Seguidores

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cristãos: O Velho Testamento é violento ou não comparado ao NT?



________________
 
Pergunta feita por Carla no sítio Yahoo!Respostas. 

Resposta dada por Bill à pergunta de Carla.
 __________________


Eu vou ser absolutamente sincero quanto ao que penso, espero que me entenda, tá?

Muitos questionam o modo como a Bíblia lida com a morte, mas já reparou como as pessoas defendem a pena de morte, o aborto e etc?

Matavam crianças naqueles tempos? O aborto de hoje, idem.

O Lisandro Hubris, um usuário aqui da categoria, defende o fuzilamento de crianças de rua. (pode?)

Nossa realidade não é muito diferente dos tempos bíblicos, apenas temos valores e métodos diferentes, mas a violência é a mesma (aliás, pior).

Já reparou como lutas e violências fazem sucesso? Tem o MMA, Boxe, filmes do Stallone e etc.

Hoje existem tecnologias que impossibilitam guerras como aquelas, mas a quantidade de conflitos (e a capacidade de destruição), hoje em dia, é muito maior. Hoje existem bombas atômicas e armas biológicas (vírus).

A pena de morte que tantos defendem é um ato violento.

Naqueles tempos a violência era quase toda restrita às guerras, mas hoje é na rua de nossas casas.

O ser humano é violento por excelência.

A Bíblia apenas relata trechos da história humana sem censura, mas são fatos que sempre existiram e sempre existirão na história humana e a violência da Bíblia não assusta ninguém, tem adolescentes de hoje que gostariam de viver naqueles tempos apenas para dar bordoada nos outros e não irem presos (acham que não iriam presos).

Mas o ponto forte do questionamento é o seguinte: Deus mandou que fosse assim?
Josué

Com certeza não, mas antes de responder, permita-me contextualizar (o texto ficou grandão, por favor, tenha paciência).

Você acredita em evolucionismo, né? Então sabe que animais brigam por território, fêmeas e comida, não é? Se eles tivessem a inteligência de um humano, deixariam de brigar por essas coisas?

Será?

Se somos fruto de uma evolução de espécies, então somos animais também, evoluídos, mas animais. Sendo assim, os primeiros humanos também tinham necessidade de território, comida e procriação, é a defesa desses princípios básicos que garantiram a sobrevivência de nossa espécie, e por consequência, nossa evolução. Apenas quem sobrevive evolui, pois possui descendentes.

É graças às primeiras guerras que existimos como espécie.

É duro constatar isso, é triste, é chato, sim é. Mas é um fato.

É difícil defender o evolucionismo e negar isso. Nós surgimos como humanos antes da civilização, o homo sapiens não nasceu civilizado, mas tornou-se civilizado.

Por isso que homens são normalmente maiores e mais fortes fisicamente que as mulheres, pois foi feito pra lutar, caçar, garantir a sobrevivência de sua espécie no braço (muitas espécies de animais são assim também, não é? Isso é comum). Já reparou que são homens que gostam de ver lutas na TV e são a grande maioria dos fãs de Rambo e afins?

Games, gibis, filmes, seriados voltados para o público masculino são violentos, tem que ser. Essas mesmas coisas, quando visam o público feminino, são bem diferentes.

Isso são vestígios de nosso instinto de caçador e guerreiro, de quando a sobrevivência de nossa espécie era defendida no braço literalmente, quando ainda não havia civilização, ou seja, usando a linguagem bíblica, quando ainda éramos carnais.

Carnal significa quem segue apenas desejos e instintos sem conseguir controlá-los (como um bicho). A disciplina e controle do corpo e das vontades é que caracterizam uma pessoa evoluída.

Deus sabe de tudo isso.

Então como lidar com um povo primitivo, ignorante e semisselvagem?

A Bíblia, no início, apenas tem como objetivo ensinar princípios básicos de civilidade, o objetivo do AT não é discutir Nietzsche, Max Weber ou Platão, mas o bê-á-bá da civilização.

Olho por olho e dente por dente é a pena de morte que conhecemos (que muitos, aliás, defendem nos dias de hoje) e é um princípio básico e primitivo de justiça, que só poderia ser praticado e assimilado por um povo igualmente primitivo.

Pra você ter uma ideia, Deus não explicava suas leis quando as transmitia, apenas mandava que fizesse isso ou assado e pronto, pois não havia como o povo entender.

Olhe só algumas leis interessantes: ele dizia que o povo não podia defecar no acampamento, mas fora dele e deviam enterrar tudo, por isso, todo mundo andava com uma ferramentinha para cavar amarrada à cintura (eles nem sabiam o porquê de uma proibição assim, mas obedeciam). Dizia em qual período a terra deveria ser arada e o período que não deveria, inclusive dizia para mudar o tipo de cultura a ser cultivada, sendo em uma época um tipo de cultura e em outra época outro tipo de cultura. Provavelmente você sabe, mas esses princípios na agricultura são usados até hoje, pois garantem o descanso da terra.

As leis de Deus tinham como objetivo principal garantir a sobrevivência do povo, sua saúde, alimentação e o básico de moralidade, por isso havia leis sobre saneamento básico, agricultura e uma idéia primitiva de justiça.

No mais, era o mesmo de sempre, guerreavam por terras e comida.

Imagine uma mãe que educa seu filho, ela cria inúmeras regras para que a criança siga, mas a criança não entende a maioria dessas regras, apenas obedece, mas essas regras sempre abrangem conceitos simples, pois o mundo de uma criança é bem mais simples.

A ideia no AT é a mesma.

O AT é Deus falando com crianças, ensinando-as a desenvolverem-se como humanos, como pessoas civilizadas.

O mundo ainda era novo.

Mas isso é apenas no início do AT, quando você chega aos profetas, por exemplo, então a complexidade dos ensinamentos já começa a ser percebida, os conceitos evoluem e ampliam-se.

Essa é a diferença entre AT e NT, pois no NT os conceitos complicam bastante, os ensinamentos não são mais apenas leitinho. O apóstolo Paulo fala muito sobre isso ao questionar os primeiros cristãos sobre a lentidão deles em assimilar o evangelho, ele diz que não podem viver pra sempre de leite, mas precisam de alimento sólido também.

Observe: “Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais”. 1 Co 3.2

O modo de amor pregado por Jesus é um conceito tão complexo que até hoje é difícil alguém que de fato entenda sua complexidade e abrangência.

Mas por que a Bíblia mostra tanta violência? São apenas relatos de fatos reais, fatos históricos. Se a Bíblia fosse um livro editado como dizem, esses fatos não existiriam, pois, acredite, dificultam mais o entendimento do que ajudam.

É a realidade pela realidade, apenas isso.

Deus lida com o ser humano a partir da própria estrutura humana, o homem não é divino, por isso Deus lida conosco a partir daquilo que somos, mostrando-nos o que podemos ser. Assim, como disse antes, é difícil quem defende o evolucionismo não entender isso. O conhecimento que Deus tem do ser humano é muito grande, por isso ele age conforme nosso jeito. Muitas de suas atitudes e mandamentos só podem ser entendidos agora, pois só agora podemos nos compreender melhor e entender por que Deus fez as coisas do modo como fez.

É isso.

Bjão,

Graça e paz.

(Que a paz de Deus sempre reine).


VC Concorda QUE :A melhor maneira de viver é servindo ao próximo, sem a menor discriminação, preconceito?



O QUE É ATITUDE ?

Segundo o Minidicionário da língua portuguesa de Silveira Bueno, significa: maneira; procedimento; postura do corpo; forma de proceder.

Hoje é uma palavra bastante empregada na comunicação verbal. Para que possamos fazer uso na prática, no nosso cotidiano, preparei as recomendações que seguem:


 
Não permita que pensamentos negativos penetrem na mente, quando decidir em fazer algo, faça mesmo. Por exemplo; Você decidiu que logo mais as 10 horas da manhã, irá num determinado local, compareça mesmo, não importa que chova ou faça sol.



Quando elaborar o seu currículo é aconselhável que alguém com conhecimento do assunto veja-o. Em seguida procure um meio de divulgá-lo. Pense, reflita e aja imediatamente. Procure pesquisar para saber qual área empresarial estar mais vinculada a sua atividade.



Quando marcar uma consulta médica, não deixe de comparecer. Não adie problema de saúde, poderá ser tarde. Cuidado.



