Seguidores

domingo, 29 de julho de 2012

Os pensamentos são tiranos que sempre vêm nos atormentar?




_______________

Pergunta feita por Najinha no portal Yahoo!Respostas


Resposta de Bill.
__________________



Oi, Najinha!

Sim, são tiranos. Rsrs

Acredito que a única coisa que não temos controle são os pensamentos, até emoções dá pra controlar, com esforço, mas dá. Mas pensamentos, sem chance!

Os pensamentos funcionam como as imagens que vemos com nossos olhos, não podemos escolher o que ver, assim como não podemos escolher em que pensar, podemos apenas escolher qual pensamento é prioritário, mas nunca ocupamos a mente com apenas uma coisa.

Nossa mente funciona conforme nossos sentidos nos direcionam, observe: o mundo está passando bem na nossa cara, as imagens nos invadem sem controle. Mas imagens são externas, não são produzidas por nós, apenas as captamos, logo, é irracional considerar a possibilidade de controlá-las (e nem queremos controlar, né? Afinal quem quer ficar cego? rsrs). Não sou entendido do assunto, mas acredito que a primeira fase do pensamento é quando ele é apenas fruto daquilo que nossos sentidos captam, o turbilhão de imagens que captamos transformam-se em pensamentos, os sons, sabores, odores e o toque idem. Captamos informações sensitivas o tempo todo.

Esses são os pensamentos de origem externa e são também os mais abundantes em nossa mente. Esses pensamentos são selecionados pela razão e transformados em informação ou pela emoção e transformados em sentimentos.

Essa transformação é que é o problema.

Os pensamentos de origem emocional são impossíveis de se controlar. Como disse anteriormente, a emoção pode ser controlada, pois é possível controlar a raiva, por exemplo, entretanto, os pensamentos oriundos dela, mesmo contra nossa vontade, ficarão em nossa mente por muito tempo e podem se transformar em rancor ou mágoa eventualmente. O mesmo ocorre com a tristeza e seus pensamentos de derrota que nos dominam.

E os assuntos do coração, então? Rsrs

Você pode decidir nunca mais ver alguém e até consegue cumprir isso, mas para deixar de pensar... Demora pra caramba e ainda atormenta o dia inteiro. Rsrs

Fazer o que, né? Rsrs

Bjão,

Graça e paz.

3 comentários:

  1. Adorei a postagem bem explicada e objetiva!Bjks

    ResponderExcluir
  2. É, o pensamento é fogo!Quantas vezes me peguei lutando contra eles... e outras vezes os ninava como que para fazer jorrar sangue no lugar que fui ferida. E tive muitas vezes que, literalmente "comer" a palavra que diz "Quero trazer à lembrança, o que me pode dar esperança", Lam 2. Não te indignes por causa dos malfeitores, dos que praticam a iniquidade pois eles definharam como a relva e murcharão como a erva verde"... meu Deus, quanto tive que fazer prova dessa palavra e hoje poder dizer à alguem, funciona. É custoso, trabalhoso, requer esforço, mas como a palavra de Deus é viva e eficaz e não volta vazia, funciona!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir