Seguidores

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Por que um Deus escreveria um livro tão cheio de problemas para interpretá-lo?





Por que não ser simples, claro e diretão?

Por que ter que escrever trechos dúbios, gerando conflitos na sua interpretação???

A bíblia para muitas pessoas é dificílima de ser interpretada e entendida, precisam sempre de um líder espiritual...

E afirmar que basta a ação do "Espírito Santo" que tudo será entendido, para mim não serve... Pois continuo vendo religiosos pra lá de espiritualizados e alegando estarem sob o poder e ação do Espírito-Santo que NÃO CONSEGUEM interpretar a Bíblia... Sempre precisam de alguém para "explicar"...

RESUMINDO: Por que não ter sido mais simples e "humilde” em seu conteúdo, já que Deus "assoprou" o que deveria ser escrito...?

Beijos... Beijinhos e Beijocas...

__________________

Pergunta
feita por Carla no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Bill.
__________________ 


 Resposta de Bill:





Oi, Carla!

A Bíblia não é tão difícil assim de entender, basta apenas paciência, pois leva tempo pra isso.

A parte central da Bíblia, que é a salvação, é bem fácil de entender, basta ler os evangelhos, mas para entender o restante, então é necessário dedicação e paciência.

A grande confusão que vemos não se deve às várias interpretações, mas às várias intenções.

Muitos pregadores têm certos objetivos específicos para sua mensagem e a "moldam" para esses fins, como ninguém gosta de ler nada (nem a Bíblia), então surgem essas aberrações teológicas.

Mesmo que duas pessoas diferentes, sem se conhecerem, dedicarem-se a um estudo profundo da Bíblia, com certeza, chegarão às mesmas conclusões ou conclusões parecidas, pois a Bíblia explica-se.

Isso significa que não há mistérios na Bíblia? Sim, existem mistérios.

Um fator importante a ser entendido é que a Bíblia é um livro atemporal, muita coisa nela é possível ser entendida hoje, quando compreendemos o mundo de hoje. A ciência ajuda muito nisso, pois sendo Deus o criador do mundo, então, somente ele pode afirmar coisas sobre a criação que as pessoas não sabem, por isso, quando não entendemos essas coisas, a chamamos de "mistérios" de Deus, mas quando a ciência avança, então o que era mistério revela-se.

Mas esses mistérios não são revelados apenas pela ciência. Imagine uma pessoa que nunca amou, como ela poderá entender a profundidade dos sentimentos expressos em um poema apaixonado? Como uma pessoa que nunca perdeu alguém que amava poderá entender a dor de outro que perdeu um ente querido recentemente? Certas coisas na Bíblia só podem ser assimiladas a partir de certas experiências de vida também.

Deus fala à mente das pessoas e também ao coração para desenvolver a .

Então, quando há mistérios, significa falha de Deus ao "inspirar" a Bíblia?

Não, de modo algum. A Bíblia, como falei, é atemporal, então ela precisa adequar-se a toda época para poder falar ao coração de qualquer pessoa em qualquer tempo. É evidente que um livro de Monteiro Lobato, Homero ou Nietzsche não pode cumprir esse papel, só a Bíblia faz isso, mesmo levando em consideração a imperfeição humana.

Se Deus usasse apenas a lógica para explicar tudo, então a Bíblia deveria ter milhões de páginas e o desenvolvimento intelectual humano seria desnecessário, pois tudo estaria lá.

Em relação ao conhecimento, a Bíblia não dá o peixe, mas ensina a pescar. É por isso que cada vez que o conhecimento humano evolui, mais sentido a Bíblia tem. Pois o entendimento pleno dela será quando nosso conhecimento do mundo também for pleno.

Deus é sábio naquilo que faz e prudente. Assim, a Bíblia é simples para quem é simples e complexa para quem é complexo.

É isso.

Bjão,

Graça e paz.

__________________ 

 Réplica de Carla:

 
Então muitas vezes o texto é confuso, difícil, contraditório e gera estresse, pois não há unanimidade se a interpretação deva ser metafórica ou literal... Etc... Etc. E isso é um prato cheio para se criar religiões e líderes religiosos.

