Seguidores

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Se Deus é onipotente, onisciente e benevolente, porque ele não acaba com o mal??




Paradoxo de Epicuro:

Para Deus e o Mal continuarem existindo ao mesmo tempo é necessário que Deus não tenha uma das três características.

Se for omnipotente e omnisciente, então tem conhecimento de todo o Mal e poder para acabar com ele, ainda assim não o faz. Então Ele não é Bom.

Se for omnipotente e benevolente, então tem poder para extinguir o Mal e quer fazê-lo, pois é Bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto Mal existe, e onde o Mal está. Então Ele não é omnisciente.

Se for onisciente e Bom, então sabe de todo o Mal que existe e quer mudá-lo. Mas isso elimina a possibilidade de ser omnipotente, pois se o fosse erradicava o Mal. E se Ele não pode erradicar o Mal, então por que chama-lo de Deus?

________________
 
Pergunta feita por Cecelle no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Bill à pergunta de Cecelle.
 __________________

Oi, Cecelle!

Vamos por partes:

Paradoxo de Epicuro:

"Para Deus e o Mal continuarem existindo ao mesmo tempo é necessário que Deus não tenha uma das três características."

1. "Se for omnipotente e omnisciente, então tem conhecimento de todo o Mal e poder para acabar com ele, ainda assim não o faz. Então Ele não é Bom."

R: Se Deus acabasse com o mal, então existiria apenas o bem. Você seria livre? Você teria permissão para escolher algo que não fosse da vontade de Deus?

Para que a liberdade exista, então o mal tem que existir. Livre arbítrio significa liberdade para escolher o bem ou o mal, se existe apenas uma opção, então não existe liberdade de escolha.

Deus é onipotente e onisciente, mas nos deu liberdade. É isso.


Galáxia Hélix (Olho-de-Deus)

2. "Se for omnipotente e benevolente, então tem poder para extinguir o Mal e quer fazê-lo, pois é Bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto Mal existe, e onde o Mal está. Então Ele não é omnisciente.”

R: Deus é onipotente, onisciente e benevolente, mas como um pai não pode se intrometer na vida de seu filho adulto, mesmo que se entristeça com as escolhas más que ele fizer, pois é livre para levar sua vida, o mesmo ocorre com Deus. A Bíblia diz que o coração de Deus é sofredor. De fato é, pois conhece o mal e suas consequências e ainda tem o poder de evitá-lo, mas seus filhos são livres e não querem que ele se intrometa, então, nada é feito.


 
3. "Se for onisciente e Bom, então sabe de todo o Mal que existe e quer mudá-lo. Mas isso elimina a possibilidade de ser omnipotente, pois se o fosse erradicava o Mal. E se Ele não pode erradicar o Mal, então por que chama-lo de Deus?”

R: Isso já foi respondido.


 
Nosso maior patrimônio é nossa liberdade, por isso o mundo é que o é, culpar a Deus pelas mazelas do mundo é ingenuidade. São as pessoas que roubam, não é Deus; são as pessoas que matam ou exploram seu semelhante, não é Deus. Nada há de divino nas mazelas do mundo, pois essas mazelas não são criação de Deus, mas criação humana.

A Bíblia proíbe a prática de maldades, se todos seguissem, então não seriam necessárias grades nas janelas, penitenciárias, os hospitais funcionariam e etc.

Mas somos livres para desobedecer e desobedecemos, então sofremos as consequências do que fazemos, essas consequências não são castigos de Deus, mas apenas a consequência natural das coisas, apenas isso.

Quem busca a Deus é ajudado por ele e é livre de todo mal, mas esse deve ser um ato voluntário de nossa parte.

Qual a diferença entre mal e bem?

Um vulcão quando explode e destrói tudo não é mal, quem mora perto dele e perdeu tudo, o fez consciente daquilo que um vulcão é. As explosões de um vulcão são necessárias para o equilíbrio da vida.

Mas e se um vulcão fosse consciente e matasse as pessoas de propósito? Apenas por prazer sanguinário? Aí sim, ele seria mal.

