Seguidores

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Qual a diferença entre "ser escolhido por Jesus" e "escolher Jesus como salvador"?



Um homem pode escolher a Faculdade em que vai estudar, mas não pode se avaliar e dar nota pra si mesmo de forma a passar de ano e concluir o curso. Isso quem deve fazer é aquele que sabe qual é o seu rendimento!

Será que Jesus salva todos que a ele escolhem?

Por que será que se ouve:

"... pouco serão os escolhidos..."

Isso já não bastaria para que tivessem humildade, aceitando que todos os demais e de outras religiões pudessem passar de ano e eles ficarem a ver navios?

________________
 
Pergunta feita por Kéfren no sítio Yahoo!Respostas.
 
 Resposta dada por Bill à pergunta de Kéfren.
 __________________

Olá, Kéfren!

Essa questão de escolhidos é bem complexa.

A soberania de Deus é absoluta, seria ingenuidade considerar o criador do universo como alguém sem autoridade.

Observe o que diz Isaías 45.7: "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas."

Isso é um absurdo? Ou faz sentido se levarmos em consideração que Deus existe e é o criador de tudo?

Então, Deus é mal, o livre arbítrio não existe e nosso destino já está determinado?

Não, não é assim.

É apenas uma questão de hierarquia, só isso.

Observe:

A GM, como sabemos, entrou em crise. É óbvio que diversos fatores envolveram isso, assim como, diversos funcionários dentro da GM tiveram participação nisso. Houve corrupção lá dentro, desvio de dinheiro e etc. (mas como são americanos, ninguém diz isso, afinal, eles são padrão para o mundo). Enfim, quem foi o único responsabilizado por tudo? O presidente da empresa, por isso, ele pediu demissão.

Deus é o presidente do universo, por isso, ele é responsabilizado por tudo (e aceita isso). Mas a diferença entre o presidente da GM e Deus é que Deus sabe tudo o que acontece e, pra piorar, ele permite que aconteça.

Se ele é o presidente, sabe todo o mal que acontece e vai acontecer, mas não impede nada, então, ele é o causador desse mal, mesmo que não tenha agido de forma intencional ou proposital, ele apenas permitiu.

Observe o que Deus diz Jó 1.12:"E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR."

Deus não fez o mal a Jó, diretamente, mas permitiu, por isso, após as lutas de Jó terem cessado, olhe o que diz em Jó 42.11: "Então vieram a ele (Jó) todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro."

Aqui Deus é responsabilizado pelo que ocorreu com Jó.

Assim, tem sentido quando Deus diz que fez o mal , mesmo que esse mal não seja fruto de uma ação direta (ou intencional) dele.

Por que Deus é conivente com mal?

Porque sem o mal não há liberdade, pois a liberdade só existe quando há escolhas.

O mesmo vale para os "escolhidos".

Se alguém "escolhe" a Jesus, Deus permitiu essa escolha, então ele é participante dela. Então quem escolhe a Jesus é um escolhido, também.

Então quem pode ser escolhido? Qualquer um pode.

Mas por que a Bíblia diz que são poucos os escolhidos?

Porque poucos querem, poucos acreditam.

É isso.

Graça e paz.


4 comentários:

  1. Há um chamado ecoando em nossos corações, em nossa consciência. É assim que vejo a porta onde Jesus educadamente bate, se a abrirmos, Ele fará em nós morada.
    Somos por meio disso escolhidos, mas todos indiferentemente chamados à participar dessa família, no nobre lugar de filhos de Deus.
    Belíssima reflexão Bill, bjus!

    A diferença está entre escolher a vida ou a morte =)

    ResponderExcluir
  2. Quando escolhemos a Jesus como Salvador, abrimos mão dos prazeres da carne e do mundo. O pecado não mais nos domina, mas nós o dominamos!
    Também reconhecemos o sacrifício de Jesus pela humanidade, seu sacrifício na cruz. Aprendemos a amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao nosso próximo, fazendo a ele, o que gostaríamos que ele fizesse a nós!
    Agora, se somos escolhidos: somente um o sabe... Deus!!
    Mas, estejamos atentos, com as nossas lamparinas acesas e os nossos vasos cheios de azeite, porque:se o Senhor, tiver misericórdia de nós, Ele nos escolherá!
    Téte

    ResponderExcluir
  3. Muito intersante!
    Eu sou uma gotinha de água no oceano de DEUS!

    Obrigado pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO, nobre amigo BILL.
    QUE DEUS A TODOS NOS ABENÇOE!
    Almir.

    ResponderExcluir