Seguidores

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Deus é negligente com o sofrimento da humanidade?



Ele vê o sofrimento de seus filhos e porque não faz nada?

Ele não pode fazer nada, não é onipotente?

________________
 
Pergunta feita por Cecelle no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Bill à pergunta de Cecelle.
 __________________
 
Oi, Cecelle!

Já leu o livro "Laranja Mecânica"? Esse livro refere-se a um jovem delinquente e extremamente violento em que o Estado colocou em um "processo educacional" severo e experimental, a fim de devolvê-lo à sociedade “saudável”.
Laranja Mecânica de Stanley Kubrick

Ele passou por um tipo de lavagem cerebral em que a consequência era sentir enjoo, fraqueza, dores terríveis, vontade de desmaiar e etc. toda vez que estava diante de qualquer tipo de violência (até mesmo quando mencionavam perto dele a ideia de matar uma mosca), era uma sensação tão terrível, que o jovem sentia como se fosse morrer, por isso, ele se esforçava por ter pensamentos antiviolência. Por exemplo, se alguém ameaçava bater nele, ele não oferecia resistência alguma a isso, não se defendia (defesa é violência), inclusive colocava-se voluntariamente em situações humilhantes (como lamber a bota de quem o agredia com o objetivo de fazer com que não batessem nele).

Isso, então, significava que ele se tornou uma pessoa melhor?

Não.

O bem foi imposto a ele, não foi sua escolha, por isso ele não era sincero em sua bondade recém-adquirida, mas era forçado a ser bom por causa do "programa" colocado em sua mente, esse programa o punia toda vez em que apenas pensava em violência.

Esse jovem usava muitas gírias e em sua linguagem, ele dizia que se tornou uma "Laranja Mecânica": um objeto inanimado que se move mecanicamente, sem vida.

Ele não mudou seus valores, sua mente continuava a mesma que sempre foi, mas ele era obrigado a ser bom contra sua vontade.

Uma pessoa privada de escolhas deixa de ser humana.

Pra Deus anular o sofrimento da humanidade, ele teria que tirar o direito de escolha de todos nós.

Todos seríamos robozinhos obedientes, laranjas mecânicas.

Se ninguém pratica o mal, então ninguém sofre.

Você seria feliz se fosse uma laranja mecânica? Ou sofreria do mesmo jeito?

Não é Deus quem nos envia o mal, qualquer um pode ver isso, pois não é Deus quem rouba, mata ou explora, não é Deus quem envia o político corrupto.

Cada um desses marginais é apenas aquilo que escolheu ser, só isso.

Mas, o interessante é que muitos questionam a moral ensinada na Bíblia, mas esses males que sofremos são consequências daquilo que a Bíblia diz que é errado.

Curioso isso, não?

E dizem que Deus é culpado.

Culpado pelo que?

O bandido que em um assalto tem seu companheiro morto pela polícia, ele vai culpar a Deus pela morte de seu amigo?

O roubo é um mal moral, não é? Mas moral não é cristã e, portanto, errada?

Para evitar o mal, Deus teria que impor o bem ou ensinar o bem.

Mas se Deus impõe o bem, nos tira a liberdade, nos transforma em laranjas mecânicas, então ele jamais fará isso, porém, se apenas nos ensina o bem, definindo o certo e o errado para que tenhamos um referencial para uma vida mais tranquila, então dizem que é imposição e cada um deve seguir conforme o seu próprio nariz, não é assim?

E Deus é culpado por aquilo que as próprias pessoas escolhem?

Culpado pelo que?

Por acaso não é esse o mesmo dilema que os pais que amam seus filhos sofrem?

Será que uma mãe é feliz por ter um filho traficante? Com certeza não é. Mas essa foi a vida que ele próprio escolheu.

Deus nos ama e sofre com nosso sofrimento, mas nós seguimos nossa vida. É assim que funciona, pois escolhemos e preferimos assim.
Clique para ampliar

Você gosta de alguém dizendo o que você deve fazer ou não? Com certeza não gosta. Você sabe o que Deus define como certo e errado? Sei que sabe, mas concorda? Aceita?

Você faz o quem bem entende, não é?

Sendo assim, é justo colocar a culpa em Deus caso as coisas não sejam do modo que você quer? Não, não é justo.

Deus ajuda quem busca voluntariamente por ele, Deus jamais nega ajuda, ele apenas não impõe a sua ajuda.

