Seguidores

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Qual na realidade é o grande mistério da santíssima trindade que até agora não foi divulgado a contento ?



NOTA:

pai, filho e espírito santo. três "pessoas" em uma só. o filho igual ao pai e igual ao espírito santo. três pessoas inseparáveis.

o mais misterioso - pelos menos para mim - é o espírito santo. o espírito santo ? qual a imagem que se pode ter do espírito santo ? energia ? luz ? força ?

ah, mistério sempre há de pintar por aí....

felicidades. todos felizes. é muito bom ter colegas como vocês.

aprender para ensinar e ensinar para aprender...

carmem e sempre carmem. a irmã (que embora faça escuro ela canta) das manhãs.

________________
 
 
 Resposta dada por Bill à pergunta de Carmem Germana Parente.
 __________________

Oi, Carmem!

A palavra Trindade não aparece na Bíblia, mas Deus sempre disse que é UM e que não há outro semelhante ou superior a ele e, por isso, sua glória (poder e esplendor) é única e não pode ser dividida com ninguém: “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.“ Isaías 42.8. Entretanto, observe o que Jesus fala de si mesmo: “Eu e o Pai somos um” João 10.30.

A Bíblia também contém passagens afirmando isso sobre ele: “Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino.” Hebreus 1.8. Também tem esta passagem: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo ERA Deus”. João 1.1.

Se Deus não divide sua glória com ninguém, então Jesus é Deus. Entretanto, observe o que é dito sobre o Espírito-Santo: “E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem [Jesus] ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado. “ Lucas 12.10. O Espírito-Santo está acima de Jesus e, portanto, de Deus? Afinal, aparentemente, ele possui uma glória superior, não é? Na verdade, Carmem, o que acontece é que Deus refere a si mesmo de três formas diferentes e isso é apenas um recurso didático, só isso.

 
Gênesis foi escrito, mais ou menos, em 1400 a.C. Como era a humanidade naqueles tempos? A única civilização evoluída conhecida era a egípcia que, apesar de seus conhecimentos arquitetônicos, ainda criam que os deuses eram responsáveis por tudo. Porém, os povos restantes, de um modo geral, eram formados por pastores de ovelhas, coletores ou caçadores. Foi para estes que Gênesis foi escrito. Sempre procuramos entender o homem antigo usando o homem moderno como referência, mas isso é um erro. Todo o conhecimento que temos hoje, nada mais é que o acúmulo de descobertas feitas ao longo de milhares de anos. Uma criança quando é alfabetizada e aprende os primeiros rudimentos de matemática, está, na verdade, estudando sobre descobertas que levaram séculos para serem desenvolvidas. Só para você ter uma ideia, hoje, um cidadão de classe média tem muito mais conforto e comodidades que a realeza inglesa de 4 séculos atrás. Hoje temos medicina avançada, TVs de LCD, luz elétrica, automóveis, internet, dentistas e etc.

A humanidade nos tempos de Gênesis era formada por pessoas que viveram antes dessas descobertas. O conhecimento humano estava apenas começando. Assim, um adolescente na 8ª de hoje poderia ser considerado, por seus conhecimentos, como um mago, um profeta ou algum enviado dos deuses.

Como Deus poderia transmitir suas verdades a um povo assim? Mas ele fez, mesmo sem que eles entendessem, por intermédio de revelação. A Bíblia, por exemplo, fala sobre dinossauros, evolucionismo, mas ninguém naqueles tempos (e muitos hoje) não conseguiram perceber isso. Pois o entendimento antigo não permitia entender tudo o que Deus dizia, mas o conhecimento de hoje nos permite entender muitas coisas que no passado eram consideradas como mistérios de Deus. Assim, Deus falava com o pessoal do AT como se fossem crianças, sem muitas explicações detalhadas, mas com muitas regras para a proteção deles (isso está explicado aqui ).

Deus se revelou no passado, no Antigo Testamento, como ele de fato é, como, por exemplo, quando apareceu na forma de uma nuvem escura no monte Sinai e falou com seu povo (Êxodo 20.18-22). Eles ainda não o conheciam, porém se assustaram e pensaram que morreriam. Se ele sempre se manifestasse assim, todos seriam convertidos na marra, mas essa conversão não seria sincera, mas coação. Como resolver uma situação assim? Deus, então, se fez humano como nós. Assim, ele pôde se aproximar e demonstrar de forma prática o que é o amor e transmitir sua mensagem, sem coação. Mas por que apresentou-se como filho e não disse que era Deus? Pois é, ele disse que era Deus, mas até hoje ninguém acredita. Para uma mente primitiva, é difícil imaginar que alguém pode existir em duas formas diferentes. Deus, então, no AT, apresentou-se como o Pai, no NT, como Filho e hoje como o Espírito-Santo.