Quando decidir telefonar ou visitar um parente ou amigo, não fique protelando, adiando. Às vezes a lembrança é recíproca.



Quando houver um desentendimento, uma discórdia com alguém. Procure uma maneira de dialogar urgentemente com essa pessoa. Não permita que o ocorrido cresça e aumente as raízes. Aja com humildade, perdoe sempre.



Quando num determinado momento, você sentir, perceber que alguém necessita de ajuda no sentido amplo da palavra, procure contribuir seja por meio de sugestão ou ação motora, física.



Não esqueça que todos nós dependemos um do outro. Ninguém é capaz de prever absolutamente nada; as circunstancias, o momento é imprevisível. A melhor maneira de viver é servindo ao próximo, sem a menor descriminação, preconceito.



Faça aquele passeio que você tanto sonha, seja acompanhado ou sozinho, conheça lugares, paisagens, observe a beleza e a perfeição da natureza.



Nunca menospreze o idoso, ele representa uma vida, uma trajetória, hoje ele é dependente do seu amor, carinho, atenção, aprenda com ele também. Aceite sua maneira de ser e pensar. Faça dele um confidente e amigo. Observe o brilho nos olhos, quando fala de suas paixões e aventuras.



Atitude é compreender que o amor hoje, é acima de tudo parceria, convivência, companheirismo e luta por objetivos bem definidos, sem o menor constrangimento, com sinceridade e uma boa dose de criatividade, para não cair na rotina. Somente atração sensual e sexual não é duradoura. Aceite as pessoas com elas são, com qualidades e defeitos. Contribua sempre para o diálogo.



Extraído do novo livro do Prof. e escritor Carlos Aurino: "VOCÊ E O MERCADO DE TRABALHO".


________________
 
Pergunta feita por Lena no sítio Yahoo!Respostas.

1ª Resposta dada por Kristal à pergunta de 
Shaiya.

2ª Resposta dada por Nic à pergunta de 
Shaiya.
 __________________

Kristal:


Com certeza, Lena!

Se todos vivessem desta forma o mundo seria ideal!

Beijos!

 __________________

Nic:


Pr.Paulo Roberto Barbosa. (Um cego na Internet! ) Para Refletir...(05-07/06/09)

Servindo De Modelo


"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo
fará" (Salmos 37:5).


Cuide de seus pensamentos; eles se transformarão em palavras. Cuide de suas palavras; elas poderão se transformar em ações. Cuide de suas ações; elas poderão criar hábitos. Cuide de seus hábitos; eles mostrarão o seu caráter. Cuide de seu caráter; ele guiará você a seu destino.
Mau exemplo

Nunca se esqueça de que sua vida é observada. Muitos sofrerão influência de suas atitudes. Alguns aprenderão  a amar ao ver o seu amor e alguns se fecharão em mágoas e rancores se for essa a sua maneira de viver. Alguns estarão cantando em suas janelas se você, ao passar pela rua estiver sorrindo e alguns trarão em seus semblantes a mesma tristeza que caracteriza a sua existência.

Quando o nosso coração vive remoendo pensamentos negativos e desesperançosos, a nossa boca só sabe proferir queixas e murmurações, achamos que tudo e todos estão errados, que não vale a pena lutar, que não há solução para os problemas, que o melhor é apertar a campainha da vida e pedir para sair. Não conseguimos ver o sol que ainda brilha, as flores que continuam perfumando os jardins, os pássaros cantando em orquestras afinadíssimas. Só percebemos os raios e trovões de esporádicas tempestades.

Quando cuidamos de nossas vidas, colocando-as no altar de Deus, nossos pensamentos são transformados, nossas atitudes iluminam os ambientes, nossas palavras enchem de gozo os corações mais abatidos. Se Cristo governa nossas vidas, as queixas dão lugar a cânticos de louvor e adoração, as murmurações são trocadas por braços levantados e profunda gratidão ao Salvador que por nós se entregou na cruz.

Se você continua indiferente aos que lhe observam, se seus amigos não podem encontrar nada de bom em sua maneira de viver, peça a Deus que lhe transforme, pois, não apenas seus amigos ficarão satisfeitos, você viverá muito melhor.


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Origem do Homem: Quem disse que o homem "veio" do macaco?

