Seguidores

Mostrando postagens com marcador sabedoria. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sabedoria. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 14 de março de 2012

''Qdo peço 1 conselho, na verdade, estou buscando 1 encorajamento p/ fazer aquilo q eu já tinha decido fazer"?



__________________
Pergunta feita por Najinha no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Tempestade.
________________
 
Kkk... ahhh, Najinha !!

Isso depende de como esta sua xícara...

Vc conhece essa historia?

Quem já tem a cabeça feita não precisa de mais nada.... Se vc quer msm um conselho tem que estar com a xicara vazia...

" Em certa ocasião, um sábio japonês recebeu a visita de um professor universitário que queria averiguar a que se devia o fato de aquele homem simples, sem cursos de pós-graduação nem títulos especiais, ter tanta fama.

O sábio convidou-o a tomar chá, serviu a xícara de seu hóspede e, quando estava cheia, continuou colocando chá com uma expressão serena e bondosa. O professor olhava desconcertado como o chá transbordava da xícara cheia e não conseguia explicar a si mesmo uma atitude que, mais do que sabedoria, demonstrava uma atitude estúpida.

- já está cheia! Não cabe mais! Gritou o professor sem poder conter-se.

- Tal como esta xícara – disse o sábio de maneira imperturbável -, você está cheio de sua cultura, de suas opiniões, de seus títulos. Assim é impossível que eu possa ensinar-lhe algo.".

Ventos de Paz!!
 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O que uma alma deve buscar: ausência de dor ou ausência de perturbação?


Aponía x Ataraxía

________________
 
Pergunta feita por Najinha no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Bill à pergunta de Najinha.
 __________________


Oi, Najinha!

Infelizmente não conheço os termos "Aponía" ou "Ataraxía" (nunca ouvi falar, na verdade, rsrs), então vou ater-me apenas ao texto da pergunta (se algo ficar fora do que você pretendia, desculpe-me).

Creio que devemos buscar a ausência de perturbação, é ela que causa a dor. Dizem que é bom aprender com os próprios erros, mas o verdadeiro sábio aprende com os erros dos outros, logo, sofre menos, perturba-se menos e aprende mais, muito mais.

A sabedoria não está no sofrimento, mas na capacidade de aprender com ele e a experiência adquirida que torna possível evitá-lo.

Tem gente que não sabe ouvir conselhos, pois diz que prefere errar sozinho ou faz diversas burradas na vida com a desculpa de que apenas consegue aprender errando. Se de fato tivesse a capacidade de aprender algo, jamais diria isso.

É isso.

Bjão,

Graça e paz.
  _____________


Aponía é ausência de dor.

Ataraxía é a ausência de perturbação.



sábado, 21 de maio de 2011

Se vc tivesse uma segunda oportunidade?



Você faria tudo de novo?

________________
 
Pergunta feita por Bem Disposta no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Bill à pergunta de Bem Disposta.
 __________________



Oi, amiguinha d'além mar!
Se eu pudesse voltar no tempo, eu mudaria muitas coisas em minha vida.
Certa vez vi no Super Pop (programa de TV aqui no Brasil) a história de uma moça que fugiu de casa aos 15 anos, ficou 10 anos fora e depois voltou com o rabinho entre as pernas e com um filho.
Só fez besteiras nesses dez anos, mas disse que não se arrependia de nada.
Ai eu pergunto: se ela não se arrepende de nada, então existe a possibilidade de fazer tudo de novo? Afinal, só nos arrependemos daquilo que consideramos errado, não é? Assim, com certeza, ela pode voltar a fazer tudo outra vez e sofrer novamente e desnecessariamente.
Isso significa que, se ela voltasse no tempo, não mudaria seu passado? Sim, sem dúvida, ela não mudaria (inclusive disse isso no programa).
Essa pessoa é feliz?
Impossível, amiguinha, impossível que alguém assim seja feliz.
O sábio aprende com os erros dos outros, por isso aprende mais com a vida e sofre menos, muito menos.
Quem só aprende errando, na verdade, não aprende coisa alguma.
Eu errei no passado, paguei o preço e sofri por isso, não quero passar por isso de novo e se pudesse mudar o passado, eu mudaria.
Perdi pessoas que amava por pura burrice no passado, perdi oportunidades na vida por inexperiência. Se eu pudesse voltar no tempo para corrigir tudo isso, eu voltaria sem a menor dúvida.
É reconhecendo os erros do passado que nos torna capazes de enfrentar o futuro com sabedoria.
É isso.
Bjs,
Graça e paz.









Vídeo enviado por Prada Brasil.