Seguidores

domingo, 26 de agosto de 2012

Por que Satanás e o mal fortuito não existem?




Na aglomeração humana, o dito mal se justifica em detrimento de conseguir algum bem.

Um homem só seria potencialmente benigno por não estar apto a destruir ou impedir o sonho ou desejo de outro. O que faz o mal existir é o conflito de interesses, opiniões e entendimento.

O Satanás representa o mal "per se" e não poderia existir como pretendem algumas escrituras, simplesmente por não levar vantagem alguma em fazer o mal, por exemplo:

Ao raptar uma alma para o Inferno através de conduta decaída o que Ele ganha e o que Deus perde?

Se Deus perdesse toda a humanidade pro Satã, estalaria os dedos e desfaria toda essa humanidade decaída e depois acabaria com o Satanás. Se não faz isso é por que há algum motivo!

Se alguém disser que Ele ama o mundo, isso não é lógico, já que um ser perfeito não poderia amar algo imperfeito e que ainda sofre pela sua incompetência.

Da mesma forma o que faria Satã ao conseguir colocar toda a humanidade do seu lado, no suposto Inferno? O que ele ganharia com isso?

Mostrar que o homem é um lixo?

E se não conseguisse colocar alguns que por mérito e valor não decaíssem, com certeza estaria ajudando a Deus, motivo pelo qual filosoficamente a maldade satânica é improvável.


_______________ 

Pergunta feita por Kéfren no portal Yahoo!Respostas.

Resposta de Bill.
______________


Olá, Kéfren!

Deus não ama a perfeição, ele ama o indivíduo, assim como nós também amamos as pessoas mesmo que sejam imperfeitas.

Concordo com sua frase: “Um homem só seria potencialmente benigno por não estar apto a destruir ou impedir o sonho ou desejo de outro.” E ainda acrescento: o amor torna isso possível, pois, segundo o apóstolo Paulo, o verdadeiro amor não busca seus interesses, não é egoísta ou egocêntrico, mas doa-se. Dizem que o amor é divino, pois só Deus ama assim, ou seja, ele não ama visando algo em troca, afinal, ele não precisa de nada, assim, temos liberdade em rejeitá-lo, caso queiramos. Assim, Deus não espera ganhar nada com nossa salvação, mas ele doa-se a quem voluntariamente quiser recebê-lo.

Mas, e a maldade do diabo, o que ele ganha com isso?

Com certeza nada, mas a questão é que, pra ele, ninguém deve ganhar também.

Ele queria ser divino, mas Deus negou e o expulsou do céu. Mas, essa divindade está em nós humanos, em você e em mim. Não está nele.

Por isso, nós somos o principal objeto de seu ódio e de seu rancor, além disso, em nossa “salvação” está a sua completa humilhação, afinal, ele estava no céu, não sofria, não precisava de nada, mas conseguiu ser expulso. Nós, ao contrário, sofremos e padecemos, temos todos os motivos do mundo para uma revolta contra o bem, mas não fazemos isso, nós lutamos, evoluímos.

Também somos o alvo de sua vingança pessoal contra Deus, pois somos o principal alvo do amor de Deus, ao nos atingir, Deus é atingido também.

Deus deu a nós algo que o diabo queria, mas foi negado. Além disso, a cada passo que damos em direção a Deus, expomos publicamente a incompetência e fraqueza dele.

Por isso, a Bíblia diz que o diabo veio para roubar, matar e destruir, pois essa é a sua razão de viver.

É evidente, porém, que essa divindade em nós é apenas latente, nós não a manifestamos ao nascer e nem durante a vida, a menos que busquemos evoluir. Essa evolução ocorre em vida mesmo, e de forma consciente.

Dante quem criou essa ideia do diabo como senhor do inferno, isso não é bíblico, pois lá será sua prisão e tormento eterno e não o seu reino.

Deus nos deu total liberdade, por isso, voluntariamente, podemos evoluir ou não. É a fé que torna isso possível. Como ter essa fé? Basta acreditar, só isso.

A evolução é lenta e gradativa, mas é real.

É isso.

Abraços,

Graça e paz.

2 comentários:

  1. Olá queridos, Kéfren sempre com perguntas extravassadoras. Tudo o que posso dizer é que existem mistérios entre o céu e a terra que não cabe a nós humanos questionar, entender ou equacionar.Deus não nos deve explicação, porque nos ama, porque criou Lucifer, o anjo mais lindo da sua criação, mesmo sabendo que ele iria se encher de vaidade e futuramente iria formar uma rebelião no céu para tomar o trono de Deus. Mas Deus ao criar o homem deu a ele a oportunidade de escolha, mostrou a Adão e Eva a árvore do conhecimento do bem e do mal. Sutilmente satanás disfarçado de serpente foi lá no âmago da questão e conseguiu sem muito esforço, a colaboração da Eva que iria levar Adão á desobediência. Então desde os primórdios da criação duas coisas incomodam muito os estudiosos: A criação de Lúcifer ( que quer dizer anjo de luz), e do Paraízo (onde Adão e Eva moravam) e não existia o pecado. Sem o pecado não existiria a morte e nem os conflitos de bem e mal. Mas é história para um seminário de muitos anos, mas pela fé cremos no que aprendemos. Tem que ser por fé, não por entendimento humano.
    Obrigado e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!

      Como diria shakespeare: "Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que pode sonhar tua vã filosofia",

      Bjs.

      Excluir