Charles Darwin


Isso é um erro "Criacionista"...

A questão que levanto é: não acreditem e neguem a evolução, mas dentro do que realmente a evolução diz...

Uma dica: é muito mais inteligente e sábio você refutar a realidade dos fatos, do que criar erros para sobressair...

Neguem sim, não há nada de errado nisso!!! Mais não deturpem o que diz a Teoria da Evolução...

E existe uma grande diferença em dizer que veio do macaco ou que possui um ancestral comum...

Sejam criacionistas, mas dentro da realidade, sei que para muitos não faz diferença se veio do macaco ou tem um ancestral comum...

Mas isso leva a uma reação em cadeia onde outros pontos e definições são deturpados por pura falta de conhecimento, desinteresse ou até mesmo de não querer saber o que contém e sentir-se balançado em sua fé....rsrs

Beijos!!!

________________
 
Pergunta feita por Shaiya no sítio Yahoo!Respostas.

1ª Resposta dada por Malignant à pergunta de Shaiya.

2ª Resposta dada por Bill à pergunta de Shaiya.

3ª Resposta dada por Messias à pergunta de Shaiya.
 __________________

Malignant:


Como ele mesmo temia, ao publicar seu livro, Darwin recebeu acusações de fazer apologia ao ateísmo, de levantar a heresia contra a Bíblia, e que pregava doutrinas blasfemas. Pouco tempo após a publicação de A Origem das Espécies, sua teoria foi atacada pelo bispo Samuel Wilberforce, em um debate realizado na Real Academia Britânica de Ciências, que perguntou a um de seus defensores, o cientista Thomas Henry Huxley, se tinha um macaco como avô. Não foi sem motivos que Darwin temia a reação da sociedade religiosa da sua época, e escondeu A Origem das Espécies por duas décadas. Com a evolução, ficava demonstrado que o ser humano era somente mais um entre todos os animais e que havia evoluído, pela seleção natural, a partir de formas de vida simples.

Devido a sua sólida formação religiosa, Darwin passou por diversos períodos de conflito interno, quando dramas de consciência o faziam ter enormes preocupações com a possibilidade de que sua obra pudesse acarretar polêmicas em relação às doutrinas religiosas que explicavam a história do mundo através da Bíblia. Esse foi um dos motivos que fez com que adiasse a divulgação de suas idéias. Mesmo sua obra não sendo um ataque contra a religião, e sim a superação de um estágio de descrição mitológica e representativa do mundo, a teoria da evolução foi considerada com uma afronta à fé cristã.

Evolução é apoiada por uma substancial quantidade e variedade de provas, que inclui a anatomia, embriologia e a bioquímica, as relações hierárquicas dos organismos vivos, o registro fóssil e provas biogeográficas. Mesmo assim, não é apoiada e, geralmente, incompatível com a ideia de criação de formas de vida imutáveis e independentes.

Big Bang
Criacionistas se apegam a hipóteses para tentar negar a evolução com “unhas e dentes”, uma das mais conhecidas é a de que a evolução é impossível devido à segunda lei da termodinâmica, de Isaac Newton, mas, ou se esquecem ou não têm conhecimento, de que, desde os primórdios nosso planeta não é um sistema fechado e não está preso às limitações das teorias entrópicas. Essa corrente de pensamento afirma que o Big Bang é impossível, que é um delírio, mas não se sentem constrangidos em ocultar, de maneira bastante conveniente, que é possível calcular o evento Big Bang até 0,00000000000000000000000000000000000000000000000000001 segundo após a sua ocorrência. Como não foi possível conferir o que aconteceu logo a seguir, usam essa falta de informação para tentar excluir toda a teoria, não importando a quantidade de indícios existam e que demonstram que ela possa ser realmente exata.

A argumentação de que a história do Gênesis possa qualificar o criacionismo como ciência se desmorona ao observarmos alguns pontos, como, por exemplo, a necessidade de invocar milagres, com o objetivo de condensar os acontecimentos da história da Terra no espaço bíblico de alguns milhares de anos e a afirmação de que todos os fósseis são resultado da inundação de Noé.

 __________________

Bill:


Oi, Shaiya!!

