Seguidores

Mostrando postagens com marcador Ética. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ética. Mostrar todas as postagens

domingo, 29 de julho de 2012

O mal é uma escolha ou uma natureza?




_______________

Pergunta feita por Najinha no portal Yahoo!Respostas


Resposta de Johnnie.

Resposta de Bill.

Resposta de Vera.
__________________


Johnnie



Acredito que o mal é uma escolha condicionada, ou seja, maus são aqueles que com o mal sofreram e que não veem sentido no bem, concluindo que ser mau é um caminho mais funcional, inclusive aproveitando-se das limitações de respeito que a ética comum dá à maioria dos homens.

O homem torna-se bom por uma questão de empatia e visão de sociedade: os conceitos de educação e civilidade existem por segurança social, ou seja, sendo educado com as pessoas tenho o direito de exigir o mesmo delas. É a forma mais inteligente de viver.

Contudo, não são poucos os que são marcados pela crueldade e bestialidades de outrem, que tem a segurança social por outros meios, meios estes de coação (causar o medo através do poder ou da própria força física), e assim sentem-se no direito de violar a individualidade, agredir outras pessoas.

Quem sofre com a violência tem mais dificuldade em crer no bem, salvo se estruturado em valores morais mais fortes do que o sofrimento e a irresignação, e então passam a usar de meios menos éticos para viver. O homem não é mau por natureza, é a sociedade que o torna assim (a igualdade almejada muitas vezes está só no papel, pois há velados, e maus, critérios de discriminação oriundos da própria máquina social).

__________________

Bill



Oi, Najinha!

Nunca é natureza, mas nem sempre é escolha.

Somos o resultado de nossa história de vida, não é? Livros lidos, conselhos recebidos, educação dos pais, mídia e etc. Dependendo do modo como nos foram transmitidos os valores que temos é que determinará o grau de bondade ou maldade em nós.

Isso significa que não há jeito?

Sim, há.

Nem sempre escolhemos entrar no mal, mas escolhemos permanecer ou sair dele.

Não temos controle sobre o início de nossas vidas, mas podemos mudar sua trajetória e estabelecer qual fim terá.

É isso.

Bjs,

Graça e paz.

__________________

Vera



A atitude em fazer o que é bom ou não vem da educação que recebemos e também do egoísmo de cada um.

Temos a livre escolha.

Somos "educados" "disciplinados" para agir dessa ou daquela forma.

Nossa natureza não se manifesta de forma pura.

Se agíssemos somente com nossos instintos, sem qualquer forma de educação, sem respeito a normas que nos são impostas, essa natureza má seria evidente.

Porém é impossível viver dessa forma.

Os fortes dominariam os fracos. Literalmente.

Bandos se agrupariam para proveito próprio.

Seria um inferno.

Bjuus.

sábado, 19 de maio de 2012

MÃES MÁS...




Um dia, quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes:

Eu os amei o suficiente para ter perguntado: aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão?

Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.

Eu os amei o suficiente para fazê-los pagar as balas que tiraram da mercearia e os fazer dizer ao dono: "Nós roubamos isto ontem e queríamos pagar".

Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé junto de vocês 2 horas, enquanto limpavam o seu quarto; tarefa que eu teria realizado em 15 minutos.

Eu os amei o suficiente para deixá-los ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.

Eu os amei o suficiente para deixá-los assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.

Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes não, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso. Essas eram as mais difíceis batalhas de todas.

Estou contente, venci... porque no final vocês venceram também! E qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, meus filhos vão lhes dizer quando eles lhes perguntarem se a sua mãe era má: "Sim... Nossa mãe era má. Era a mãe mais má do mundo.

As outras crianças comiam doces no café e nós tínhamos de comer cereais, ovos e torradas. As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvete no almoço e nós tínhamos de comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas. E ela obrigava-nos a jantar à mesa, bem diferente das outras mães, que deixavam os filhos comerem vendo televisão.

Ela insistia em saber onde nós estávamos a toda hora. Era quase uma prisão. Mamãe tinha que saber quem eram os nossos amigos e o que nós fazíamos com eles. Insistia que lhe disséssemos que íamos sair, mesmo que demorássemos só uma hora ou menos.

Nós tínhamos vergonha de admitir, mas ela violou as leis de trabalho infantil. Nós tínhamos de lavar a louça, fazer as camas, lavar a roupa, aprender a cozinhar, aspirar o chão, esvaziar o lixo e todo o tipo de trabalhos cruéis. Eu acho que ela nem dormia à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer.

Ela insistia sempre conosco para lhe dizermos a verdade, e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, ela até conseguia ler os nossos pensamentos.

A nossa vida era mesmo chata.

Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que nós saíssemos. Tinham de subir, bater à porta para ela os conhecer. Enquanto todos podiam sair à noite com 12, 13 anos, nós tivemos de esperar pelos 16.

Por causa da nossa mãe, nós perdemos imensas experiências da adolescência. Nenhum de nós esteve envolvido em atos de vandalismo, violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.

