Seguidores

domingo, 22 de abril de 2012

Sou obrigada a perguntar novamente: o que Jesus instituiu em Jo 23, 20-23?





20. Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.

21. Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós.

22. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo.

23. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.

--------------------------------------…

Por favor, não me respondam que se não perdoarmos as faltas de nossos irmãos, Jesus não as perdoará também, como responderam na minha pergunta anterior.

JESUS NUNCA NOS ENSINOU A NAO PERDOAR. Além disso, Jesus disse AOS APÓSTOLOS para perdoar ou não perdoar os PECADOS dos outros.

Note que antes de dizer isso, Ele soprou o Espírito Santo neles.

E aí: o que Jesus instituiu aí?

__________________ 
Pergunta feita por Fortaleza linda no sítio Yahoo!Respostas


Resposta dada por devota feliz

Resposta dada por Bill

Resposta dada por ?.

________________

devota feliz

  
O ser-humano não é fantástico? O texto é claro, mas as pessoas simplesmente se negam a interpretá-lo, negação total da realidade.

Jesus instituiu o Sacramento da Confissão.


________________
Bill


Oi, Linda!!

Você é chatinha, mas gosto de você. Gosto muito.

Sou protestante desde criancinha, por isso não conheço a doutrina católica. Então vou responder conforme aprendi.

Nesse texto que você colocou, Jesus está falando aos discípulos algo que é útil a todos os cristãos, pois eles eram o embrião da igreja, então seria responsabilidade deles divulgar e ensinar as palavras de Jesus, logo, a confissão, perdão de pecados e o Espírito-Santo não seriam exclusivos a eles.

Observe:

Em At 8.14-17: “Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.”

Nesse texto, e em muitos outros, vemos o Espírito-Santo em todos os que criam (olhe At 2).

A presença do Espírito-Santo, na vida do cristão, é a prova de que ele foi salvo, pois só pelo Espírito-Santo é que podemos chamar a Jesus de Senhor.

Observe:

1 Co 12.3: “Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.”

Em relação ao perdão, você sabe que Jesus disse a todos nós, mas a confissão de pecados, também é.

A confissão do erro a alguém de confiança produz cura interior.

Tg 5.16: “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”.

Os apóstolos eram o embrião da igreja, pois foram os primeiros a receber os ensinos de Jesus, mas não eram detentores exclusivos das promessas de Jesus, mas seus mensageiros.

Todos nós que cremos somos a “Ekklesia” de Deus e herdeiros de suas promessas.

É isso.

Graça e Paz

________________
?


Espera ai. Eu uso uma Bíblia de edição católica. E nela (eu a estou folheando agora) não tem, no Evangelho de João, o capitulo 23. O ultimo capitulo e o 21. E essa passagem transcrita abaixo da pergunta, esta no capitulo 20, do versículo 19 ao 23. E muito estranho isso.

Mas de qualquer maneira, o texto, pelo seu contexto, não institui sacramento nenhum, fica muito claro que Jesus estava conferindo poderes a Sua Igreja através de todos aqueles que cressem no Seu Nome. Notem que o versículo 19 relata que estavam reunidos ali, com medo dos judeus, os discípulos de Jesus. Não diz que eram só os apóstolos.

O poder de reter e perdoar pecados e outorgado a todos os seguidores de Cristo que creem com o coração e confessam com os lábios que Jesus Cristo e o Filho de Deus e desenvolvem os frutos do Espírito Santo.

Isso esta confirmado em Tg 5:16 "Confessai as vossas culpas UNS AOS OUTROS, e orai uns pelos outros, para que sareis.....".

________________

Comentário de Fortaleza linda à resposta de ?
 

Errata: o capítulo mencionado é o 20 e não o 23.


Nenhum comentário:

Postar um comentário