O criacionismo defendido pela maioria dos cristãos não é 100% bíblico, caso fosse, então a evolução não poderia ser negada, pois em Gênesis cap. 1 está a evolução das espécies pra quem quiser ver.

O criacionismo é a afirmação da existência de um criador, apenas isso.

A crença em um criador não anula o evolucionismo ou a teoria da expansão do universo ou qualquer outra teoria.

Como já disse em outra de suas perguntas: o universo não é caótico, mas ordenado, por isso pode ser estudado e compreendido. Assim, sempre surgirão teorias que substituirão outras teorias até que a verdade fique mais próxima.

Embora a "pessoa" de Deus não possa ser provada, sua obra e inteligência podem.

É isso que a ciência na verdade faz, por isso que muitos grandes cientistas não foram ou não são ateus (Newton, Einstein, Stephen Hawking etc.)

Porém, embora a ciência seja inegavelmente importante, ela não é completa e 100% confiável, pois representa o conhecimento humano em desenvolvimento.

Muitos, contudo, têm uma fé cega na ciência, como se fossem "devotos" dela, de modo que, se há algo que a ciência não explica, então não existe.

A ciência não tem poder e abrangência absolutas, pois apenas representa o esforço humano em querer compreender a existência. É um esforço válido, pois o evolucionismo foi um grande passo na compreensão de nossa realidade, mas acreditar que ela tem a resposta pra tudo no estágio atual é o mesmo que pedir a descrição do mundo pelos olhos de uma criança.

Acredito e aceito a ciência, mas pelo que ela é, não pela forma como a idolatram, pois desse modo reduzem o alcance da mente humana, podam o potencial humano, pois a visão da ciência que alguns têm (aqui no YR são muitos) é extremamente restritiva e cheia de dogmas. Alguns afirmam que Deus não existe, apenas por que consideram proibido pensar assim ou porque seu "sacerdote" não autorizou.


O cientista é o "pastô" de alguns por aqui, de modo que, no final das contas, o que muda é a crença, mas o fanatismo é o mesmo, a intolerância é a mesma e a perseguição idem.

O que muda é o objeto de devoção, pra alguns é Deus, pra outros é a ciência, mas a adoração é idêntica.

Sou a favor da liberdade humana, é sobre isso que sempre falo, na verdade. Não concordo com cabrestos, sejam eles quais forem.

Não é isso que Deus quer, pois foi pra liberdade que ele nos criou.

Perdoe-me se fugi um pouco do assunto, mas considerei esse acréscimo como algo relacionado ao tema, pois muitos defendem a evolução como se fosse uma crença e consideram todos que a defendem como se fossem membros de uma seita, com dogmas e tudo mais.

A ciência é Deus e Richard Dawkins é o seu profeta (rsrsrs).

Aceito a evolução, mas também acredito em Deus, sou livre pra pensar assim e a ciência não pode provar que estou errado.

É isso.

Bejãozão!!

Graça e paz!!

 __________________

Messias:


Prezada Amiga Shaiya,

Olha, com sinceridade, prefiro muito mais imaginar ter vindo do macaco do que dos ancestrais praticaram tanta crueldade mundo afora: retalhando e queimando vivos “infiéis” apenas porque tinham pensamentos divergentes; milhões de judeus assassinados pelos nazistas; bomba atômica fervendo 140 mil pessoas. Atrocidades que vão muito além dos instintos animais!

Mas o tema não é este, e sim a teoria evolucionista. Cabe esclarecer o que neste caso quer dizer “Teoria”, sendo assim, melhor do que minhas palavras, trago-as do ex-diretor do Projeto Genoma Humano dos EUA, Francis S. Collins, segue:

“Os críticos adoram salientar que a evolução é só uma teoria, uma afirmação que intriga cientistas em atividade, acostumados a um significado diferente dessa palavra. Vasculhando os dicionários, podemos encontrar duas definições alternativas para o termo ‘teoria’: (1) um ponto de vista especulativo ou conjetural sobre algo; (2) princípios fundamentais subjacentes à ciência, arte etc., como a teoria musical e a teoria das equações.

É a segunda acepção que os cientistas se referem ao falar da teoria evolucionista, assim como quando mencionam a teoria da gravidade ou a teoria sobre germes de doenças infecciosas. Nesse contexto, “teoria” não pretende transmitir incertezas; para isso, um cientista usaria a palavra ‘hipótese’.” (A Linguagem de Deus, pag. 147).