Foi tudo por causa dela. Agora que já saímos de casa, nós somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o nosso melhor para sermos "pais maus", tal como a nossa mãe foi.

Eu acho que este é um dos males do mundo de hoje:
Não há suficientes Mães más...


Dr. Carlos Hecktheuer

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Deus é necessário para que sejamos bons?




Se você acha que, na ausência de Deus, cometeria roubos, estupros e assassinatos, revela-se uma pessoa imoral e faríamos bem em nos manter bem longe de você.

Por outro lado, se você admite que continuaria sendo uma boa pessoa mesmo não estando sob a vigilância divina...

Você destruiu a alegação de que Deus é necessário para que sejamos bons.

__________________
Pergunta feita por Lisandro Hubris no sítio Yahoo!Respostas.
1ª Resposta dada por Léxis*.
2ª Resposta dada por Lüc@z.  

3ª Resposta dada por Bill.


* usuária excluída do Y!R
__________________

Léxis:


Amigo,

EU NÃO PRESTO, você não presta e ninguém que é ser humano presta, tenho certeza absoluta que na ausência de Deus, da Fé, da Moral, da Ética, da Lei, da Polícia, da punição, do MEDO, do Estado, todo nós cometemos estupros, assassinatos, roubos....

Revelo com toda dignidade que antes de ser uma pessoa racional existe dentro de nós um ser "primitivo", "instintivo" e "amoral" e faríamos bem em nos manter bem longe dele, mas ele está DENTRO de nós.

Sem ler minha resposta (inteira) não vai me entender.

Tenha a fraternidade de me dar uma chance, pense comigo, não lhe farei mal algum, J U R O! Dou-lhe o direito a réplica.

Eu sou adepta da filosofia de Thomas Hobbes, cheguei a essa admiração não só através dos livros, mas pela verdade do que vi em minha vida prática e profissional.

Deus, Fé, Polícia, Superego, Moral, Ética, Cidadania, e seja lá o que mais desejar acrescentar. Tudo é necessário e impõe FREIOS a uma força animal que existe dentro de nós, é esse complexo sistema de freios que faz com que sejamos bons, o ser humano cria essas ilusões, os Mitos, os Contos, tudo para tentar brecar a BESTA FERA que mora em nós.

O ser humano é uma máquina natural instintiva que tudo quer, ela está submetida diariamente a privações da nossa conduta humana que teme causas e efeitos.

O motor que nos impulsiona o viver busca é a satisfação plena do apetite dos desejos e o aniquilamento das aversões. Embora nossos desejos existam, eles têm objetos distintos, que variam de intensidade e são sujeitos a mudanças para conformação social. Só os sábios controlam seus instintos, por isso, são folclóricos, famosos e se tornam DEUSES.

O conceito do bem ou bom:- é tudo que satisfaz os apetites de glória, dinheiro, plenitude, poder...

O conceito de mau ou mal:- é tudo que conteria os apetites, geraria aversões e frustrariam nossa plena saúde e vontade...

É da natureza humana agir deliberadamente, sempre buscando a satisfação de desejos e ganância, isso pode variar na intensidade de uns para outros, o que não interfere no comum a todos buscarem o poder.

O ser humano é por natureza egoísta, ele usa sua liberdade humana para se unir. Na verdade o que ele quer é se garantir, se preservar na vida e consequentemente fazer tudo aquilo que deseja e seja possível, o direito da sobrevivência é sempre mais forte.

Ao ser humano não basta ter fé e ser bom por "crer".

Cabe à Humanidade o dever de esforçar-se, de ter atitudes, de lutar para impor o bom e o bem.

Isso para garantir que exista a paz, para que esta seja mantida.

Se o nosso estado de harmonia pessoal ou social em que vivemos ou nos encontramos for violado, não titubeamos em ser indignos, de recorrer à força e ao livre uso do poder do mais forte para matar ou morrer.

(Para onde foi o "bom" pelo poder de Deus, na hora das Guerras, ele some, analise a Guerra e entenderá.).

Uma consequência desse princípio é a dificuldade do homem em gerar riquezas: ocupa-se primordialmente em atacar os outros ou proteger-se contra ataques alheios. O estado de natureza humana é sinônimo de estado de guerra, isso desde os primórdios (a.C. X  d.C.)

Errei; perdão!

Léxis


 __________________

Lüc@z:


Há uma coisa que temos que definir: é a ausência de Deus ou a ausência da crença na existência de Deus?

Se for a ausência de Deus, a conversa já termina, pois sem Deus não existe nada, nem o nada.

Se for a ausência da crença na existência de Deus, não necessariamente a pessoa que não crê não tem motivos para ser boa. Há religiosos que acreditam que a bondade é um dom gratuito de Deus, dado quando Ele quer para aqueles que seguem a sua Vontade. Eu, porém, creio que Deus nos deu meios para adquirirmos a percepção de que a bondade é uma condição necessária para a felicidade. Isso independe de crença ou descrença, depende da consciência social de cada um.


 __________________

Bill:


Olá, Lisandro!!

