Seguidores

terça-feira, 15 de maio de 2012

Você se considera uma pessoa racional ou emocional??? Qual das duas opções é a melhor?




Estamos isentos de erros sendo mais racionais ou não?


__________________
Pergunta
feita por Alane Poison no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Bill.

 ________________




Oi, Alane!

Sou bem racional, mas nem por isso sou insensível.

Muitos confundem racionalidade com frieza, mas nada tem a ver.

Uma pessoa racional apenas pensa antes de agir, pondera de forma consciente e lógica e depois decide sabendo muito bem o que está fazendo.

Isso significa não ter coração?

Não, não significa. Uma pessoa racional não é desprovida de emoções, pois é impossível não ter sentimentos, acredito que apenas psicopatas conseguem essa proeza.

O que acontece é que uma pessoa racional não é influenciada por emoções. Embora possua sentimentos, eles não tomam as rédeas de sua vida.

Uma pessoa dominada por emoções não tem total controle sobre suas ações, nem sempre consegue refletir sobre suas atitudes e age por impulso geralmente. Mas ainda há, entre os emotivos, quem reflita sobre as coisas, entretanto, embora reconheça os prós e contras de determinada decisão e respectiva consequência, mesmo assim toma a pior decisão apenas porque seu "coração" mandou.

O coração não pensa, é a mente que pensa. O que nos difere dos animais é a nossa capacidade de raciocinar logicamente, sem isso, seríamos regidos apenas por instintos, sem noção alguma de certo, errado ou consequências.

Conheço uma moça que está casada a mais ou menos 3 anos com determinado sujeito. Ela é infeliz com ele. O cara é baladeiro, tem filhos com outras mulheres, usou drogas e etc. Ela sabia de tudo isso antes de se casar, sabia que estava entrando em uma tremenda fria. Mas ela dizia: "Ah! Eu gosto dele". Isso pra ela já bastava. Pois é, agora se arrepende amargamente.

Quem segue apenas o coração sofre mais e desnecessariamente, além de ter uma dificuldade enorme em aprender com os erros, pois sempre os repete.

Por isso, pra mim, a melhor opção é ser racional, Isso não significa ser desprovido de emoções, pois é impossível, significa apenas saber o que está fazendo, só isso.

Bjs,

Graça e paz.

12 comentários:

  1. Olá!Bom,eu sempre digo que o coração é enganoso e que muitas vezes fazemos ou falamos as coisa com a emoção e logo nos arrependemos.Mas,muitas vezes a razão nos torna tão insesíveis.Para mim,devemos usar os dois o coração e o coração e de maneira moderada!Bjks

    ResponderExcluir
  2. Sou mais emocional do que racional!
    Não sei qual das duas opções é melhor.O que sei é, que me sinto bem fazendo o que meu coração manda.
    Sei que já me dei muito mal na vida por agir assim. Mas é algo que nasceu comigo e eu não consigo mudar. Contudo, aprendi muito . Aprendi a pensar um pouco mais antes de deixar o meu coração tomar decisões precipitadas. Hoje, me sinto mais segura. Mas, continuo emocional!
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  3. É muito melhor ser racional.É até mais fácil.Levantamos um muro e ficamos protegidos por nossos pensamentos e raciocínios, impedindo que qq coisa que venha contra o que achamos certo se aproxime. Ser emocional é uma armadilha. Pois quando menos se espera cae-se nela. Sobretudo os extremamente racionais.Pois como o coração é enganoso e rege a linha dos sentimentos, quando a racionalidade cansa e eu sei que cansa, deixamos o coração falar mais alto. E aprendemos com os erros??? Quisá!!!
    abçs

    ResponderExcluir
  4. Olá, amiguinho!
    Sou mais emocional do que racional!!!(como a Téte)
    Não sei qual das duas opções é melhor.O que sei é, a emocional faz muitas vezes perder a razão e leva-nos ao mundo de hoje.
    Sou muito emocional e não consigo mudar.
    Estou a fazer um tratamento psiquiatro, que me ajuda a ser um pouco mais racional.
    Mas, emoção e razão, quando ama-mos a mesma pessoa,fico sem defesa e o coração fala mais alto.

    Abraços, irmãozinho e obrigado pelo teu trabalho.
    Isa Pina

    ResponderExcluir
  5. Sou mais racional, e não acho que seja tão bom assim, nem todas as respostas podem ser alcançadas por meio da razão, tenho enorme dificuldade em lidar com o desconhecido embora a vida exija isso constantemente.
    A Verdade é que racionalidade cansa!!! (Concordo com vc Cris) Agora entendo por que as vezes perco o controle de minhas ações e acabo agindo impulsivamente; isso acontece quando estou cansada de viver uma vida desértica, dominada pela razão, onde pouca coisa acontece: estagnação em nome do controle.

    ResponderExcluir
  6. Gostei......sou um vara racional isso é muito bom pra mim, o ruir mesmo é se envolver com pessoas irracionais. Mais enfim.... o amor da minha vida é irracional a gente terminou mas eu continuou amando e apaixonado. enfim....vamos da tempo ao tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como se sente, amigo!

      Já passei por isso também.

      Ao contrário do que pensam, racionalidade não é sinônimo de frieza.

      Abraços.

      Excluir
  7. Ser racional em todos aspectos da vida é muito difícil; pra mim, particularmente é quase impossível. No que diz respeito ao amor principalmente. Pois não importa o que a lógica diga, eu sempre tenho aquela sensação de - e se eu fizesse isso, ao invés disso? - mas esse é meu lado emocional falando. Tem que ser meio casca grossa pra superar isso. Coisa que eu não sou.
    Fora isso, me considero um cara bastante racional. Pelo menos comparado a muitos que conheço! ótimo post.

    ResponderExcluir
  8. Somos todos racionais e emocionais, mais existe pessoas mais emocionais do racionais,assim da mesma forma existe pessoas mais racionais do emocionais.

    (Deivid Freitas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não acredito que no planeta terra haja uma pessoa que seja racional. porque^? um explo. morte quer dizer extinção,como pode nosso corpo ser extinto se é formado totalmente de atomos. os corpos dos dinossauros foram extintos ou transformados? trnsformados é claro porque hoje usamos o petroleo não é.

      Excluir