Em algumas respostas que recebi, você vê o discurso "ensinado" acerca do que é a Bíblia e de como entendê-la...

Muitos falam em Espírito-Santo, mas me parece que o líder religioso é que faz esse papel...

E se a Bíblia é atemporal, seu conteúdo escrito é que deveria estar nessa situação, pois Deus não sabe de tudo? E me desculpa, se muitos hoje não entendem a bíblia imagina nos tempos de Cristo onde a ignorância era bem maior e se falar em metáforas, associações e interpretações era impossível.

Para mim a bíblia é simples, mas é complexa sim para a grande maioria do povo cristão... Basta ir a igrejas ou falar com essas pessoas... Ou não entendem por si só, ou pior, entendem apenas através dos olhos do Pastor... Padre... Etc... Etc...

Beijocas e gosto muito das tuas respostas... :)

Bom FDS

__________________ 

Tréplica de Bill *:


Oi, Carla! Fico feliz que goste de minhas repostas. A Bíblia, Carla, é um livro que se aplica a qualquer público, quando não há intermediários para sua interpretação. Imagine um escritor de livros infantis discorrendo sobre amor, agora imagine um poeta erudito fazendo o mesmo. Ambos usaram linguagens totalmente diferentes para a mesma mensagem. A Bíblia faz o mesmo, mas em apenas um livro, por isso, quem quer compreender a Deus pela ciência, encontrará ciência nela, quem quer compreender a Deus pela filosofia, também encontrará filosofia, quem só quer o básico, também terá.

O conteúdo da Bíblia é atemporal, afinal falou de evolução quando o conhecimento engatinhava. Entretanto, como cada coisa tem seu tempo, não há como entendermos coisas relacionadas ao futuro. Não há como entendermos coisas que ainda não vimos. Esses são os mistérios de Deus, essa é a sua onisciência. O mercado comum europeu e sua moeda única (além da ALCA, MERCOSUL e outros), por exemplo, está na Bíblia, pois ela fala sobre uma única moeda mundial. Hoje sabemos que isso vai demorar, mas é inevitável. Entretanto está na Bíblia há 2.000 anos. Deus é atemporal, mas nós não.

Apesar de Deus simplificar muita coisa, ainda assim, fica difícil entender tudo. Mas sua mensagem será plena um dia. Mas já é bem vasto o conhecimento que Deus nós dá e que podemos compreender, e tudo que ele diz é relacionado com nosso desenvolvimento espiritual e o nosso relacionamento com ele. Muitos perguntam o porquê de a Bíblia não falar sobre medicina, engenharia e etc., a questão é: por que falar sobre isso? A Bíblia tem uma mensagem central específica e tudo que for relacionado a isso será comentado, seja ciência, filosofia e etc. O foco da Bíblia é: autoconhecimento, entender a Deus e como relacionar-se com ele e a felicidade que isso produz [tudo isso relacionado à salvação em Jesus Cristo]. Parece algo simples, mas pela complexidade da Bíblia, vemos que não é. Mas essa complexidade não impede que a pessoa simples a entenda, pois como falei, a Bíblia atende perfeitamente a qualquer público.

Assim, diante disso tudo que falei: facilidade de ser assimilada por qualquer público e de qualquer época, além de informações acerca do futuro que se revelam com o passar do tempo, entre muitas outras coisas, fica difícil, muito difícil, encarar a Bíblia como um livro meramente humano. Não há similares à Bíblia na história humana, é impossível à mente humana conceber algo parecido, por isso a Bíblia é única. Ela não é humana.

É isso.

Desculpe se falei demais, hehe.

Também gosto de suas perguntas, viu?

Bjãozão!



* Está nos comentários da pergunta.

