Seguidores

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cristãos: O Velho Testamento é violento ou não comparado ao NT?



________________
 
Pergunta feita por Carla no sítio Yahoo!Respostas. 

Resposta dada por Bill à pergunta de Carla.
 __________________


Eu vou ser absolutamente sincero quanto ao que penso, espero que me entenda, tá?

Muitos questionam o modo como a Bíblia lida com a morte, mas já reparou como as pessoas defendem a pena de morte, o aborto e etc?

Matavam crianças naqueles tempos? O aborto de hoje, idem.

O Lisandro Hubris, um usuário aqui da categoria, defende o fuzilamento de crianças de rua. (pode?)

Nossa realidade não é muito diferente dos tempos bíblicos, apenas temos valores e métodos diferentes, mas a violência é a mesma (aliás, pior).

Já reparou como lutas e violências fazem sucesso? Tem o MMA, Boxe, filmes do Stallone e etc.

Hoje existem tecnologias que impossibilitam guerras como aquelas, mas a quantidade de conflitos (e a capacidade de destruição), hoje em dia, é muito maior. Hoje existem bombas atômicas e armas biológicas (vírus).

A pena de morte que tantos defendem é um ato violento.

Naqueles tempos a violência era quase toda restrita às guerras, mas hoje é na rua de nossas casas.

O ser humano é violento por excelência.

A Bíblia apenas relata trechos da história humana sem censura, mas são fatos que sempre existiram e sempre existirão na história humana e a violência da Bíblia não assusta ninguém, tem adolescentes de hoje que gostariam de viver naqueles tempos apenas para dar bordoada nos outros e não irem presos (acham que não iriam presos).

Mas o ponto forte do questionamento é o seguinte: Deus mandou que fosse assim?
Josué

Com certeza não, mas antes de responder, permita-me contextualizar (o texto ficou grandão, por favor, tenha paciência).

Você acredita em evolucionismo, né? Então sabe que animais brigam por território, fêmeas e comida, não é? Se eles tivessem a inteligência de um humano, deixariam de brigar por essas coisas?

Será?

Se somos fruto de uma evolução de espécies, então somos animais também, evoluídos, mas animais. Sendo assim, os primeiros humanos também tinham necessidade de território, comida e procriação, é a defesa desses princípios básicos que garantiram a sobrevivência de nossa espécie, e por consequência, nossa evolução. Apenas quem sobrevive evolui, pois possui descendentes.

É graças às primeiras guerras que existimos como espécie.

É duro constatar isso, é triste, é chato, sim é. Mas é um fato.

É difícil defender o evolucionismo e negar isso. Nós surgimos como humanos antes da civilização, o homo sapiens não nasceu civilizado, mas tornou-se civilizado.

Por isso que homens são normalmente maiores e mais fortes fisicamente que as mulheres, pois foi feito pra lutar, caçar, garantir a sobrevivência de sua espécie no braço (muitas espécies de animais são assim também, não é? Isso é comum). Já reparou que são homens que gostam de ver lutas na TV e são a grande maioria dos fãs de Rambo e afins?

Games, gibis, filmes, seriados voltados para o público masculino são violentos, tem que ser. Essas mesmas coisas, quando visam o público feminino, são bem diferentes.

Isso são vestígios de nosso instinto de caçador e guerreiro, de quando a sobrevivência de nossa espécie era defendida no braço literalmente, quando ainda não havia civilização, ou seja, usando a linguagem bíblica, quando ainda éramos carnais.

Carnal significa quem segue apenas desejos e instintos sem conseguir controlá-los (como um bicho). A disciplina e controle do corpo e das vontades é que caracterizam uma pessoa evoluída.

Deus sabe de tudo isso.

Então como lidar com um povo primitivo, ignorante e semisselvagem?

A Bíblia, no início, apenas tem como objetivo ensinar princípios básicos de civilidade, o objetivo do AT não é discutir Nietzsche, Max Weber ou Platão, mas o bê-á-bá da civilização.

Olho por olho e dente por dente é a pena de morte que conhecemos (que muitos, aliás, defendem nos dias de hoje) e é um princípio básico e primitivo de justiça, que só poderia ser praticado e assimilado por um povo igualmente primitivo.

Pra você ter uma ideia, Deus não explicava suas leis quando as transmitia, apenas mandava que fizesse isso ou assado e pronto, pois não havia como o povo entender.

Olhe só algumas leis interessantes: ele dizia que o povo não podia defecar no acampamento, mas fora dele e deviam enterrar tudo, por isso, todo mundo andava com uma ferramentinha para cavar amarrada à cintura (eles nem sabiam o porquê de uma proibição assim, mas obedeciam). Dizia em qual período a terra deveria ser arada e o período que não deveria, inclusive dizia para mudar o tipo de cultura a ser cultivada, sendo em uma época um tipo de cultura e em outra época outro tipo de cultura. Provavelmente você sabe, mas esses princípios na agricultura são usados até hoje, pois garantem o descanso da terra.

As leis de Deus tinham como objetivo principal garantir a sobrevivência do povo, sua saúde, alimentação e o básico de moralidade, por isso havia leis sobre saneamento básico, agricultura e uma idéia primitiva de justiça.

No mais, era o mesmo de sempre, guerreavam por terras e comida.

Imagine uma mãe que educa seu filho, ela cria inúmeras regras para que a criança siga, mas a criança não entende a maioria dessas regras, apenas obedece, mas essas regras sempre abrangem conceitos simples, pois o mundo de uma criança é bem mais simples.

A ideia no AT é a mesma.

O AT é Deus falando com crianças, ensinando-as a desenvolverem-se como humanos, como pessoas civilizadas.

O mundo ainda era novo.

Mas isso é apenas no início do AT, quando você chega aos profetas, por exemplo, então a complexidade dos ensinamentos já começa a ser percebida, os conceitos evoluem e ampliam-se.

Essa é a diferença entre AT e NT, pois no NT os conceitos complicam bastante, os ensinamentos não são mais apenas leitinho. O apóstolo Paulo fala muito sobre isso ao questionar os primeiros cristãos sobre a lentidão deles em assimilar o evangelho, ele diz que não podem viver pra sempre de leite, mas precisam de alimento sólido também.

Observe: “Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais”. 1 Co 3.2

O modo de amor pregado por Jesus é um conceito tão complexo que até hoje é difícil alguém que de fato entenda sua complexidade e abrangência.

Mas por que a Bíblia mostra tanta violência? São apenas relatos de fatos reais, fatos históricos. Se a Bíblia fosse um livro editado como dizem, esses fatos não existiriam, pois, acredite, dificultam mais o entendimento do que ajudam.

É a realidade pela realidade, apenas isso.

Deus lida com o ser humano a partir da própria estrutura humana, o homem não é divino, por isso Deus lida conosco a partir daquilo que somos, mostrando-nos o que podemos ser. Assim, como disse antes, é difícil quem defende o evolucionismo não entender isso. O conhecimento que Deus tem do ser humano é muito grande, por isso ele age conforme nosso jeito. Muitas de suas atitudes e mandamentos só podem ser entendidos agora, pois só agora podemos nos compreender melhor e entender por que Deus fez as coisas do modo como fez.

É isso.

Bjão,

Graça e paz.

(Que a paz de Deus sempre reine).


2 comentários:

  1. Muito bom, gostei demais do seu texto, obrigado por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir