Seguidores

sábado, 26 de janeiro de 2013

Ainda bem que não existe gente assim....?






Dois jovens funcionários foram admitidos numa fábrica.

Ambos ouviram as instruções preliminares, se uniformizaram e começaram as suas tarefas.

O primeiro trabalhava de forma ininterrupta, sem conversar ou perguntar nada a ninguém.

O segundo começou a conversar com outros funcionários e a indagar sobre quem seria o Dono da Fábrica. Queria conhecê-lo imediatamente, mas os outros funcionários lho disseram que isso seria difícil, pois o homem era muito atarefado e não tinha tempo para ficar conhecendo todos os inúmeros funcionários.

Todo o dia ele tentava descobrir com os demais funcionários antigos uma forma de cercar o Dono, mas era difícil.

O tempo passou e a experiência chegou ao fim.

O Encarregado da área admitiu o primeiro e dispensou o segundo, quando esse indagou o porquê da sua preferência.

Disse-lhe então:

Escolhi o primeiro por trabalhar corretamente, ou seja, é essa a única coisa que o Dono espera de um funcionário.

Mas o que o Dono não espera de um funcionário é que esse tente acessá-lo para pedir favores, de forma que ele ascenda na carreira de forma desleal, sem trabalhar ou construir nada, sempre se usando de artifícios para andar na frente dos outros que suam a camisa.

O bom é aquele que trabalha em silêncio e o patrão o percebe, não pelo alarde, mas por construir. Esse evolui e pode ser promovido enquanto o outro só pode ir pra rua pra fazer o que sabe:

Pedir.

 
__________________
Pergunta feita por Kéfren no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta de Dídimo - Paz.

Resposta de Urania.

Resposta de Bill.
________________

Dídimo - Paz
 
 
Na verdade o dono não quer apenas um funcionário que trabalhe corretamente (não há mérito em ser honesto ou apenas trabalhar corretamente, pois isto não é virtude, é nossa obrigação). 
 
O dono quer que o surpreendamos positivamente. Quem assim o faz, em pouco tempo, será convidado a ser sócio do patrão em outro empreendimento.

A quem muito é dado, muito será cobrado.
 

________________

Urania

 
O puxa-saco ainda não entendeu, que somente é possível chegar ao dono da fábrica através do trabalho e serviço honesto. O papel do puxa saco é bajulação. Ou seja, é uma Baju Ação! Nunca ouvi dizer que essa tal de Baju Ação tivesse algum efeito, ou fizesse alguém desenvolver e evoluir.

O puxa-saco vive a puxar o saco, esquecendo de acrescentar conteúdo em si mesmo, logo, o puxa-saco começa a falar mal de tudo e todos, e esquece que é igual a muitos. O puxa-saco menospreza as pessoas, ele acredita ser evoluído, no entanto é bem simples descobrir: Se o puxa-saco é preferido, porque está sendo tratado com preterido? Se o puxa-saco é tão bom, porque ele ainda não foi para o topo?

Puxa-saquismo nunca salvou a vida de ninguém, nunca encheu barriga!

Se a chefe fosse eu, ele teria oportunidade para aprender comigo, mas antes, teria que trabalhar seu próprio orgulho em se achar melhor que a tudo e todos! Mais vale um trabalhador honesto disposto a trabalhar, que um puxa-saco disposto a passar por cima de tudo e todos! Eu fico na categoria dos trabalhadores, gosto de gente pelo simples fato de eu ser uma pessoa com defeitos e virtudes, nada mais justo que permanecer com os semelhantes! Não é mesmo? Gente perfeita demais me assusta, me repele, não estou nesse patamar para conviver com um ser tão grandioso tal como é o dono da fábrica, ao menos isso, eu já consegui aprender, é só o começo! Eu vim pra servir, porque assim eu servirei um dia pra viver, no mínimo!

Luz e Paz, nobre Kéfren, parabéns pela colocação!
 
________________

Bill


Olá, Kéfren!

Urânia mandou bem.

O povo pensa que relacionamento é tudo.

De fato, é útil, muito útil, mas que utilidade tem um mecânico que é apenas bom de papo? Um engenheiro ou um médico?

É possível saber trabalhar em equipe, ter bom relacionamento e ser competente, honrado e honesto.

O bajulador não trabalha em equipe, mas apenas pra si; não se relaciona bem; pois sempre procura uma oportunidade para apunhalar alguém pelas costas e tomar seu lugar; não é competente, pois não se interessa por isso (acha que não precisa).

O puxa-saquismo é um câncer que corrói a empresa por dentro, pois privilegia pessoas sem valor.

Empresas "administradas" por panelas tem o fracasso como consequência inevitável.

É isso.

Abraços,

Graça e paz.

2 comentários:

  1. olá, maninho!
    Como já deu para entender, sou trabalhadora e a minha experiência profissional já tem uns anos consideráveis.

    Este meu ponto de vista é baseado numa experiência de 18 anos a trabalhar com muitas mulheres e muitos homens. Fui trabalhadora em artes gráficas e nunca passei de trabalhadora. sabem porquê? Porque nunca fui puxa saco; nunca perdi uma opurtunidade de reclamar os meus direitos e nunca me deixei subornar em troca de um lugar melhor. Fui sempre feliz por ser apenas um simples empregada. Mas posso opinar, que entre patrões e encarregados, quem puxa o saco e abre o saco decerteza que além de empregada, passa a ter outro cargo.

    Infelismente, há muitas maneiras de puxar o saco e, om ele fazer uma manta para dormir quentinho.

    Abraços

    Isa Pina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maninha!

      O puxa-saco é aquele que quer promoção sem mérito.

      Ou pior, "compra" a própria promoção.

      Você está certa, não vale a pena se vender.

      Bjs.

      Excluir