Deus criou sua Lei para referência entre certo e errado, se todos cumprissem, não haveria tantas mortes, crimes, gravidez na adolescência e etc.

Ou seja, a Lei é para o homem e não pra Deus. O objetivo da Lei é a convivência harmoniosa entre as pessoas.

Para um relacionamento com Deus, a fé basta.

É evidente que qualquer um que tenta ganhar pontos com Deus através de uma bondade fingida não é cristão de verdade e não conhece o Deus que julga crer.

É evidente, porém, que Deus valoriza o que é correto, pois quem de fato crê em Deus é disciplinado e instruído por ele. Quem não crê segue seus próprios valores e pode ser bom ou não, depende de cada um.

É isso.

Graça e paz!!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Você homem religioso, está preparado para essas duras verdades?





Ao leitor é recomendado prudência e estômago forte para resistir às cenas sugeridas que causam decepção e um choque violento:

1- Você nasceu e viveu sob os auspícios de uma sociedade de consumo, cujos ícones foram moldados para lhe extrair vantagem. Por mais que você não queria aceitar, sou obrigado a te comunicar que o Coelhinho da Páscoa e o Papai Noel não existem. Pergunte ao seu pai em uma conversa séria, olho no olho!

2- Sei que deves estar chateado, mas sou obrigado a comunicar que a senhora sua mãe, muito provavelmente, tem uma grande chance de não ter casado virgem e ter sido iniciada nas artes sexuais fora do leito nupcial! Fale com ela no quarto fechado num dia de outono com o som desligado, ela vai confessar que com certeza já esquentou os testículos de algum macho antes.

3- Aquela professora do colégio que você admirava, que usava aqueles óculos interessantes e tinha jeito de super pura, pela qual nutria uma baita atração?... Pois é, ela mesma! Ela já teria ido com algum namorado em um "Drive" e segurado em algo que lhe causou arrepios e uma profunda volúpia. Você não era o homem de seus sonhos...!

4- Sei que é difícil, mas os ricos, isso mesmo, os ricos, as pessoas que têm dinheiro acima da média e deveriam ter uma educação esmerada, fina, culta e exemplar, por incrível que pareça, eles falam palavrões...!

Música do programa de rádio do Gil Gomes... Suspense, terror!

5- Já que estamos no dia da verdade, sou obrigado a te dizer que a sublime agremiação dos banqueiros nacionais e internacionais que também compõem o FMI, ouça bem, não é, isso mesmo, não é uma agremiação com fins humanitários, composta por homens íntegros e justiceiros, mas tem finalidades lucrativas, assim todos aqueles honoráveis homens vestidos de terno e gravata com aparência louvável, estão interessados no lucro, no dinheiro, no poder...!

6- Vamos arregaçar seu coração agora, mas é preciso! Sabe aquela carta que o banco mandou no dia do seu aniversário? Aquela carta te desejando feliz aniversário? Pois é ela mesma! Ela não foi feita pelo Dono do Banco letra por letra para te desejar felicidade! Ela foi feita numa gráfica e só com o nome do cliente em branco, o qual é impresso aos montes e quanto ao seu nome e sua figura, são só mais uma dentre tantas, apenas um número!

7- Espero que não vomite! Sabe o político que você ajudou a eleger na última eleição? Desculpe-me, mas sou obrigado a dizer que ele não é um homem cem por cento honesto! Provavelmente vá se envolver em alguma decisão que envolva corrupção e/ou já tenha desviado dinheiro público. Som... Marcha fúnebre...

8- Já que é pra valer, lá vai:

Você deve saber que a maioria das pessoas ricas e milionárias, provavelmente não conseguiram suas fortunas de forma lícita, honesta e digna e com muita chance, devem ter conseguido enriquecer explorando alguém, deixando de pagar impostos e traficando influências através de panelinhas até conseguirem o poder para gastar o dinheiro dos outros de forma egoísta!

9- A humanidade é baseada em mentiras duras que você aprende desde a infância e cresce pensando que elas são verdade! E tudo isso pra mostrar que somos inocentes ao crer em coisas que deveria ser daquele jeito, mas não são pelo simples fato de que maldito é o homem que crê no homem e tudo aquilo que ninguém viu, nada pode afirmar.

10- A maior das mentiras é alimentada pelo nosso próprio ego vaidoso e insensato! Por ele queremos nos enganar.

Somos capazes de querer provar que falamos com Deus e que Ele se preocupa conosco mais do que com o outro que nós julgamos inferior e perdido no pecado!

Pior do que essa, nenhuma verdade ou mentira!

Acorde, ainda é tempo.


__________________

Pergunta feita por Kéfren no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Fernando El Shadday *.
_________________

* Este usuário teve o perfil excluído do Y!R.

 
Kéfren...

Qualquer pessoa com maturidade sabe que o "deus ' deste mundo é o dinheiro... mas ainda acredito que podemos salvar o pouco que resta lutando contra a maldade, contra o ateísmo e todas as coisas que destroem nossa sociedade...


“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”.


Edir Macedo