Estou trazendo Francis Collins exatamente porque este conceituado cientista é um evangélico, buscando conciliar a ciência, a teoria evolucionista de Darwin com sua religião, para mim, um pioneiro dentro de sua crença, pois esta é a que mais nega a ciência.

Trago um trecho pertinente de seu livro “A Linguagem de Deus”:

“permita-me encerrar este breve capítulo com uma adorável solicitação aos membros da Igreja evangélica, uma entidade da qual me sinto participante e que tem feito tanto bem de tantas outras maneiras ao disseminar a boa-nova do amor e da graça de Deus. Como pessoas que nele Creem, vocês estão certos em se manter firmes ao conceito de Deus como Criador; estão certos em se manter firmes às verdades da Bíblia; estão certos em se manter firmes à conclusão de que a ciência não dá respostas às questões mais urgentes da existência humana; e estão certos em se manter firmes à certeza de que é preciso resistir firmemente às alegações do materialismo ateísta. Essas batalhas, porém, não serão vencidas se vocês basearem suas posições em fundamentos falhos. Continuar a fazer isso dá aos oponentes da fé (que são muitos) a chance de obter uma série imensa de vitórias fáceis.”

Benjamim Warfield (...) escreveu estas palavras extraordinárias, que poderiam muito bem ser adotadas pela Igreja de hoje:

Como cristãos, não podemos, então, adotar uma atitude contrária às verdades da razão ou às da filosofia, ou às vezes da ciência, ou às da historia ou da critica. Como filhos da luz, devemos tomar cuidado para nos manter abertos a cada raio de luz. Que cultivemos, então, uma atitude de coragem diante das investigações do dia. Ninguém deve mostrar mais cuidado com isso do que nós. Ninguém deve ser mais rápido para perceber claramente a verdade em cada campo, ser mais acolhedor para recebê-la, ser mais fiel para segui-la, para onde quer que ela conduza. ”(A Linguagem de Deus, pag. 184-185).


-------------

Um Forte Abraço, Paz e Luz!!!




"O fanatismo é para a religião o que a hipocrisia é para a virtude."?




"(Charles Palissot de Montenoy )"

Hoje... Fiquei pensando em mortes provocadas diretamente por fanatismo religioso...

Isso nos dias de hoje é inaceitável...

Somos todos "Tão Direitos Humanos"!!!!

Mas mesmo assim ainda se mata por religião...

Que Pena!!!

Abraços!

Shaiya!

________________
 
Pergunta feita por Shaiya no sítio Yahoo!Respostas. 
 
Resposta dada por  Bill à pergunta de Shaiya.
__________________
 
Olá, Shaiya!

Em minha opinião, o fanatismo de fato é um mal que corrompe e desvirtua a religiosidade do indivíduo e não da religião, necessariamente.

Pode haver um fanático católico, protestante, hinduísta e etc. que mata ou persegue em nome de sua religião, mas isso não significa que a religião que ele segue prega o fanatismo ou o desamor entre as pessoas.

O fanatismo deve ser combatido dentro das igrejas em primeiro lugar, porque a intolerância, muitas vezes, é fruto da ignorância do indivíduo em relação a sua própria religião.

Jesus pregou o amor, a tolerância, a paz e etc., entretanto muitos mataram em nome dele, não é?

Como um usuário, aqui no YR, disse certa vez: "Jesus é o maior laranja de todos, porque fazem muita coisa no nome dele, sem que tenha algo a ver".

O mesmo ocorre com outras religiões, também.

Posso estar enganado, mas acredito que não haja alguma religião que tenha o fanatismo ou o ódio como doutrina.

Entretanto, convém dizer que há outros tipos de fanatismo (como o ideológico, por exemplo).

Esses outros tipos são, em meu entender, mais difíceis de combater. Por que não estão atrelados a determinado grupo, logo, podem surgir de onde menos se espera e a qualquer momento, sem controle algum.

O fanatismo religioso pode e deve ser controlado pelos grupos religiosos, afastando a ignorância de seu meio.

Mas, para os outros tipos de fanatismos não há qualquer tipo de controle ou previsão.

É isso.

Graça e paz!