O mal não está nos atos por si só, está na intenção, está na escolha.

Um animal não possui livre arbítrio, apenas seu instinto o guia, não é consciente e, portanto, não é mal.

O mal surge quando alguém escolhe fazer o mal. Isso é liberdade.

Mas cada um tem sua forma de ver o mal? Será? Um ladrão não vê o roubo como mal? Então ficaria feliz se fosse roubado? Um assassino quer ser assassinado?

É isso, anjo.

Bjs,

Graça e paz.


7 comentários:

  1. Olá, amiguinho!
    Para mim este testo é muito confuso, o que é e o que não é? Deus só quer o nosso bem.O único poder que ele nos deu, foi o bem! Há pessoas, que o usam de forma errada, logo sofrem as consequências, e não é DEUS, que tem a culpa. A culpa é das as pessoas que utilizam a sabedoria de forma errada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. se Deus é oniciente então ele ja sabia de tudo que farimos de errado...então porque ele nos puniria???? ja que ele nos fez assim falhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso já foi respondido na postagem acima.

      Excluir
    2. Olha... com todo o meu respeito mas... não, você não respondeu. A onisciência implica na possibilidade de deus saber tudo a respeito de tudo: inclusive passado e futuro. Se deus conhece o meu futuro, então eu não possuo livre arbítrio, já que, não importando que ações eu pratique, meu fim já é sabido por deus. Em outras palavras: se deus já sabe se vou par ao inferno ou par ao céu, então eu não possuo livre arbítrio. Por outro lado, se não o sabe, ele não é onisciente.

      Excluir
    3. Olá, João Antônio!

      Conhecer o futuro não significa determiná-lo.

      Suponhamos que você esteja andando por uma estrada onde ela termina em um imenso buraco, mas você não sabe sobre o buraco e por isso fatalmente cairá nele. Entretanto, suponhamos que eu saiba sobre o buraco e, por consequência, já saiba com antecedência que você cairá nele. Ou seja, eu sei qual será o seu destino/futuro nos próximos momentos. Mas isso significa que eu determinei que você deva cair no buraco? É óbvio que não. Eu apenas sei de algo que você não sabe, apenas isso.

      No caso de Deus, ele apenas sabe sobre algo que não sabemos, apenas isso. Ele apenas sabe com antecedência que rumo nossa vida tomará de forma natural, ou seja, sem a necessidade da interferência dele.

      Nós colhemos aquilo que plantamos, mas nem sempre sabemos exatamente o que colheremos, Deus sabe. Mas fui eu que escolhi plantar e não ele.

      Obrigado pela visita.

      Excluir
  3. Respostas tendenciosas, sem nenhum compromisso com a ciência e verdade,pois busca-se sempre na Bíblia respostas para tudo. Lembrem-se, a Bíblia não é um livro, mas, vários livros. O que mais me desagrada é ver que o ser humano acredita que fora Deus quem a escrevera ou ditara. Seja lá como for, um Ser tão poderoso, origem e destino de tudo de inteligência insuperável não escreveria tanta bobagem! E não me venham dizer que tem que observar o contexto da época! A Bíblia é um livro admirável em "alguns escritos" onde a nossa percepção e intuição possa perceber destaques procedentes em que nos façam compreender com lógica sustentável possíveis argumentos onde a ciência e a fé equilibram-se. Afinal, fomos dotados do poder da intuição, livre arbítrio e inteligência e percepção para a compreensão em tempo oportuno. Portanto, Deus nos dotou destes atributos para podermos discutir e apreciar possíveis verdades com discernimentos possíveis. Eleve-se a uma condição de compreender o universo, a cosmogonia e cosmologia bem como estudar um pouco sobre GNOSE para tentar aproximar mais do SOBERANO e sair desta clausura medieval de comportamento prisional do saber. Luz para Todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário

      Mas você não explicou por que o texto é tendencioso.

      Qual a razão de tal afirmação?

      Além disso, a Bíblia NÃO É o assunto do texto.

      Creio que seu comentário é que foi tendencioso.

      Excluir