____________


6 comentários:

  1. Olá. maninho!
    Quando li a Bíblia pela primeira vez, era como se eu tivesse lendo um livro e conversando ao mesmo tempo. Sabe, quando você lê, mas nem se lembra do que leu? Assim foi comigo, e creio que será com muitos.... sabe por que? Porque o Espírito Santo ainda não entrou em ação para revelar o conteúdo do Sagrado.
    Lembro, que minha cabeça esquentava por dentro de tanto esforço que eu fazia para entender o que Deus queria revelar. Hoje, graças a Deus, a Bíblia se tornou meu manual de vida, meu terapeuta, meu médico meu psicólogo etc... Enfim, a cada dia, Deus fala comigo através Dela. Mas, para que isso aconteça:devemos nos entregar completamente nas mãos de Deus e confiar nele sem JAMAIS duvidar!
    Então, Ele nos revelará através da Sua palavra, tudo o que desejamos saber!
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  2. A simplificação da aparente complexidade, no entender as Escrituras.
    O primeiro passo na direção certa, é aprender que elas são de "origem hebraica" e que tiveram ao passo de seus cerca de 1600 anos no trabalho de construção, iniciado por Mosche=moisés em torno de 1500 anos antes do mashiach; que segundo o hebraismo escreveu os 5 primeiros livros "TORAH" que os gregos mudaram para pentateuco. E terminado com yachonam=joão no livro de Hyzaiom=revelação no ano 100 era do mashiach.
    a participação de vários escritores de diferentes épocas, porem todos hebreus,
    e tendo como inspirador e auxiliador o ruach de Yahweh.
    Como poderá então os pseudos instrutores
    biblicos de plantão; entender as Sagradas Escrituras inspiradas pelo ruach de yahweh; estando eles cheios do espirito imundo da mãe Babilonia a velha prostitura que embriagou os habitantes da terra com o vinho de sua prostituição? impossivel!
    Partindo desse principio lógico,que as Escrituras Sagradas são hebraicas, fica aberta a porta de compreensão de seu conteudo.
    Sem uma noção mesmo que rudimentar do idioma ivryit=hebraico. Jamais entenderemos parte alguma das Escrituras Sagradas. Seria a mesma coisa que um aluno do jardim, pegasse uma planta de um edificio a ser construido e querer dirigir a obra,o que seria o caos não? Foi feita uma pesquisa do ibge ano passado que constatou lamentavelmente, que somente 25% dos brasileiros leem, e 75% desses são "analfabeto funcional" ou seja, não entendem o que lê. Se na literura secular existe essa grande dificuldade de entendimento por parte dos já minguados leitores, imaginam para ler e entender a s Escrituras, que carece alem de uma boa dose de inteligencia, a cooperação do ruahc hakodesh=espirito santo. Daí a grande dificuldade de compreensão e interpretação das mesmas.
    Onde por falta de uma orientação sadia, e verdadeira da linguistica escriturisca. nasceu essa miscelania apologetica logomaquica,
    chamada erradamente de doutrina evangelica.
    E como diz o sábio...a ignorancia gera mais ignorancia...é a razão do decadente estado religioso do dia.
    A cegueira espiritual é tão grande que quando postei uma cronica sobre a origem das Escrituras, dizendo que o titulo biblia nada tem a ver com inspirição divina. E que aliás e´grego esse titulo derivado de biblos, antigos pergaminhos feito de papiro uma planta semi-aquatica do oriente antigo.
    Me apedrejaram de todos os lados. Com esse conceito greco-romano que as igrejas tem sobre as escrituras jamais vão entende-las. Lamento dizer mas é a mais pura verdade!
    shalom em yahshuah o unico nome que salva!

    ResponderExcluir
  3. A palavra do Senhor é uma bênção!Adorei o post!Bjs!

    ResponderExcluir
  4. DANILO STELIO

    Olá, IVONIL, você por aqui !

    Quero dizer-lhe que NÃO FOI um prazer conhecê-lo, e que eu e os demais membros da UBE estamos muito felizes por não ter mais que suportar suas ofensas e heresias.

    Siga seu caminho, pois nele você está inteiramente determinado e sem esperança de mudança. Afinal, livre-arbítrio é um dom de Deus.

    Como acho que você não mudará seus conceitos e valores, convertendo-se à verdadeira fé, me despeço dizendo: Até o dia do Juízo Final, quando o verei ser julgado.

    Você, por outro lado, não me verá ser julgado, pois o serei no Tribunal de Cristo, que terá lugar após o Arrebatamento da Igreja (que você não crê, aliás, logo, não irá participar dele).

