Seguidores

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Uma aulinha de português que vem bem a calhar nestes dias.





Por José Bones:

Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira presidenta do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada pelo PT na mídia.

Presidenta?
Mas, afinal, que palavra é essa?


Bem, vejamos:

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendigar é mendicante...

Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos anteente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do gênero, masculino ou feminino. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um exemplo (negativo) seria:

"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta. "

4 comentários:

  1. Como dizia sabiamente meu finado avô, que não era portuga diga-se de passagem...
    Uma escola é bão né?
    Ate´ o professori aprendi!
    Quanto mais si istuda, mais si aprendi.
    principalmente os que tem a catilogência;
    "catilogência não tem nu dicionário não!
    É uma junção que meu avô fazia de duas
    palavras " catigoria e inteligência" As quais o velho sempre se gabava de as possuir.
    Esse é o purtugueis do seculo 19, era mais simpri né? não tinham tantas variedades. hoje são mais de 400 mil verbetes, caramba! como fazer para entender tudo isso em?
    Eu francamente por mais que me esforço, não consigo!
    Outro dia fui censurado por não saber conjugar o verbo...modiquê, e pradiquê, minha psiquê veio a ebulição, e fiquei meio tisnado meu chapa! Afinal qual e´a diferênça entre "modiquê e pradiquê? Meu avô sempre usava as duas palavra num mesmo sentido cara! modiquê eu não posso fazer o mesmo, afinal o Brasil mudou ou purtugal agora é portogal? Ha! sim, mas, o idioma purtugueis agora e´portoguês não?
    Xi!!!!fui!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. NÃO SÓ PARA ESTA POSTAGEM, MAS PARA QUEM INTERPRETA A BÍBLIA (INTERPRETAÇÃO DE TEXTO) A AULA DE PORTUGUÊS É MUITO BEM VINDA....POIS, ALÉM DE: PROFECIAS, PARÁBOLAS, VERSOS, RIMAS, PROSA, HISTÓRIA, PROVÉRBIOS, ENTRE OUTROS, TEMOS: FIGURAS DE LÍNGUAGEM, FIGURAS DE PENSAMENTO - COMPARAÇÃO; ANTITESE; HIPÉRBOLE; LITOTES. AS: METÁFORAS, A METONÍMIA E O EUFEMISMO.....ETC....TUDO ISSO COLOCADO NO TEXTO BÍBLICO POR ISSO DEVEMOS FAZER SEMPRE A EXEGESE E A HERMENEUTICA BÍBLICA - SEMPRE INTERPRETANDO O TEXTO COM A ÉPOCA A QUAL CADA PERSONAGEM VIVIA E O QUE NOS REVELA.....DIFICIL NÉ.....!!!! NÃO! APENAS DEVEMOS LER COM O ESPÍRITO O NOSSO RÛAH O RESTO O ETERNO O FAZ PELO SEU QADÔSH RÚKHA (SANTO ESPÍRITO).

    ResponderExcluir
  3. Em que pese tais observações, vale salientar que a forma presidenta também é aceita vez que a detentora do cargo ou função assim o quer, e a senhora Dilma assim se pronuncia Presidenta, portanto enquanto a mesmo ocupar o cargo não é errado chamá-la assim; caso outra mulher venha à assumir as funções poderá então dizer se prefere a forma gramatical clássica.

    ResponderExcluir