Deus único
Jesus disse que tinha que ir ao Céu para que o Espírito Santo viesse para os Seus discípulos, não é? Então, se ele tinha que ir embora, os discípulos ficariam abandonados?

“O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque HABITA CONVOSCO, e ESTARÁ EM VÓS” João 14. 17. Ele "está convosco" (Jesus) e "estará em vós" (Espírito-Santo). Esse Espírito estava ali mesmo (Jesus), conversando com eles e por isso eles já o conheciam. Porém ainda não estava dentro deles. O Espírito Santo passou a habitar seu povo no dia de Pentecostes, conforme Atos 2. O ensinamento ficou assim: Antes ele era Deus conosco (Emanuel), agora Ele é Deus em nós.

Espero ter sido claro, Carmem, pois esse assunto é complicado mesmo e o espaço aqui no YR diminuiu. Mas resumidamente é assim: Deus agiu de três formas diferentes para transmitir seus ensinamentos. Pois, como é difícil para nós entendermos a ação tripla de apenas um ser, então, didaticamente, vemos a ação de três. Mas sempre foi apenas um. É isso. Beijos, Graça e paz.



Um comentário:

  1. A TRINDADE ROMANA

    A trindade nasceu no ano 325 e c; criada pelo então imperador romano Constantino, e o papa s silvestre e mais 318 bispos=hoje tem igreja que faz a...dos 318 pastores!.
    E oficializada no ano 381 pelo imperador Teodosio e o papa Damaso, e mais 150 bispos catolicos no concilio de constantinopla=Almanaque Abril cultural de 1987 pgs 490 a 493;
    Ela é tão santissima, como a santa igreja catoliac e o s antissimo papa.
    Sobre esses dois concilios cristãos catolicos lemos no livro"Documentos da Igreja Cristã" pg 130; por H. Bettenson; o seguinte....nos estamos convencidos de que a fonte e o sustentaculo de nossa soberania, sua força e inexpugnavel defesa, é aquela única e verdadeira fé que, por inspiração de Deus; foi publicada pelos 318 santos padres reunidos em Niceia (325) e confirmada pelos 150 santos padres que de modo semelhante se reuniram em concilio em Constantinopla (em 395) a fim de promover em toda a parte, o crescimento da santa igreja catolica.
    O periodico catolico-Ave Maria-edição de Junho dee 1999-pg-14 diz... a Igreja define O DOGMA DA TRINDADE...como a crença de que em Deus existem trêa pessoas, as quais subsistem numa única natureza (interessante não?...3 em 1) Tal definição, no entanto só se cristalizou nos seculos IV e V, frutos dos concilios ecumenicos de Niceia 325; e constantinopla 381. Por conseguinte, não se trata de uma definição formal ou explicitamente biblica.
    Vê-se, que o proprio catolicismo cristão afirma ser a teoria da trindade um Dogma cristão; e não uma doutrina biblica!
    A partir do inicio do 3º seculo; houve uma grande cisão no meio do movimento pós apostolico, sobre a definição pai filho e Espirito santo. Dalí saiu três teorias que está em plena discussão até hoje.
    ARIANISMO=criada por Ário um bispo de Alexandria; O Pai Eterno existe por si mesmo; o Filho criado...o principio da criação do Eterno; espirito santo ruach hakodesc; força ativa de Yahweh.
    SABELIANISMO= criada por Sabelio bispo de Efeso; Um só Deus em três manifestações cronologicas; Pai, filho e espirito santo.
    Trinitarianismo=criada por Atanasio=bispo de Sardes; um só Deus em três pessoas distintas.. deus pai-deus filho-deus espirito santo.
    É duro ter de engulir isso não senhores trinitarianos?
    Outro escritor relatou um fato deveras intrigante sobre a trindade; Vejamos...O arianismo essencialmente heterodoxo, originado com Ário em 312 e.c e plenamente difundido entre os povos bárbaros da Italia e norte da Africa,sendo contrário à doutrina...CATOLICA DA TRINDADE...constituia-se num estorvo ao desenvolvimento do papado; O santuario que os imperios não demoliram; por Peter Murvil pg 26.
    Entre essas e outras evidencias biblicas e historicas, fica mais que claro. Que a teoria da trindade é uma porção fantastica do calice de Babilonia, que ela deu a beber a todas as nações e faz parte do sinal da besta 666
    espirito vem do hebraico ruach hakodesch=sopro sagrado.
    do aramaico ruhka ulhim=sopro santo
    do grego= pneuma=folego;
    De onde tiraram espirito pessoa?
    Só poderia ter sido mesmo coisa de Roma; a grande prostituta que embriagou os habitantes da terra, incluso as suas filhsas, com o vinho da sua devassidão; Apo,17, e 18
    Ivonil ferreira ...Shalom..

    ResponderExcluir