Seguidores

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Como você evita julgamentos?

Ou você não os evita?



________________
 
Pergunta feita por Najinha no sítio Yahoo!Respostas. 

1º Resposta dada por Alane Poison à pergunta de Najinha.

2º Resposta dada por Bill à pergunta de Najinha.
 __________________

 Alane Poison:


Nem sempre são inevitáveis, a compreensão é uma habilidade que se busca.

Somos programados para selecionar, catalogar e avaliar.

E subliminarmente somos bombardeados por valores que muitas vezes introjetamos sem criticar, e saímos a repetir tais comportamentos ou frases feitas, sem compreender. Nesses momentos sei que julgo.

Então para evitar, o importante é entender meu processo interior, ter uma postura autocrítica e buscar a compreensão por meio da solidariedade, que é colocar-se no lugar do outro.

Bjus!


 __________________

Bill:


Oi, Najinha!

Tento evitar julgar as pessoas, nem sempre consigo.

Mas evitar que me julguem, é impossível.

Nem sempre uma opinião é fundamentada em verdades, basta alguém mal intencionado para destruir toda a sua reputação em meio a pessoas que não te conhecem e não querem te ouvir.

Trabalho em um quartel e aqui existe um sistema de castas bem ao estilo indiano.

Como sou civil, então, estou na parte mais baixa desse sistema (eu e todos os civis do Brasil, na mentalidade deles). Por isso, não sou ouvido NUNCA, nem quando se refere a coisas de meu interesse.

Certa vez me desentendi com um capitão, deu um rolo danado, aí fizeram sindicância para apurar os fatos, mas apenas o capitão foi ouvido, eu fui sumariamente ignorado.

O subcomandante do quartel mandou que o sindicante me dissesse para "assumir" a culpa, pois assim evitaria mais complicações. Aí em minha defesa (por escrito para o sindicante), eu ameacei processar todo mundo, inclusive o comando, ajuntai provas e testemunhas e formulei por escrito uma acusação de assédio moral contra o capitão.

Bem, o capitão, obviamente, não foi punido, mas como são covardes, eu também não fui. Arquivaram o processo e tudo ficou "por isso mesmo".

Em um ambiente assim, a imagem de alguém pode ser destruída e a reputação literalmente jogada na lama, pois as pessoas são "diferentes", algumas são sempre certas e outras sempre erradas, a verdade é apenas um detalhe incômodo.

Fora dos quarteis não é tão diferente assim, pois quando você não faz parte de determinado grupo, você será tachada de tudo que é ruim, mesmo que haja falsidade ou que você nem fique sabendo.

Por isso tento ao máximo não julgar, acredito que você já deve ter percebido isso aqui no YR, pois sei, na pele, como isso é terrível.

É isso.

Bjs,

Graça e paz.

Um comentário:

  1. oi amiguinho!
    Isso não é novidade, nem surpresa para ninguém.
    O melhor é ignorar,e aprendermos a viver com as diferenças.
    É aí, que marcamos a nossa diferença, é aí, que a balança pesa mais para o nosso lado.

    Bijos

    ResponderExcluir