Seguidores

terça-feira, 21 de junho de 2011

Existe um sistema de castas no Brasil?



Olá, amigo usuário! Tudo bem?

Como você está?

Está bem confortável lendo este texto? Espero sinceramente que sim.

Você é um privilegiado, nunca se esqueça disso e agradeça sempre a Deus por isso.

Podemos fazer uma brincadeira? Uma brincadeirinha de “faz de conta”, tudo bem?

Imaginemos, caro usuário, que foi criada uma cidade perfeita, onde seriam selecionados para morar lá apenas os indivíduos de maior capacidade intelectual.

Mais aí, caro usuário! Acontece algo estranho. Observe: Você, privilegiado usuário, que está confortável diante de um computador neste momento (coisa ainda rara para a maioria dos brasileiros), concordaria quando soubesse que você foi escolhido para essa cidade utópica? Legal, né? Mas seu grande amigo que estudou com você, que vai às melhores baladas contigo e tem aquele carrão importado, não foi escolhido e, pasme, no lugar dele foi escolhido um sujeito pobre e com poucos estudos.

Olhe só, foi escolhido um corintiano que mora em uma favela, que quando nada tem a dizer, simplesmente diz: Ronaldo!

Você consideraria, sinceramente, esse fato como uma injustiça contra seu amigo?

Claro que é uma injustiça, afinal não iriam para essa cidade apenas os mais inteligentes?

Mas, olhe só que interessante: você percebeu que essas diferenças que mostrei entre seu amigo e o corintiano, na verdade, são diferenças sociais e não intelectuais?

Ou não percebeu?

O critério usado para a seleção é o intelecto.

O corintiano, se bem preparado e instruído, poderia produzir muito, mas talvez seu amigo “riquinho” não tivesse essa mesma capacidade latente.

Mas aí, você diz: meu amigo fala inglês, tem diploma universitário e assiste Lost e Supernatural em TV a cabo. O corintiano mal sabe ler, é pobre e assiste o SBT.

Aí é que está, caro colega! Talvez apenas falte polir esse diamante bruto (o corintiano), enquanto o riquinho, seu amigo, nada mais tem a oferecer, pois tudo o que tem a oferecer é apenas isso que você disse dele e mais nada, ou seja, ele é limitado.

Mas, acrescentemos algo mais a essa nossa utopia: imaginemos, ainda, que cada país no planeta tivesse que fazer a seleção desse pessoal privilegiado exclusivamente em seu próprio território.

Como isso seria feito no Brasil, o país das igualdades e de gente honesta?

Como você, caro usuário, acha que isso seria feito?

Alguém poderá dizer: “com certeza, alguma universidade de ponta fará a seleção”.

Concordo, é bem provável que seja assim, mas, haveria justiça?

Aí alguém dirá: “claro que sim, pois exigiria um trabalho imparcial, preciso e justo.”.

Quem bom, fico feliz quando vejo pessoas com fé no ser humano. Isso é muito bom! Mas, infelizmente, algumas vezes, imaginamos o homem como uma máquina sem sentimentos, emoções ou preconceitos.

Um cientista é humano como nós, sujeito ao mesmo tipo de coisas que nós somos, pois são pessoas comuns e não deuses. Pessoas comuns que erram e se enganam e também tem suas preferências (preferências sociais e de cor), ou não é assim?

Você acha que não, caro colega?

Você acha que um cientista não seria levado a considerar aspectos de sua preferência também? Afinal, ele também ficaria contente em ver seus semelhantes por lá, não é?

Quem não gostaria de ter ao seu redor gente de seu próprio nível?

Você não gostaria?

Conhece alguém que não gostaria?

É evidente que os economicamente mais “favorecidos” seriam selecionados para essa cidade e, obviamente, entre eles, muita gente de baixa capacidade cognitiva (pouca inteligência) iria junto. Ou seja, no final, essa cidade utópica ficaria do mesmo jeito de sempre, pois o germe da ignorância também estaria lá.

Já reparou, caro usuário, que em nossa sociedade é blasfêmia dizer que existem entre os economicamente favorecidos gente menos favorecida cognitivamente? Mesmo com diploma superior? E que é igualmente blasfemo dizer que entre os menos favorecidos economicamente existem pessoas favorecidas cognitivamente?

Mas o critério econômico e social sempre foi o suficiente para “diferenciar” as pessoas e dividi-las em grupos que não podem se misturar, não é?

Um sistema de castas, dividindo-nos entre os de “sangue azul” e a “plebe”.

Essa é, obviamente, uma visão do ser humano extremamente limitada, pois existe todo tipo de gente em todos os níveis sociais, não é?

Tem um juiz federal, no Rio de Janeiro, chamado William Douglas, que é nacionalmente conhecido por suas palestras e cursos pra concursos. Homem de inteligência reconhecida e admirada, mas que veio de uma família pobre, o qual admite que se fosse à época do império, seria fatalmente condenado à pobreza pra sempre, pois naquela época os cargos públicos eram distribuídos entre as famílias ricas e nobres.

Jackson Five
Existem muitos exemplos de pessoas que conquistaram muitas coisas, mesmo fazendo parte de uma “casta” inferior ou raça considerada inferior.

A inteligência é algo individual e não está relacionada com a origem social do indivíduo ou sua raça.

