Seguidores

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Deus é necessário para que sejamos bons?




Se você acha que, na ausência de Deus, cometeria roubos, estupros e assassinatos, revela-se uma pessoa imoral e faríamos bem em nos manter bem longe de você.

Por outro lado, se você admite que continuaria sendo uma boa pessoa mesmo não estando sob a vigilância divina...

Você destruiu a alegação de que Deus é necessário para que sejamos bons.

__________________
Pergunta feita por Lisandro Hubris no sítio Yahoo!Respostas.
1ª Resposta dada por Léxis*.
2ª Resposta dada por Lüc@z.  

3ª Resposta dada por Bill.


* usuária excluída do Y!R
__________________

Léxis:


Amigo,

EU NÃO PRESTO, você não presta e ninguém que é ser humano presta, tenho certeza absoluta que na ausência de Deus, da Fé, da Moral, da Ética, da Lei, da Polícia, da punição, do MEDO, do Estado, todo nós cometemos estupros, assassinatos, roubos....

Revelo com toda dignidade que antes de ser uma pessoa racional existe dentro de nós um ser "primitivo", "instintivo" e "amoral" e faríamos bem em nos manter bem longe dele, mas ele está DENTRO de nós.

Sem ler minha resposta (inteira) não vai me entender.

Tenha a fraternidade de me dar uma chance, pense comigo, não lhe farei mal algum, J U R O! Dou-lhe o direito a réplica.

Eu sou adepta da filosofia de Thomas Hobbes, cheguei a essa admiração não só através dos livros, mas pela verdade do que vi em minha vida prática e profissional.

Deus, Fé, Polícia, Superego, Moral, Ética, Cidadania, e seja lá o que mais desejar acrescentar. Tudo é necessário e impõe FREIOS a uma força animal que existe dentro de nós, é esse complexo sistema de freios que faz com que sejamos bons, o ser humano cria essas ilusões, os Mitos, os Contos, tudo para tentar brecar a BESTA FERA que mora em nós.

O ser humano é uma máquina natural instintiva que tudo quer, ela está submetida diariamente a privações da nossa conduta humana que teme causas e efeitos.

O motor que nos impulsiona o viver busca é a satisfação plena do apetite dos desejos e o aniquilamento das aversões. Embora nossos desejos existam, eles têm objetos distintos, que variam de intensidade e são sujeitos a mudanças para conformação social. Só os sábios controlam seus instintos, por isso, são folclóricos, famosos e se tornam DEUSES.

O conceito do bem ou bom:- é tudo que satisfaz os apetites de glória, dinheiro, plenitude, poder...

O conceito de mau ou mal:- é tudo que conteria os apetites, geraria aversões e frustrariam nossa plena saúde e vontade...

É da natureza humana agir deliberadamente, sempre buscando a satisfação de desejos e ganância, isso pode variar na intensidade de uns para outros, o que não interfere no comum a todos buscarem o poder.

O ser humano é por natureza egoísta, ele usa sua liberdade humana para se unir. Na verdade o que ele quer é se garantir, se preservar na vida e consequentemente fazer tudo aquilo que deseja e seja possível, o direito da sobrevivência é sempre mais forte.

Ao ser humano não basta ter fé e ser bom por "crer".

Cabe à Humanidade o dever de esforçar-se, de ter atitudes, de lutar para impor o bom e o bem.

Isso para garantir que exista a paz, para que esta seja mantida.

Se o nosso estado de harmonia pessoal ou social em que vivemos ou nos encontramos for violado, não titubeamos em ser indignos, de recorrer à força e ao livre uso do poder do mais forte para matar ou morrer.

(Para onde foi o "bom" pelo poder de Deus, na hora das Guerras, ele some, analise a Guerra e entenderá.).

Uma consequência desse princípio é a dificuldade do homem em gerar riquezas: ocupa-se primordialmente em atacar os outros ou proteger-se contra ataques alheios. O estado de natureza humana é sinônimo de estado de guerra, isso desde os primórdios (a.C. X  d.C.)

Errei; perdão!

Léxis


 __________________

Lüc@z:


Há uma coisa que temos que definir: é a ausência de Deus ou a ausência da crença na existência de Deus?

Se for a ausência de Deus, a conversa já termina, pois sem Deus não existe nada, nem o nada.

Se for a ausência da crença na existência de Deus, não necessariamente a pessoa que não crê não tem motivos para ser boa. Há religiosos que acreditam que a bondade é um dom gratuito de Deus, dado quando Ele quer para aqueles que seguem a sua Vontade. Eu, porém, creio que Deus nos deu meios para adquirirmos a percepção de que a bondade é uma condição necessária para a felicidade. Isso independe de crença ou descrença, depende da consciência social de cada um.


 __________________

Bill:


Olá, Lisandro!!

Deus criou sua Lei para referência entre certo e errado, se todos cumprissem, não haveria tantas mortes, crimes, gravidez na adolescência e etc.

Ou seja, a Lei é para o homem e não pra Deus. O objetivo da Lei é a convivência harmoniosa entre as pessoas.

Para um relacionamento com Deus, a fé basta.

É evidente que qualquer um que tenta ganhar pontos com Deus através de uma bondade fingida não é cristão de verdade e não conhece o Deus que julga crer.

É evidente, porém, que Deus valoriza o que é correto, pois quem de fato crê em Deus é disciplinado e instruído por ele. Quem não crê segue seus próprios valores e pode ser bom ou não, depende de cada um.

É isso.

Graça e paz!!

Um comentário:

  1. Gostei muito da postagem e interessante!Pois,trata-se de um tema polêmico!Bjks♥

    ResponderExcluir