Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2011

A verdade é relativa dependendo, pois, de quem a diz?


________________
 
Pergunta feita por Najinha no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Bill à pergunta de Najinha.
 __________________
Oi, Najinha!

Um jornal no Rio de Janeiro (não me lembro de qual jornal) fez um teste, quando Drummond ainda era vivo, para ver quem entendia mais de Drummond de Andrade. Muitos participaram desse teste, inclusive o próprio Drummond. Pois bem, ele acertou apenas 70% do teste.

Os idealizadores do tal teste conheciam Drummond?
Drummond

Outro exemplo, se você faz um desenho, então a definição plena do que aquilo significa será sua e não o que outros interpretarem.

Quando você fez o desenho, você então expôs uma verdade (a sua), muitos podem querer entender o que você quis dizer (pode até ser que alguém consiga), mas somente você poderá determinar o real significado daquilo. Mesmo que façam teses de doutorado sobre seu desenho ou alguém ganhe um prêmio Nobel por interpretá-lo, ainda assim, a verdade plena sobre e o real significado de seu desenho será aquilo que VOCÊ disser, pois foi você quem fez, então, somente o seu conhecimento sobre aquilo será pleno, total.

Se seu conhecimento é total, então, você pode dizer que seu desenho contém uma verdade absoluta, pois essa verdade foi você quem a delimitou e definiu, você mesma determinou seu significado. É sua criação.

Nós não temos esse conhecimento total sobre a vida ou sobre a realidade que vivemos, logo, determinar verdades se torna algo difícil (ou impossível) de fazer, mas isso não significa que essa verdade absoluta não exista, nós apenas não a conhecemos e nem temos uma mente poderosa o suficiente para compreendê-la em sua totalidade.

Nós não somos do tamanho do universo, logo, se alguém disser que conhece a Verdade, é arrogância, mas negar que a Verdade exista, também é, pois somos pequenos demais para negar ou confirmar algo assim.

Mas se tivéssemos todo o conhecimento da criação, um conhecimento total, então poderíamos conhecer a Verdade absoluta.

Nossa realidade é o desenho de Deus, ele a criou, delimitou e definiu suas formas. Ele pode determinar o que é e o que não é.

A Verdade existe, pois ela é menor do que Deus, pois Deus a criou.

Se existe uma verdade, então Deus a conhece e pode revelar a quem ele quiser (se quiser).

Sendo assim, a verdade sempre será relativa para nós, mas isso não significa que ela de fato seja relativa.

É isso.

Bjão,

Graça e paz.


Um comentário:

  1. Olá,
    Também gostei, relativamente!

    Beijos, da sua amiga, Bem disposta .

    ResponderExcluir