Seguidores

sábado, 4 de junho de 2011

Por que Jesus tinha que ir ao Céu para que o Espírito Santo viesse para os Seus discípulos?



Pouco antes de Jesus Cristo de ser traído, preso e condenado à morte, Ele proferiu um discurso de despedida - maravilhoso - aos Seus discípulos e apóstolos lá no Cenáculo em Jerusalém.

João, um dos Doze, testemunha ocular e auricular, gravou, para a posteridade, o discurso de Jesus no seu Evangelho.

E há uma frase dita deste discurso que gostaria que vocês me ajudassem com a interpretação:

"Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que Eu vá; porque, se Eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando Eu for, vo-Lo enviarei." João 16:7

Desde já agradeço os colegas, amigos e usuários desta categoria!

Um abraço carinhoso da Vovó (Grandma).//♥

________________
 
Pergunta feita por Vovó (Grandma) no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Águia à pergunta de Vovó (Grandma)
.
 __________________

Olá Vovó,

Jesus venceu para se assentar no trono do seu Pai. Ele teria que ir e retornar, para morar em Espírito no interior de cada um de nós. Antes ele era Deus conosco, agora Ele é Deus em nós.

O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vos o conheceis, porque HABITA CONVOSCO, e ESTARÁ EM VÓS (João 14; 17).

Observe que Jesus fala em dois períodos distintos, se referindo à promessa do envio do Espírito Santo: Ele "está convosco" e "estará em vós".
Como que o Espírito estava com os discípulos naquele exato momento e ainda não estava dentro (em) deles?

Ele estava habitando dentro de Cristo (o Pai que está em mim é quem faz as obras); estava ali mesmo, conversando com eles e por isso eles já o conheciam. Porém ainda não estava dentro deles.

E quando foi que o Espírito começou a habitar neles?

No dia de Pentecostes; quando foram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concediam que falassem (Atos 2: 4).

NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS; VOLTAREI PARA VÓS (em Espírito). João 14: 16-18

Esse outro Consolador já habitava com eles; porém ainda não estava neles. Quem era ele? Aquele que estava ali, conversando com eles; habitando junto com eles; Jesus Cristo.

Não vos deixarei órfãos... Quem deixa órfão é o que? Pai. Voltarei para vós (em Espírito Santo)

Outro Consolador: Significa que Ele não estaria mais com eles na forma de carne; mas na forma de espírito. Isso aconteceu no dia de Pentecostes, quando todos foram cheios do Espírito Santo:

“Voltarei para vós”. Ele voltou; só que desta vez; ele não veio para habitar com eles, mas, para habitar NELES.

**Jesus homem está assentado no trono de seu Pai, hoje! Porém, o seu Espírito, que é o Espírito Santo (que é Deus); está morando dentro de seus filhos, como Outro Consolador; até que o vejamos novamente vindo em Glória, naquele dia de sua vinda!


Um comentário:

  1. A paz meu irmão, pudemos observar uma harmonia entre o PAI que tem a função de criar, JESUS que veio para nos salvar, e o ESPÍRITO SANTO que como teriamos que cumprir nosso tempo aqui, ficou encarregardo de nos consolar nas aflições, apesar de o 3 serem 1 cada personalidade é distinta e não interfere na obra do outro. grande abraço graça e paz.

    ResponderExcluir