    Ainda tem um ou dois aqui na UBE meio parecidos com você (mas eles estão light, devem estar tormando o Gadernal na hora certa), mas depois da sua saída, do Manassés-Escritura da Verdade e do João José Alves/Reformador no Tempo Atual, o ambiente ficou bem melhor. Estamos de olho aqui na UBE.

    Vá, meu caro, espalhar suas heresias. Sempre haverá quem o ouça, pois falsos cristos e falsos profetas enganarão a muitos neste tempo do fim (Mt. 24); e não se preocupe: o salário é garantido (Rm. 8.23).

    Ah, LEO ALMEIDA, parabéns pelo maligno conselho ao IVONIL. Pode acreditar: boas sementes não eram MESMO.

    19 de novembro de 2011 20:11











    Ola Danilo, mesmo sendo vc um ferrenho adiversário da verdade de Yahshuah.

    não digo que foi desprazer conhece-lo.

    Sei que sua cegueira espiritual não é culpa sua, é ação de alguem maior que vc que ti impulsiona tanto contra a verdade. E nesse caso vc é apenas mais uma vitima dele.por isso não o condeno, primeiro porque não sou juiz, sou apenas servo de yahshuah e pregador de sua verdade as escrituras hebraicas!

    quem sabe, um dia yashuah tire as escamas tisnadas de seus olhos espirituais, e ti faça ver a luz...da boa nova de yahshuah que o poder de yahweh para asalvação de todo o que crer..

    E o fato de vc lembrar de mim, significa que alguma coisa da semente verdadeira que produz vida, ficou enroscada dentro de vc. quem sabe ainda encotraremos em yahshuah...o caminho a verdade e a vida...

    vou deixar para a sua meditação as palavras de yahshuah, e tambem as de um servo seu no primeiro seculo....Pai perdoa eles pois não sabem o que fazem...Senhor yahshuah não lhes empute esse pecado...lukas 23,34. e atos,7,60...

    Esse é o espirito de yahshuah que...não veio para destruir mas salvar...daí o espirito destrutivo e odioso não ser dele!!

    minha formação é basilar na verdade de yahshuah. as vezes sou duro na minha posição e defesa dela. mas, não sou um covarde que foge do dabete, escondendo detrás de uma parede religiosa!

    usando meios escusos,para assegurar sau falta de visão.

    Assim mesmo, quem não tem argumentos usa a força, é o que fizeram.

    Isso alem de ser uma verdadeira intolerancia, é ridiculo para quem pregam a liberdade em pleno seculo XXI.

    imaginamos se todos os de outros credos religiosos, apedrejassem todo crente que vai pregar sua fe´pra eles? raciocine, se é que pode!

    Quanto a ube não me faz nenhuma falta, pra seu governo, não consigo responder diariamente a metade de perguntas e posições q ue me chegam de todas as partes.

    Mas, conheci pessoas maravilhosas na ube, os cães, porcos e lobos estão espalhados pra todos os lados, não é privilegio de uma meia duzia da ube não!...

    fazer o que é cumprimento da secritura...

    shalom em yahshuah o unico nome que salva

    e uma feliz shavuat pra ti e familia!!!!!

    nesse domingão da besta 666 que vc deve estar guardando diligentemente!!

    COMO BOM FILHO DELA QUE É!

    ResponderExcluir
  5. Ivonil,

    Meu blog não é palanque para discussões envolvendo assuntos pessoais ou qualquer outro assunto fora dos temas propostos nas postagens do blog.

    Se o objetivo é apenas debater ideias, tudo bem, mas debata comigo. Colocar críticas a outras pessoas por aqui sem que as mesmas saibam para defender-se, isso não é uma atitude honesta.

    Não costumo excluir comentários, mas posso começar a fazê-lo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. A Bíblia é para ser lida normalmente, o que acontece é que a grande maioria quando começa a leitura busca logo interpretações e aí confundem seus pensamentos.
    Não devemos ler a Bíblia buscando respostas como se faz com os amuletos criados para proteger ou como mecanismo de profecias. Importante é ler e acompanhar os fatos históricos trazendo para a realidade atual sem fanatismos.
    A fé não é na palavra escrita e sim no Criador.

    ResponderExcluir