É isso.

Graça e paz!!


8 comentários:

  1. Olá, Bill.
    Saudades!
    Sua colocação foi excelente.Não há quem não possa entender.
    Que o Papai do céu, continue te dando entendimento e te abençoando em o Nome de Jesus, nosso amor maior!
    Fique na paz!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Chris!
    Adorei, esta sua postagem. Excelente! Concordo com a Téte, não há como não entender, é só ler e compreender. Só não compreendo, porque o ser humano não enxerga, que se semeia vento, colhe quase sempre tempestade. Mas, mesmo assim há quem semeei o bem, e faz como a formiga fez com acigarra. Apesar de ela passar o verão a cantar, e elas as trabalharem. As formigas, repartem o fruto do trabalho que tiveram , enquanto ela cantava. Talvez elas tenham entendido, que a musica também tornou mais leve o seu trabalho.

    Sou feliz por saber que há pessoas boas. E, estou feliz por ter encontrada neste infinito, que é a internet, uma pessoa como vc!
    Mais uma vez DEUS, me ajudou a fazer a escolha. Tenho aprendido muito sobre ELE.

    Obrigado por ser meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. Vamos fazer uma analogia, se um pai humano assistisse sem nada fazer e permitisse que seu filho mais forte furasse o olho do proprio irmao, isso seria certo ainda que apos isso ele o punisse ? Claro que nao. Se enquanto voce estivesse dormindo (num sono tao profundo que dificilmente acordaria) eu o pusesse em um aviao e o jogasse na Coreia do Norte (onde nao se pode nem fujir de la) e la voce acordasse e sofresse tudo que os moradores de la sofrem, eu nao seria culpado ? Ate um verme poe filho no mundo, pai é aquele que "ZELA" pelo sustento e segurança dos filhos, se um filho resolve virar bandido ou ditador foi escolha dele, mas inocentes nao deveriam pagar pelas más escolhas dos outros, como pai Deus deveria proteger os inocentes mesmo que no ultimo segundo antes que o pior acontecesse, tipo, permitir que um bandido agrida e aponte a arma para a vitima, mas no ultimo segundo fazer algo para travar a arma ou espantar o criminoso, assim estaria dando livre arbitrio ao mesmo tempo que protegesse a vitima, mas a vida real nao é assim.
    Deus nega ajuda sim, quantos rezaram e imploraram para serem salvos de desgraças terriveis, doenças e crimes e morreram ou perderam entes queridos sem essa ajuda.

    ResponderExcluir
  4. Continuando meu comentario anterior,
    Eu vivo dentro da lei, procuro ser sempre justo e nem por isso sou um robo, e se algum dia eu tiver prestes a errar quero que alguem me impeça mesmo contra minha vontade. Claro que ja fiz muitas coisas erradas e até ja paguei as consequencias, mas se Deus tivesse me dado a "NOÇÃO" de respeito ao proximo que eu tenho hoje, aberto minha consciencia eu não teria cometido tantos erros. Ao contrario do que muitos pensam, essa Noção não veio da experiencia de errar e sim da percepção do valor da vida alheia e senso de justiça que obti atraves de ensino e exemplos de vida, tem muitas coisas erradas que eu cometeria no passado se tivesse oportunidade, mas que hoje não me atreveria cometer nem que isso custasse minha vida. Existe uma coisa chamada "conscientização", mas nem todos tem acesso a essa, e nem todos sabem transmiti-la ao proximo, e Deus muito pouco faz para que isso ocorra, permitindo que muitos vivam na ignorancia e desinformação impedindo que essas tenham consciencia melhor de seus atos. Claro que isso não justifica impunidade, todos sabem sim um minimo da gravidade dos seus atos, aí caberia a providencia divina abrir a consciencia das pessoas ruins, mas nem isso ele faz.

    ResponderExcluir
  5. E pra finalizar meus outros dois comentarios anteriores,
    Eu pergunto, cade o livre arbitrio daqueles que nascem cegos ou mais ainda aleijados, sem braços, cade o livre arbitrio desses poderem matar ou violentar ? Cade a justiça nisso ja que o livre arbitrio deveria ser igual para todos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só hoje vi suas indagações, então creio que não vai poder ler minha resposta.

      Deus não é negligente com seus filhos, pois a humanidade não é composta por filhos de Deus, ninguém é filho de Deus por nascimento. Nós somos filhos de Deus por adoção, ou seja, ele nos aceita como filhos, mas nós não nascemos como seus filhos.

