_______________
Pergunta feita por Najinha no portal Yahoo!Respostas.
Resposta de Johnnie.
Resposta de Bill.
Resposta de Vera.
__________________
Johnnie
Acredito que o mal é uma escolha condicionada, ou
seja, maus são aqueles que com o mal sofreram e que não veem sentido no bem,
concluindo que ser mau é um caminho mais funcional, inclusive aproveitando-se
das limitações de respeito que a ética comum dá à maioria dos homens.
O homem torna-se bom por uma questão de empatia e
visão de sociedade: os conceitos de educação e civilidade existem por segurança
social, ou seja, sendo educado com as pessoas tenho o direito de exigir o mesmo
delas. É a forma mais inteligente de viver.
Contudo, não são poucos os que são marcados pela
crueldade e bestialidades de outrem, que tem a segurança social por outros
meios, meios estes de coação (causar o medo através do poder ou da própria
força física), e assim sentem-se no direito de violar a individualidade,
agredir outras pessoas.
Quem sofre com a violência tem mais dificuldade em
crer no bem, salvo se estruturado em valores morais mais fortes do que o
sofrimento e a irresignação, e então passam a usar de meios menos éticos para
viver. O homem não é mau por natureza, é a sociedade que o torna assim (a
igualdade almejada muitas vezes está só no papel, pois há velados, e maus,
critérios de discriminação oriundos da própria máquina social).
__________________
Bill
Oi, Najinha!
Nunca é natureza, mas nem sempre é escolha.
Somos o resultado de nossa história de vida, não é?
Livros lidos, conselhos recebidos, educação dos pais, mídia e etc. Dependendo
do modo como nos foram transmitidos os valores que temos é que determinará o
grau de bondade ou maldade em nós.
Isso significa que não há jeito?
Sim, há.
Nem sempre escolhemos entrar no mal, mas escolhemos
permanecer ou sair dele.
Não temos controle sobre o início de nossas vidas,
mas podemos mudar sua trajetória e estabelecer qual fim terá.
É isso.
Bjs,
Graça e paz.
__________________
Vera
A atitude em fazer o que é bom ou não vem da
educação que recebemos e também do egoísmo de cada um.
Temos a livre escolha.
Somos "educados"
"disciplinados" para agir dessa ou daquela forma.
Nossa natureza não se manifesta de forma pura.
Se agíssemos somente com nossos instintos, sem
qualquer forma de educação, sem respeito a normas que nos são impostas, essa
natureza má seria evidente.
Porém é impossível viver dessa forma.
Os fortes dominariam os fracos. Literalmente.
Bandos se agrupariam para proveito próprio.
Seria um inferno.
Bjuus.
















