Seguidores

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Se Deus é sempre perfeito e completo, como pode nascer n'ele a vontade de criar?




NOTA:

se tudo está perfeito, sendo essa perfeição não mais uma meta, nada mais cabe ali. estou completo. realizado. satisfeito comigo e com tudo que existe fora de mim.

ora, se "sou" e tenho "tudo", o que mais hei de querer ? sonhar com o quê se todos os possíveis sonhos que eu posso ter estão realizados em mim ?

ufa! meus bons e generosos e inteligentes colegas, todos queridos meus. desculpem esta jovem que tem andado procurando decifrar-se para não ser devorada pela curiosidade.

decifro-me ou num ato antropofágico me devorarei!

voltei tão-somente porque acredito que os colegas me ajudarão nessa busca. obrigada a todos. volto ao meus retiros espirituais.

carmem e sempre carmem. a irmã( sempre descobrindo novos caminhos dentro dela) das manhãs.

felicidades. nunca esqueçam: gosto muito de vocês.

__________________
Pergunta
feita por Carmem Germana Parente no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Bill.

 ________________

Oi, Carmem!

Ultimamente você anda bem inspirada para perguntas, rsrs. Cada uma mais complicada que a outra. rsrs.

Bem, você sabe o que é o amor?

Muitos Definem o amor como um sentimento egoísta, pois se você ama alguém, então quer essa pessoa perto o tempo todo, né? Afinal, existe uma necessidade a ser atendida. Entretanto, isso não é apenas amor à outra pessoa, mas, principalmente, amor a si mesmo. Quando suas necessidades estão em primeiro lugar, então, a outra pessoa passa a ser um objeto útil para a sua satisfação pessoal. As necessidades dela não são sua prioridade, a satisfação dela também não, a felicidade de outra pessoa não é de seu interesse.

Mas a Bíblia define o amor como algo sublime e além de nós. Conhece 1 Co 13? É um dos textos bíblicos mais conhecidos que existem. Lá diz que mesmo que eu fale a língua dos anjos e dos homens, se não for por amor, então não tem valor. Mesmo que tenha fé a ponto de transportar montes ou dê o próprio corpo para ser queimado, se não for por amor, é sem sentido.

O amor só tem sentido quando outra pessoa é o alvo.

Certa vez eu vi uma história interessante em um mangá (gibisinho japonês), onde contava a história de um velho samurai importante e muito egoísta que caiu em desgraça, por isso, ele foi morar em um barraco de madeira a beira da praia. Certa vez houve um naufrágio, mas só um garotinho de uns 2 ou 3 anos sobreviveu, aí o samurai resolveu adotar o menino. Quando o garotinho tinha uns 8 ou 9 anos, o velho percebeu que ele não falava, mas, certo dia, um antigo discípulo desse samurai foi visitá-lo para tirar um sarro de sua desgraça. Esse discípulo em poucos minutos percebeu o problema do garoto: ele era surdo.

O velho samurai, em seu egoísmo, só tinha olhos para si mesmo, por isso, sua visão de mundo era extremamente restrita, sua compreensão da realidade era tão limitada que nem a surdez do menino ele conseguiu notar.

O excessivo amor por si não permite amar outras pessoas (e nem notá-las, muitas vezes). O excessivo amor por si mesmo significa um coração vazio, carente e necessitado.

Quem consegue amar outras pessoas e, de fato, se importar com elas, então, tem o coração pleno, completo e livre. E pode olhar para o mundo e entendê-lo, pois sua visão de mundo também é mais ampla, pois o mundo não gira ao seu redor, entende?

Deus não precisa de nada, não é carente de nada. Por isso, Carmem, ele ama. Ama sem querer nada em troca, ama apenas pelo prazer de conceder a nós a alegria que nos preparou. Ele não nos criou para si. Não nos criou por sentir alguma necessidade. Somos apenas fruto de seu amor, só isso. Por isso, somos livres para amá-lo ou não, para aceitá-lo ou rejeitá-lo. É por amor que Deus faz as coisas, não é por necessidade.

Já perguntaram algo parecido antes, bem aqui.

É isso.

Bjs,

Graça e paz.

2 comentários:

  1. Boa tarde CHRISTIAN tudo bem ? meu nome é wellington , algo me chamou a atenção quando coloquei no google a palavra (Verdade) tenho 23 anos mas só agora estou questionado o significado sobre amor,valores e sabedoria. E como base de tudo isso estou analisando os fatos através da verdade ,fatos e não apenas do que me falam , vou procurar se a informação é correta através de fatos ,percebo que é inteligente e tem um conhecimento de vida fora a personalidade forte , vou te fazer uma pergunta que é para enriquecer meu estudos , Deus é perfeito , algo perfeito não precisa de mais nada para se completar ok , então porque Deus criou o Homem ? agradeço ao responder , desculpa tal português pobre que estou melhorando .

    ResponderExcluir
  2. Olá, Wellington!

    Desculpe a demora em responder.

    Somos ensinados a ver a vida a partir de basicamente duas vertentes: finalidade e prazer.

    Tudo que fazemos, obrigatoriamente, tem que ter uma razão de ser, uma finalidade.

    Outra forma de ver a vida é através do prazer, ou seja, se não há uma razão específica pra que façamos algo, então é por prazer que o fazemos.

    Resumindo, ou sou obrigado a fazer algo ou faço apenas por gosto.

    Mas veja só..., em todo caso, é pra MIM que faço isso ou aquilo.

    São nossos interesses que sempre estão em primeiro lugar, certo?

    Naturalmente, pensamos que Deus é igual a nós, imaginamos Deus fazendo algo por que tem uma finalidade específica visando seus interesses ou prazer, que também envolveria seus interesses.

    Mas Deus é amor.

    Como o amor age?

    A definição bíblica de amor, em 1 Co 13, diz que o amor não busca o seu próprio interesse, o verdadeiro amor não tem a própria felicidade como alvo, mas a felicidade de outra pessoa.

    Somos o alvo do amor de Deus, e somos nós que ganhamos com isso, não ele, entende?

    Se quiser se aprofundar nesta questão, sugiro a leitura de duas postagens deste blog:

    1 - Este texto fala especificamente sobre o amor de Deus: http://pensadorlivre-bill.blogspot.com.br/2011/01/deus-ama-voce.html

    2 - Este aqui, embora o título do texto e seu início não demonstrem, mas no final nos mostra o que podemos ganhar com tudo isso: http://pensadorlivre-bill.blogspot.com.br/2011/08/deus-tambem-matou.html

    Espero ter ajudado.

    Abraços.

    ResponderExcluir