Leio muitas críticas sobre a religiosidade,
legalismo, etc., mas a proposta da religião é RE-LIGAR, então onde está a
incoerência maior no que vemos atualmente, quando se trata de religião?
Ela seria então um mal necessário? Ou é totalmente
dispensável?
Por gentileza argumente sua resposta se sim, ou se
não.
Obrigada a boa noite a todos.
Pergunta feita por Alane Poison no sítio Yahoo!Respostas.
Resposta dada por Bill.
__________________
Oi, Alane!
O propósito da religião, como você disse, é nos religar com
Deus.
Mas não é apenas esse propósito, pois a religião em prática
(ou seja, a religiosidade) também nos estimula à comunhão e ao amor.
A Bíblia nos dá as diretrizes para isso, pois é o amor o principal
fundamento da fé, mas não apenas o amor a Deus, mas ao próximo e ao irmão de fé
e de caminhada também.
A unidade pregada pela religião é a irmandade, ou seja, mais
que amigos, irmãos.
Qualquer caminhada é muito melhor quando estamos
acompanhados, quando recebemos o incentivo e o apoio de outra pessoa para
continuarmos na caminhada, o apoio de alguém que está no mesmo caminho, defende
os mesmos ideais e tem a mesma fé.
A melhor forma de expressar a religiosidade é em
coletividade, entre irmãos.
Hoje vemos uma religiosidade muito individualista, onde
aqueles que deveriam nos apoiar e ajudar, muitas vezes são os primeiros a nos
jogar para baixo.
Não há amor, companheirismo e comunhão nas igrejas de hoje,
mas apenas acusações mútuas e competição.
Isso não é religiosidade, pois Deus não habita onde não há
amor. Assim, não há a religação, não há religião.
Mas isso pode mudar, eu creio nisso.
Bjs,
Graça e paz.

