Seguidores

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Por que muitos insistem em pedir a deus se ele sabe do que cada um precisa e se quem pede é merecedor ou não?





NOTA:


ufa! 

foram ótimos os dias que me levei para passear longe deste espaço. senti falta do colegas. pra que mentir ? falta de suas perguntas e respostas carinhosas. aprendi a gostar deles como se gosta de um irmão distante. 

mas... ele não é onisciente, onipresente e onipotente ? tudo sabe. não sou de pedir. sei que ele - acredito - sabe do que estou precisando e se mereço receber aquilo que preciso. o difícil mesmo é saber-se merecedor. merecer dor ? por que aquele merece e esse não ? a medida do "merecimento" é pessoal. intransferível. 

todos sabem que prefiro o silêncio aos gritos de louvação. no silêncio cabe tudo. tudo mesmo. e principalmente o que as palavras não conseguem dizer. 

voltei. e espero que os colegas ainda se lembrem de mim. o tempo foi curto. é verdade. mas o esquecimento independe do tempo. estamos vivendo uma época em que a memória está esquecida. infelizmente.

todos felizes. muita paz. sem ela a felicidade é um blefe. 

carmem e sempre carmem. a irmã (que na volta não se perderá) das manhãs.


_____________

Pergunta feita por Carmem Germana Parente no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Bill.
__________________


Oi, Carmem!


Seja bem-vinda novamente.

Como esquecer nossa querida poetisa?

Ficou pouco tempo fora, mas tempo suficiente para fazer muita falta. Também gostamos de você, sabia?

Deus é bom, Carmem! Mas não se intromete na vida de ninguém.

Olhe o que diz Jeremias 29.11-14a: "Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Então me INVOCAREIS, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. BUSCAR-ME-EIS, e me ACHAREIS, QUANDO me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor".

Deus responde apenas a quem o busca, embora ele saiba tudo, ele não interfere, pois cabe a nós e somente a nós decidirmos nosso futuro, embora ele nos prometa um futuro e uma esperança, isso só se torna realidade quando voluntariamente o procuramos.

Isso é livre-arbítrio.

Nem todo mundo quer a bondade de Deus, pois nem sempre um ato de bondade recebido é visto como bondade, principalmente quando não pediram por essa bondade.

Mas para quem quer a bondade de Deus, então o buscam, assim, ele passa a fazer parte da vida de quem o busca, aliás, ele assume o controle dela.

Buscar a Deus significa passar o controle de nossa vida para ele que tudo sabe, tudo conhece e tem todo o poder.

Mas isso quase ninguém quer fazer, até mesmo os crentes nas igrejas não fazem isso.

Por isso o mundo é do jeito que é.

É isso.

Bjão,

Graça e paz.


__________________
Comentário de Carmem sobre a resposta de Bill


oi, meu bom e inteligente amigo bill!


obrigada pela festiva acolhida. fiquei feliz em assim ser recebida. sempre inteligente. claro nas suas colocações. mas, data vênia, como muito respeito e carinho, esperava que o "livre arbítrio! fosse argüido. sempre ele. no entanto, se acreditamos que nada acontece sem a sua permissão, o "livre arbítrio" também é uma permissão dele. ou seja: só existe no ser enquanto ele assim o permitir. não sei se me fiz entender. 

felicidades. muito bom te encontrar. 

carmem e sempre carmem. a irmã (voltando) das manhãs.


__________________
Réplica de Bill


Carmem, fico feliz em vê-la feliz ao retornar, fez falta, viu?


Sim, o livre-arbítrio existe enquanto Deus quiser, mas isso não o anula ou invalida. Mesmo sendo concessão de Deus, o livre-arbítrio continua pleno como se Deus não existisse. O livre-arbítrio existe desde antes da humanidade, é inerente à criação.

Pelo fato de existir alguém que pode revogar o livre-arbítrio, então nos dá a impressão de que ele não é pleno, mas isso é apenas um pensamento filosófico e não se reflete na prática, necessariamente. A prova disso são pessoas como Hitler, Mao Tsé Tung, Stalin e outros que surgiram em nossa história, além da bomba atômica, armas químicas, fome na África e etc.

Tudo isso é responsabilidade humana, exclusivamente humana.

Livre-arbítrio em prática, portanto.

A total liberdade só existe quando é possível fazer tanto o mal quanto o bem.

Essa liberdade nós temos.

Deus poderia interferir no mundo e mudá-lo? Sim, poderia. Mas a liberdade seria completamente anulada se fizesse isso.

A liberdade é benção e maldição também.

A única forma de Deus participar de nossas vidas é quando, livremente e voluntariamente, o buscamos.

Livre-arbítrio em prática.

Mas quando o buscamos, então, aceitamos sua liderança e direção, essa é a única ocasião em que o livre-arbítrio perde um pouco de sua força: quando estamos com Deus. Pois se a liberdade também trás maldição, então Deus tira essa maldição e com ela tira um pouco da liberdade também.

Tá entendendo?

Essa liberdade plena, entretanto, é restaurada com o tempo, com a maturidade.

Deus é um pai bondoso e como todo pai que se importa com seus filhos, ele nos educa. Essa "educação" pode doer, pode trazer certa tristeza, mas produz maturidade e liberdade consciente, responsável e plena, sem maldição.

Essa questão sobre liberdade e maturidade, eu falo um pouco sobre isso aqui.

Por favor, dê uma lidinha.

Bjãozão.



Um comentário:

  1. Olá,
    Mesmo sabendo, que nossos filhos querem, temos que fazer que eles venham até nós. Filhos merecedores, uns mais que outros? Não! Filhos são todos iguais e ao renega-los, será renegar-mo-nos a nós própios.

    Sempre que o filho se chega ao pai, é uma benção de DEUS.

    Mesmo, que seja só pedir e não sejamos merecedores"ELE" fica muito feliz.

    Beijos

    ResponderExcluir