Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Diz-me com quem tu andas, que eu te direi quem és... e se alguém te disser: judas só andava com jesus. e aí?



NOTA:

estive pensando. o homem é produto do meio. as boas companhias dizem muito bem sobre os acompanhados. o homem só, sempre só, tem pouca referência. a mulher também. a companhia de jesus era judas. tudo bem. muitos dirão ter sido judas o apóstolo predileto de jesus. aquele a quem era confiado saber "os mistérios do reino". a versão que ficou na história foi outra. mas o que dizem os colegas do provérbio ? judas poderia ter encontrado um ser para acompanhar melhor que o messias ?

fico por aqui entre o céu a terra pensando nos mistérios que entre eles existem. fico por aqui com os olhos abertos e rosto sereno na janela.

todos felizes. e o sincero desejo de ótimas companhias.

em tempo: gosto muito de vocês.

carmem e sempre carmem. a irmã das manhãs.

________________
 
Pergunta feita por Carmem Parente no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Bill à pergunta de Carmem Parente.
 __________________

Oi, Carmem!

Saudade, viu?

Carmem, os "Mistérios do Reino" foram confiados ao apóstolo João e não Judas, e era João o apóstolo preferido de Jesus.

Em relação à pergunta, bem, pra mim, cada caso é um caso.
Tribos urbanas

Esse provérbio refere-se às características comuns que os grupos possuem, por exemplo, roqueiros normalmente andam com roqueiros, por isso, tem seu próprio dialeto, maneira de vestir e etc. pagodeiros idem, góticos e etc.

Como você disse, nós somos frutos do meio em que vivemos, por isso, assumimos características do grupo com quem costumamos andar, como roqueiros, pagodeiros e etc.

Sempre preferimos companhias que tenham algo em comum conosco. Isso é uma característica humana.

Mas isso não se aplica a Judas.

Judas andava com Jesus, mas não fazia parte do grupo de Jesus (Jesus sabia e sempre soube disso, afinal, Jesus disse que Judas era diabo antes da traição).

Tribos urbanas
Esse é o chamado inimigo azul, ou seja, é aquele que se faz de amigo, mas não é amigo, ele luta em suas fileiras, mas na verdade faz parte do exército inimigo.

Mas aí tem uma questão interessante, a traição de Judas foi profetizada cerca de 800 anos antes de Jesus, sendo assim, Judas não teve escolha? Ele foi obrigado a fazer o que fez?

Deus deu liberdade de escolha a todos, inclusive a Cristo.

Conhece a história de Jó?

Pois é, Jó, homem justo, foi tentado além de qualquer comparação, né? O objetivo de satanás era que Jó negasse a Deus, que amaldiçoasse o nome de Deus.

Se olhar a história de Jesus verá o mesmo. Ele não foi tentado apenas no deserto, mas a traição de seus amigos e a acusação por parte das pessoas que ele havia ajudado ao pedirem sua crucificação foram golpes muito fortes, além disso, sofreu uma tortura desumana quando foi preso.

O objetivo de Satanás era que Jesus negasse a Deus e desistisse de sua missão.

Mas aí você pode perguntar: mas se já estava escrito que Jesus ressuscitaria, então por que o diabo perdeu seu tempo se sabia que não daria certo seu esforço?

Aí é que está, meu anjo! As profecias de Deus nos dão um vislumbre do futuro, mas não estão determinando o futuro, entende? É por isso que o diabo continua na luta até hoje, pois, pra ele, ainda tem chances.
Profecias

Sendo assim, não foi determinado que Judas traísse Jesus, a profecia bíblia apenas nos adiantou o que aconteceria de qualquer modo, naturalmente. Nada foi determinado. É como saber o final do filme antes de acabar, mas isso não significa que o final foi determinado pelo telespectador.

Para que Jesus morresse ele teria que ser entregue por alguém, pois Jesus era justo, logo, jamais haveria acusações verdadeiras contra ele. As acusações precisariam ser forjadas e alguém teria que entregá-lo.

Foi o diabo que escolheu Judas, pois o traidor poderia ser qualquer um (poderia ser um fariseu, por exemplo).

Mas como a ideia era que Jesus desistisse, então, nada melhor que um amigo ser o traidor.

Judas sempre teve escolha, mas nunca creu em Jesus como Filho de Deus, nunca houve fé em seu coração, por isso o diabo conseguiu convencê-lo.

É isso.

Bjão
___________

P.S. Carmem, se me permite, pra ficar um pouco mais clara essa questão sobre profecia.

Imagine um ET que mora há 1000 anos luz da terra, ele sempre nos observa. Num belo dia, ele olha para outro extremo no universo e vê um cometa em direção à Terra. Esse cometa está a dois mil anos luz da Terra. Então esse ET fica preocupado conosco e parte para a Terra na velocidade da luz, ele leva mil anos para chegar aqui, então, ainda ficam faltando mil anos para o cometa chegar aqui. O ET chega como um profeta do apocalipse pregando o fim do mundo e dizendo que temos mil anos para desenvolver tecnologia para nos salvarmos. Ele conhece o futuro e sabe o que irá acontecer, cabe ao povo terráqueo acreditar ou não. O cometa vem em direção a Terra, mas a sua destruição não foi determinada.

É assim que funcionam as profecias, Deus vê o que irá acontecer e nos avisa, cabe a nós tomarmos as providências ou não.

Bjs.

Um comentário:

  1. olá, amiguinho!
    Gosto muito como você coloca as questões, muito coerente.

    Esse provérbio, "diz-me com quem andas e, eu direi quem tu és" para mim não tem muita lógica.
    Eu vou só pegar num exemplo que, eu mais indentifico.
    Os pais educam seus filhos à sua semelhança. Mas, nem sempre os filhos aceitam seguir as pesadas de seus pais, porque eles se tornam livres.

    Todos nós somos livres de ser quem queremos; por isso não é preciso andar com pessoas boas ou más, para formar o nosso caráter.
    Não devemos afastar as pessoas más, mas sim, ajudá-las e mostrar o caminho do bom senso.

    Vou lhe dar um exemplo que, se passava várias vezes comigo.
    Meu filho tinha por hábito de dizer que, ele se tornou em quem nós queriamos. E, isso me magoava muito. Enquanto ele foi indefeso nós só lhe ensinámos a ser um bom menino e, respondia-lhe sempre assim:
    -Se não estás contente de ser quem és, já tens idade suficiente de encontrar o teu caminho, agora é somente da tua responsabilidade.

    Beijos, aproveito para lhe desejar um otimo bom fim de semana
    Sempre, Bem Disposta

    ResponderExcluir