Seguidores

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Qual o seu conceito de pecado?





Para os antigos, pecar era transgredir a Lei Mosaica.

Mas Jesus reformou esse conceito.

O que é pecar para quem tem Jesus como seu Salvador?

__________________
Pergunta feita por Dídimo no sítio Yahoo!Respostas.
 
Resposta dada por Bill.
__________________



 
Olá, discípulo menor!

Você é o Frei Bento?

O Frei tinha o costume de usar essa expressão: "irmão menor e pecador".

Conforme podemos ver em 1 Co 8, o pecado se torna pecado conforme a maturidade da pessoa.

Nesse texto, vemos o apóstolo Paulo proibindo os membros da igreja de Corinto a comer carne sacrificada a ídolos. Entretanto, no mesmo texto, ele diz que comer dessa carne não tem problema algum, na verdade.

O apóstolo entrou em contradição, então?

Não, de modo algum.

Ele mesmo explica tudo.

Ele diz que a mente imatura de alguns poderia confundir as coisas, achando que ao comer daquela carne, então se tornariam devotos daquele deus. Assim, esse irmão mais fraco poderia ficar escandalizado ao ver outro irmão comendo daquela carne ou, de outra forma, poderia pensar que não haveria problema algum em ser também devoto daquele deus, além de Jesus.

Em ambas as situações a fé do irmão mais fraco seria prejudicada grandemente.

Por isso o apóstolo diz que por causa do irmão imaturo, nem ele próprio iria mais comer daquela carne.

Entende?

O apóstolo instituiu uma regra, definiu um fato como pecado: comer carne sacrificada.

Mas essa regra surgiu por causa da imaturidade de alguns, ou seja, comer carne sacrificada, conforme o próprio apóstolo, não era pecado, mas mesmo assim não comeria dela.

Uma mãe que se importa com o filho faz a mesma coisa, pois o proíde de brincar com faca quando, por exemplo, mas quando essa criança crescer, então poderá se tornar açougueiro ou cirurgião (ou ambos, rsrs).

A regra existe conforme a maturidade da pessoa.

As leis de Deus seguem esse mesmo princípio.

Dê uma olhadinha aqui e verá uma explicação mais profunda e detalhada sobre isso.

Graça e paz.

4 comentários:

  1. Me desculpe mas não ví neste vídeo nada ligado ao assunto... Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  2. A música refere-se a restauração. Nós pecadores precisamos de restauração, não é?

    ResponderExcluir
  3. Olá, amiguinho!
    O meu conceito de pecado é: Miopia profunda!

    Beijos

    Isabel Pina

    ResponderExcluir
  4. A RAIZ DA PALAVRA PECADOO Pecado e a Sua Raiz Hebraica
    No Yvri=hebraico a palvra pecado é hatah=errar o alvo, ou mudar de direção!
    No grego é hamartia=sair da rota;
    No latim é pecare=cair fora do caminho!
    "Que nota eu tenho recebido do Mestre em meu tiro ao alvo espiritual?". Ou melhor dizendo: "a vida de fé no mashyah que tenho vivido ultimamente tem sido aprovada ou rejeitada por Yaweh?". Ou ainda,: "que 'nota' Yahshuah daria para a minha 'pontaria' de hoje"? Pense nisso.
    II - O Pecado e a Sua Raiz Grega,
    "O termo grego aqui traduzido como 'pecado' é uma palavra que, entre os gregos pagãos, significava 'errar o alvo' ou 'falhar no desempenho'. Os atletas gregos, mirando um alvo, algumas vezes erravam na pontaria. Assim também a raça humana inteira errou o alvo, a saber, uma vida conduzida para a glória de Yahweh
    “O que é confirmado por Shaul=Paulo...Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.... "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Yaweh Ro,3,12,23.
    Ao lermos esse texto, percebemos que o conceito de "pecado" por trás da palavra hamartia é muito parecido com o conceito encontrado no hebraico hata', principalmente quanto à idéia de "errar o alvo".
    III - O Pecado e a Sua Raiz Latina
    Por fim, nos deparamos com o conceito de "pecado" em latim. Sabe-se que o verbo português "pecar" é derivado do latim peccare que, em seu uso primitivo, significava: "fazer passo em falso, perder o pé, e, portanto, cair, falando-se dos cavalos e outras montarias; depois, figuradamente, fazer mau passo moral, errar, cometer falhas".[4] Tal palavra tem ligação com a palavra latina pecus, que significa: "pé defeituoso, pé incapaz de percorrer o caminho".[5] Em outras palavras, "pecar" é "coxear, manquejar, capengar". Aliás, a partir desses dados, poderíamos muito bem concluir que "pecar" é "dar mancadas com Yaweh". Dito de outra maneira, quando pecamos estamos dando um "passo em falso" em nossa relação com Do Eterno Yahweh.
    Conclusão
    De forma bem geral, podemos resumir esse breve texto dizendo que a "raiz" do pecado encontra-se basicamente em dois fatores: "errar o alvo" e "pisar em falso no caminho de Yah". Quando não atingimos o "alvo" proposto por Yahshuah para a nossa vida (que é glorificá-lo por meio de todo o nosso viver) e também quando não andamos "corretamente" nos seus caminhos, tais atitudes se traduzem em pecado diante dEle.
    Àquele que é poderoso para ajudar-nos em nossa "pontaria" e em nosso "caminhar" seja a glória e o louvor para todo o sempre...i
    Ivonil ferreira de carvalho====jatai-go

    ResponderExcluir