Seguidores

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Qual o limite da sua liberdade?


A sua liberdade é limitada por alguém?

"Como dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena
embora o pão seja caro
e a liberdade pequena "

Pergunta feita por Najinha no site Yahoo!Respostas:

_____________________________________________
Resposta dada pelo usuário Bill à pergunta de Najinha:



Oi, Najinha!


Gosta de mangá?


Miyamoto Musashi
Recentemente foi publicado no Brasil um mangá de nome Vagabond, que conta a história real de Miyamoto Musashi, que foi o maior espadachim da história do Japão.


Nessa história tem um trecho interessante: certo samurai bem sucedido e arrogante caiu em desgraça, perdeu seu cargo importante e sua honra, por isso foi morar sozinho a beira da praia em um casebre de madeira.


Certo dia, ele viu vários restos de um navio chegarem à praia, pois havia ocorrido um naufrágio, mas ninguém sobreviveu, apenas um garotinho de uns dois anos chegou vivo até a praia.


Esse velho samurai resolveu adotar o garotinho, mas com o passar do tempo (o garoto já devia estar com uns oito anos), ele percebeu algo estranho no menino: ele não falava.


Em um belo dia, outro samurai veio visitá-lo, era um ex-discípulo que havia se tornado um samurai importante, então foi dar uma passadinha na casa de seu antigo mestre para tirar um sarro da desgraça dele.


Chegando lá, ele viu o menino, bastou apenas alguns instantes para que ele percebesse o problema do garoto: o menino era surdo.


Este samurai, então, virou para seu antigo mestre e disse que ele continuava o mesmo ser mesquinho e egoísta de sempre.


Por que ele disse isso?


Normalmente nossa atenção está apenas em nós, em nossos desejos e interesses, nisso está nossa atenção total. É óbvio que, dependendo do nível da atenção em nós, nossa compreensão da realidade pode ser comprometida ou não.


Pessoas egoístas pensam apenas em si, por isso tudo é pra ele, por ele, com ele, sem ele e etc. Seu mundinho é limitado a apenas sua volta, nada mais existe.


Por isso aquele samurai velho não conseguiu perceber que o menino era surdo, entende?


O egoísmo poda nossa compreensão do mundo ao nosso redor, pois nossa atenção está sempre naquilo que nos interessa e nos importa.


Se passamos a dar importâncias à outras pessoas, então, começamos a percebê-las de fato.


Assim, a pessoa que amplia sua visão de mundo, automaticamente não será mais egoísta.


Mas o que isso tem a ver com liberdade?


Quando percebo outras pessoas (noto angústias, dores, surdez e etc.), mesmo que não as ame, consequentemente as respeitarei, assim a justiça a favor do injustiçado será de meu interesse, a solidariedade em favor do necessitado será algo automático e não apenas pra fazer média e etc.


Assim, respeitarei os direitos de outros, mas ao fazer isso, limitarei a minha própria liberdade, pois nem sempre darei preferência aos meus desejos, pois nem sempre o meu desejo é justo; nem sempre serei a favor da exploração de alguém para me beneficiar; nem sempre vou ficar calado quando o troco vier a mais, mas devolverei para que o caixa não pague do bolso e etc.


O egoísta é livre, pois sua compreensão da realidade é mais limitada, pois existe apenas a si mesmo e mais nada e ninguém. É uma vida desprovida de propósitos reais, pois tudo se resume a comer, beber e se reproduzir.


Só isso.


Mas é livre, pois faz tudo o que quer, pra ele não há valores, não há arrependimentos.


Porém, quem deixou o egoísmo de lado, enxerga o mundo como de fato é, pois enxerga além de si mesmo, pode ver longe, muito longe. Por isso, compreende algo além de seu próprio mundinho, compreende a realidade, de fato. Graças a isso é difícil ser manipulado, por exemplo. Mas também não é plenamente livre.


O que limita a minha liberdade?


Meu respeito pelo próximo e amor por minha família. Mas tenho certeza: não estou perdendo nada ao agir e pensar assim.


É isso.


Bjs,


Graça e paz.
___________

Sasaki Kojirō
O nome do garoto surdo era Sasaki Kojirō, ele foi o maior rival de Miyamoto Musashi, sua espada também se tornou lendária, mesmo sendo surdo.


Alguns dizem que Sasaki na verdade não era surdo, mas, na dúvida, prefiro ficar com a versão do mangá.


2 comentários:

  1. Olá amiguinho!
    Gostei da maneira como vê a liberdade!
    Mas lembra daquela pergunta, se magoamos alguém? E vc respondeu "concordo com a Bem disposta". Essa é a minha liberdade, mesmo que magoe. Só sou livre dizendo o que me vai na alma. De contrário sinto-me amarrada, triste e não consigo ser feliz.

    Gosto muito de ser sua amiga, beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir