Seguidores

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

São nossos olhos os responsáveis pela avaliação que fazemos sobre o que vemos?




“22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;

23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” Mt 6:22-23.

Em todo tempo queremos estar bem, bem no corpo, bem na alma, bem na mente, no espírito, bem conosco, com os outros, com Deus, enfim, todos nós queremos estar e nos sentir bem em todos os sentidos. Estar bem, significa estar em paz, com saúde, felicidade, amor, tranquilidade! Quem não quer estar ou ser assim? Olhar e ver, pode ser e é um bom começo. Alguns dizem que os olhos são a janela da alma, em outras palavras, a maneira como você vê o mundo, mostrará ao mundo quem você é. Ainda que você tenha uma deficiência como a cegueira. Bartimeu, sendo cego, "viu" Jesus passar e o reconheceu como o Messias, a ponto de chamá-lo de Filho de Davi, mostrando assim, que cria na linhagem real de Jesus.

Tem gente que mesmo diante de uma boa oportunidade, dependendo da situação, vê a chuva, acha horrível e se esconde dela, outros, na mesma situação acham o máximo e vão tomar banho. Não foi à toa que Cristo disse: “Terão olhos e não verão.” Não verão, nem verão, nem inverno, ou outono, quem dirá a primavera! Quantos de nós, tendo olhos, não vemos e não exercitamos a nossa visão a procurar o bem e o que é bom? No começo, assim que nascemos, abrir os olhos pode ser difícil e chega até a doer, assim como sair de um ambiente escuro para um iluminado, mas nada como a persistência, a coragem, a vontade e o exercício e nos acostumamos a proteger nossa visão quando é preciso e olhar para tudo ao nosso redor com muita naturalidade. Mas e os olhos da alma, do coração? Será que estão numa mesma sintonia?

Jesus passa ao nosso lado, fala conosco, rodeia-nos com pessoas, palavras, ensinamentos, músicas, dias chuvosos, ensolarados, com conversas, conhecimentos, relacionamentos, oportunidades de ajudar ao próximo, de ouvir a palavra de Deus, de conhecê-lo mais, mas não o vemos, pois os nossos olhos estão ocupados demais com os lixos, os ciscos e as poeirinhas que encontramos no caminho e muitas vezes até o bem que encontramos não o reconhecemos como bem e o chamamos de mal. Para esse probleminha, Deus tem uma palavrinha: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” Isaías 5:20

Estamos ocupados demais, para sermos gratos a Deus pelo bem que Ele nos proveu, só nos achamos interessantes se estivermos criticando acidamente e antes de tudo e principalmente deixamos os nossos olhos se encherem de amargura, crítica, soberba, inveja, murmurações, maledicências... Você pode até pensar: “Fala isso porque não é com você!” Não percamos tempo comparando nossa grama com a do vizinho, pois uma coisa é certa: a grama dele pode até parecer mais verde, mas quem sabe ele não se esforça mais para que isso aconteça, ou seja tudo mera aparência, ou apenas nossa imaginação? Enfim, por que não olhar para nossa grama e cuidar dela e deixar a do vizinho em paz?! Se fizermos assim, certamente a nossa, logo ficará verdinha! Afinal, nada como o olho do dono, não é mesmo?!

Se os teus olhos forem bons, eu te pergunto: seus olhos são bons ou você sempre está vendo maldade, defeitos, erros, escárnios e dificuldade em tudo e em todos? Uma coisa é precaução, outra bem diferente é em toda situação avessa, você ver e acreditar no pior. Ou você consegue ver a mão de Deus trabalhando por trás da situação? Você já parou para limpar a sujeira dos seus olhos que pode estar arruinando o seu corpo e a luz que existe em você? Se não, tente fazer isso, faça-o já, antes que todo teu olho, corpo, mente e aquilo que você vê se tornem trevas tenebrosas e atrapalhe as bênçãos e luz que Deus quer derramar sobre sua vida, mente e corpo. Quer ter um corpo iluminado? Quer ser luz? Quer ver Jesus brilhar em você? Tenha bons olhos e veja com o coração, pois como já dizia o poeta: “O essencial é invisível para os olhos.” Lembre-se que por trás de tudo o que vivemos e enxergamos está a mão de Deus.

“Porque Deus não vê como o homem vê, mas Deus vê o coração do homem”.

Virgínia CGN

________________

Pergunta feita por
סוֹאוּ דֶה גֶ'זוּס no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por
Scarlet.
__________________

Amiga, eu acredito que tudo depende da forma como a gente vê. Olha esta passagem do conto O Espelho, de Machado de Assis (foi tema da minha monografia de fim de curso...):

“- Nada menos de duas almas. Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro... A alma exterior pode ser um espírito, um fluído, um homem, muitos homens, um objeto, uma operaolhosção” ( essa alma exterior no conto, aparece quando vc se olha no espelho ).

Viu só? Uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro... Quem olha é a alma através dos olhos.

Com maldade? Sou treva.

Com amor? Sou luz.

"Os olhos são as janelas da alma...

...e o espelho do mundo".(Leonardo da Vinci).

Bjs


Um comentário:

  1. Olá, amiguinho!
    Os olhos são as janelas da alma, mas há olhos bons e outros que precisam de óculos, porque só veêm a posição social e maldade à sua frente.
    Quem não vê ama mais o seu semelhante, porque o vê só com o coração e não o descrimina, não sabe se é branco ou preto; se veste bem ou veste mal; se é bonito ou feio..., apenas vê o que o seu coração lhe diz.


    Beijos

    ResponderExcluir