      Quem busca a Deus e aceita a seu Filho Jesus Cristo como salvador, então é aceito como filho de Deus e passa a ser protegido e dirigido por ele ao longo da vida.

      Deus deu livre-arbítrio ao Homem, mas são as próprias pessoas que anulam a liberdade umas das outras e Deus nada tem a ver com isso, pois o Homem é livre para fazer o bem e o mal.

      Quanto às deficiências físicas, são uma triste fatalidade, com certeza, mas a natureza tem suas imperfeições.

      Entretanto, qualquer deficiente poder ser filho de Deus, sem problema algum.

      Entenda, sua vida pode ser difícil, mas é a sua vida, então siga seu rumo conforme achar melhor.

      Entretanto, se quer que Deus o ajude e o abençoe, então, use seu livre-arbítrio para buscar por ele, que ele vai se revelar a você e vai ajudá-lo, não importa o problema, mesmo que seja uma deficiência física.

      É isso.

      Graça e paz.

      Excluir
  6. Isso prova de fato que nos temos livre arbítrio. Podemos fazer o que quisermos e nenhuma espécie ou forma de intervenção divina irá ocorrer. Isso já é provado empiricamente.

    Aguardo nagora a resposta do escritor desse artigo, principalmente quando Deus manda matar. Como fez com os cananeus. Por qual motivo seria Deus tão cruel assim? Ou seja, homens cruéis acreditam em um Deus cruel para justificar sua crueldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vindo ao blogue!

      Obrigado pela indagação.

      Sim, o livre-arbítrio ficou provado, logo, as mazelas do mundo são culpa do homem e não de Deus, pois o homem é livre para ser bom ou mau, depende de sua escolha.

      Entretanto, em relação ao povo de Israel, eles seguiram a direção de Deus e não a sua própria, pois precisavam de uma terra para morar.

      O massacre dos cananeus ocorreu na era do bronze, não foi nos dias atuais, não estamos falando de um povo civilizado, mas de uma época onde a humanidade estava aprendendo a ser civilizada. Nós não podemos olhar para o passado a luz do presente, isso é absurdo!

      Um exemplo simples para você entender: hoje temos internet, médicos, dentistas, TV de 42”, luz elétrica, livros e mais livros de ética, direito e etc. Um cidadão comum, como você ou eu, tem muito mais conforto e informação do que um rei francês da Renascença, por exemplo. Então o que dizer de um povo que viveu há 3500 anos?

      Um povo primitivo age de forma primitiva, o que o povo fez naquela época foi o mesmo que TODOS os povos naqueles dias faziam.

      Deus não falava com eles? Sim, mas um pai fala com um filho de três anos do mesmo modo que fala com outro de quinze? É óbvio que não. O mesmo fez Deus. A mensagem bíblica para o povo judeu antigo é bem mais simples do que para o mesmo povo séculos depois, sendo o ápice de sua mensagem com Jesus Cristo, cuja mensagem, até hoje, tem gente que não entende, devido a sua complexidade.

      Isso significa que na verdade Deus não se envolveu naqueles eventos?

      Sim, se envolveu. Ele ajudou o povo a conquistar sua terra para poder viver nela e naqueles dias isso só era possível através da guerra.

      Mas não foi só isso!

      Naqueles dias Deus deixou um legado para a humanidade inteira, pois a Lei de Moisés foi dada por Deus, e nela a questão do amor ao próximo, da responsabilidade individual e até de saneamento básico, entre muitas outras coisas, foram desenvolvidas primeiramente por Deus na Torá. Nunca na história do homem esses princípios haviam sido abordados, pois são questões muito além de um povo primitivo vivendo há 3500 anos.

      A ética judaico/cristã que define todo o ocidente, veio da Lei dada a Moisés, por Deus, há 3500 anos. É referência para o mundo até hoje.

      Deus poderia ter feito algo para tornar o homem melhor? Sim, poderia e fez, no caso, a Lei.

      Existe algo superior a Lei? Sim, Jesus Cristo.

      Caso queira uma leitura bem mais detalhada sobre esse assunto, sugiro uma lidinha aqui: https://pensadorlivre-bill.blogspot.com/2011/08/deus-tambem-matou.html

      Obrigado e volte sempre.

      Excluir