um Bjs, é minha modesta opinião.

    Sempre, Bem Disposta

    ResponderExcluir