Seguidores

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Disse Clarice Lispector: "A palavra é o meu domínio sobre o mundo", eu te pergunto... E o teu domínio onde está?

________________
 

1ª Resposta dada por Bill à pergunta de Æℓﻉckŧяα ψ.

2ª Resposta dada por LUA à pergunta de Æℓﻉckŧяα ψ.
 __________________
Bill:
Olá, querida Poison!

Tenho reparado em suas perguntas, são inteligentes. Parabéns!!

A palavra da escritora, segundo ela, é seu domínio sobre o mundo. Eu, porém, sobre o mundo, nenhum domínio tenho. Domino apenas minha vida, aliás, tento.

Posso usá-la como personagem em uma historinha?

Imagine uma festa elegante cheia de pessoas importantes, você também está nessa festa e, a julgar por esse olho, está deslumbrante.

Muito bem, aí surge nessa festa alguém que não gosta de você (invejosa), você não a viu chegar, mas ela viu você. Como ela percebeu que você não notou sua chegada, então ela chama uma pessoa amiga de ambas, mas que não sabe sobre o conflito existente.

Essa pessoa invejosa pede a essa pessoa inocente que leva a você o seu drink preferido e pede a essa pessoa inocente que não lhe diga quem lhe ofereceu a bebida, sob o pretexto de fazer-lhe uma surpresa posterior.

Você aceita o drink e de bom grado o bebe, sem saber que contem um laxante fortíssimo.

Você consegue imaginar o resultado, né?

Decidiram seu futuro por você, você foi manipulada sem se dar conta e sem a menor possibilidade de defesa, poderia ter sido veneno.

Pois bem, qual é o seu domínio?

Será que nesta vida temos, de fato, domínio sobre algo? Dominamos nossas vidas? Ou é a mídia que nos domina e nos diz em quem votar, por exemplo, nos diz em que acreditar e nos diz em que pensar, também?
Formador de opinião

As pessoas vestem o que querem ou que a moda determina? As pessoas vão aonde querem, se expressam como querem ou obedecem rigorosamente os costumes de seu grupo social sob pena de exclusão e indiferença?

No Brasil, por exemplo, onde predomina em nossa cultura o hábito de levar vantagem em tudo, quem quer ser ético é visto como otário, não é assim? Desse modo, ninguém quer ser ético.

Mas, se houvesse ética, não seria melhor pra todos? Não haveria mais justiça, igualdade e desenvolvimento?

Pois é, alguém ganha com isso, mas não é você e nem eu. Mas, vamos para o onde o vento sopra, sem saber de onde o vento vem e nem pra onde vai.

É isso.

Bjão!!

 __________________
LUA:

Para dominar o mundo.

Sinceramente, não sinto que eu tenha algum domínio sobre o mundo. Só tenho domínio sobre mim mesma, e é uma luta constante. Se é difícil ter domínio sobre mim mesma, imagine ter domínio sobre o mundo, nem sequer almejo isso.

Bom dia.


 __________________
Comentário de Æℓﻉckŧяα ψ em relação às respostas acima:
LUA & BILL - Simplicidade X não domínio, vejo uma questão filosófica importante aí... Controlo por "não controlar”... Seria isso? Já que faço escolhas e tenho domínio sobre minha vontade sobre as escolhas que faço.
 

 Comentário Bill:

Poison, de fato, esse assunto dá um debate filosófico interessante. rsrs .Pra mim, creio que fazemos escolhas livremente e decidimos sobre o rumo de nossas vidas, ou seja, eu domino minhas decisões, mas domino a mim mesmo? As decisões que tomo, são de fato MINHAS decisões? Ou apenas reflexo do meio em que vivo? Não seriam minhas decisões apenas aquilo que todo mundo faria e faz? Será que faço o que todo mundo faz, apenas porque todo mundo faz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário