Estamos
isentos de erros sendo mais racionais ou não?
__________________
Pergunta feita por Alane Poison no sítio Yahoo!Respostas.
Resposta dada por Bill.
________________
Oi, Alane!
Sou bem racional, mas nem por isso sou insensível.
Muitos confundem racionalidade com frieza, mas nada
tem a ver.
Uma pessoa racional apenas pensa antes de agir, pondera
de forma consciente e lógica e depois decide sabendo muito bem o que está
fazendo.
Isso significa não ter coração?
Não, não significa. Uma pessoa racional não é
desprovida de emoções, pois é impossível não ter sentimentos, acredito que
apenas psicopatas conseguem essa proeza.
O que acontece é que uma pessoa racional não é
influenciada por emoções. Embora possua sentimentos, eles não tomam as rédeas
de sua vida.
Uma pessoa dominada por emoções não tem total
controle sobre suas ações, nem sempre consegue refletir sobre suas atitudes e
age por impulso geralmente. Mas ainda há, entre os emotivos, quem reflita sobre
as coisas, entretanto, embora reconheça os prós e contras de determinada
decisão e respectiva consequência, mesmo assim toma a pior decisão apenas
porque seu "coração" mandou.
O coração não pensa, é a mente que pensa. O que nos
difere dos animais é a nossa capacidade de raciocinar logicamente, sem isso,
seríamos regidos apenas por instintos, sem noção alguma de certo, errado ou
consequências.
Conheço uma moça que está casada a mais ou menos 3
anos com determinado sujeito. Ela é infeliz com ele. O cara é baladeiro, tem
filhos com outras mulheres, usou drogas e etc. Ela sabia de tudo isso antes de
se casar, sabia que estava entrando em uma tremenda fria. Mas ela dizia:
"Ah! Eu gosto dele". Isso pra ela já bastava. Pois é, agora se
arrepende amargamente.
Quem segue apenas o coração sofre mais e
desnecessariamente, além de ter uma dificuldade enorme em aprender com os
erros, pois sempre os repete.
Por isso, pra mim, a melhor opção é ser racional, Isso não significa ser desprovido de emoções, pois é impossível, significa
apenas saber o que está fazendo, só isso.
Bjs,
Graça e paz.