Seguidores

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Os colegas já ouviram falar do “quinto dos infernos”? Até quando continuaremos pagando?





NOTA:

estou voltando aos pouquinhos. espero encontrar os mesmos colegas que aqui conquistei e por eles fui conquistada. estive fora, mas nunca estive “por fora”. desejo que todos tenham passado uma bela semana. descansados. pensado mais sobre a vida e como vivê-la melhor.

estou voltando. sem cervejas me esperando no freezer. volto renovada. volto inteira. volto como uma árvore que não se deixou cortar. o “quinto dos infernos” … não vai demorar para se tornar o sexto, o oitavo. até quando ?

felicidades. muita paz. pois, afinal, sem ela, toda felicidade é um blefe.

em tempo: continuo gostando de vocês.

carmem e sempre carmem. a irmã (voltando) das manhãs.



O "QUINTO DOS INFERNOS":



Durante o século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu  colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da  produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de "O Quinto". Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro.

O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que, quando se referiam a ele, diziam ... "O  Quinto dos Infernos".  E isso virou sinônimo de tudo que é ruim.

A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os "quintos  atrasados" de uma única vez, no episódio conhecido como "Derrama". Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante na prisão e  julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário IBPT,  a carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano de 2010 a 38% ou praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção.

Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que  significa que pagamos hoje literalmente "dois quintos dos infernos" de impostos...

Para que? Para sustentar a corrupção?? os mensaleiros?? o Senado com  sua legião de "diretores", a festa das passagens com o dinheiro público, as comissões e jetons, a farra  familiar nos 3 poderes (executivo/legislativo e judiciário).

Nosso dinheiro é confiscado no dobro do valor do "quinto dos infernos"  para sustentar essa corja, que nos custa (já feitas as atualizações) o  dobro do que custava toda a Corte Portuguesa.

E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a  metade dos impostos que pagamos atualmente!


________________

Pergunta feita por Carmem Germana Parente no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Bill.
__________________
Oi, Carmem!

Gostei de sua postagem, não sabia que o termo "O Quinto dos Infernos" tinha essa origem.

Mas, de fato, hoje o imposto é diferente e é pior, o povo também é diferente e pior.

A corrupção não é apenas do governo, mas do povo também. A desonestidade é cultural no Brasil.

Em relação ao imposto, ninguém sabe dessas coisas que você acabou de dizer e ninguém está interessado em saber, o povo é "feliz" demais para se preocupar com isso (entende-se "feliz" por alienado). A industria do entretenimento emburrece, aliena e, porque não, enlouquece o povo.

Basta uma baladinha no final de semana que o mundo fica cor de rosa novamente, se tiver álcool, maconha, cocaína e extasy, então tudo fica perfeito.

Esse é o povo de hoje, esse é o Brasil de hoje.

Por isso, pode até comer merd..., que continuará feliz.

É isso.

Bjs,

Graça e paz.
 

2 comentários:

  1. Nossa, muito legal a postagem. Eu estudei isso no colégio, mas nem me lembrava mais. Como pode esquecermos tão facilmente de coisas importantes como essas né?
    Gostaria de pedir a permissão do irmão para publicar este artigo em meu blog, na sessão de curiosidades, cuja postagem contará com os créditos e o link para o seu blog.
    Deus te abençoe e parabéns pela informação.

    ResponderExcluir