É fácil observar isso através de muitos estudantes universitários, pois muitos acreditam que o curso superior acrescenta inteligência ao estudante, mas não é verdade, acrescenta apenas informação. O sujeito pode ter formação superior e trabalhar de empregado com salário baixo pra quem não tem curso superior, isso é comum.

O estudo é igual a um treinamento físico, ou seja, deixa o cérebro treinado e pronto para ação, mas se o indivíduo não nasceu um Pelé, então não importa o quanto treine, nunca será um.

Pessoas com inteligência não pertencem às castas, raças ou níveis sociais específicos, mas estão em todos os lugares.

Foi isso que Hitler não entendeu, por isso, pessoas como Einstein fugiram da Alemanha.
Albert Einstein

É isso que os indianos não entendem, por isso, sua sociedade é dividida em castas e muitos talentos são desperdiçados.

É isso que o Brasil também não entende, por isso, apesar de não ser oficial, também temos um sistema de castas onde os mais “favorecidos” (pessoas que tiveram a sorte de receber uma boa herança) inibem, podam e humilham os menos “favorecidos”, que também são pessoas de capacidade, mas sem as mesmas chances ou a mesma “sorte” (afinal, bons estudos e comida conseguem-se com dinheiro e não talento, então, faltam-lhes dinheiro e não talento, necessariamente).

O que se conclui disso?

O preconceito não é sinal de inteligência, pessoas que fecham suas mentes e dividem as pessoas em grupos não compreendem o ser humano, de fato. E, na maioria dos casos, acreditam cegamente em seus supostos modelos de superioridade, tornando-se, assim, manipuláveis.

Como ocorre em nossa sociedade.

O Brasil seria muito melhor se seus talentos não fossem desperdiçados por causa de preconceitos tolos incentivados pelo orgulho igualmente tolo e destrutivo.

Qual sua opinião, caro leitor?

Graça e paz!

________________
 
Pergunta feita por Bill no sítio Yahoo!Respostas.

1ª Resposta dada por Kéfren à pergunta de Bill.

2ª Resposta dada por Sapphiré do Maahh à pergunta de Bill.

3ª Resposta dada por Kristal à pergunta de Bill.

4ª Resposta dada por Anderson à pergunta de Bill.

5ª Resposta dada por Vovó (Grandma) à pergunta de Bill.

6ª Resposta dada por Lena à pergunta de Bill.  
 __________________

Kéfren


Poderia, ante a sua perfeita colocação, tecer alguns comentários em pensadores, filósofos, sociólogos e antropologistas, mas prefiro seguir a intuitiva linha do raciocínio aqui emersa.

Quem são os melhores de nós nesse planeta?

São os americanos, canadenses, australianos, alemães, italianos, ingleses...?

Não.

Num mundo sem condições perfeitas e igualdade social tudo nasce do artificialismo e assim, por exemplo, numa Olimpíada, quem ganha nunca é o melhor, mas o mais assistido com recursos até escusos e anti-esportistas.

A maioria do mundo ocidental critica, por absorver propaganda, os chineses e soviéticos, porém, mal sabem que graças a esses, a tecnologia de hoje está no patamar a que chegou.

Capitalismo
Na favela e outros confins perdidos grandes mentes e capacidades se perdem pelo desleixo da competitividade frívola do CAPITALISMO.

Investem no que têm de melhor, mas será que o que eles têm de melhor é o melhor da humanidade?

Mas por que eles têm excesso de meios e nós não?

Se pararmos para observar, nada mais do que uma coisa chamada ORGANIZAÇÂO.

Povos desorganizados só criam problemas auto impostos para si.

Crie um sistema de disciplina rígido, uma Lei funcional inapelável e severa, uma política com representatividade e utilidade real no seu bojo e um critério social de desenvolvimento que terá evidenciados todos os valores potenciais.

Nas sociedades sempre existirão os inimigos dela que são os homens que querem destaque e vantagens para si, mas ninguém pode ser superior ao código que dirige aquele grupo e todos os valores sempre serão reconhecidos sem o exagero do regime capitalista que dá diamantes e metais preciosos a quem nada produz de fato.

Jogadores de futebol ganhando fábulas, jogadores de basquete, golfe, automobilismo pelo simples fato de serem "Focas" amestradas e malabaristas que entretêm o povo de forma contumaz, criando-lhe o vício da desatenção e esquecimento da sua real causa de vida, da diretora do seu destino, pois a ordem social e política é que é a Rainha de uma Nação.

Como estamos hoje, adianta das migalhas aos pobres?

Melhor seria acabar com todos os políticos que os impostos diminuiriam e sobraria 50% a mais de recursos para o povo se elevar.

Mas o povo é ensinado a se perder em distrações estúpidas para poder aguentar a carga de trabalho excessiva e mal remunerada.

Quando então a Nação tiver a maioria pensando em construir algo real e não apenas aceitar os restos que lhe são dados pelos "PIORES" que habitam essa sociedade, teremos a chance de escolher os melhores e de também fazer de todos os cidadãos os melhores e mais preciosos.

Hoje somos apenas os restos de uma nação bobotizada por interesses estrangeiros que nos deixam apenas restos.

O estereótipo estúpido do tupiniquim atual no carro, com roupa bonita, zócli-mosca, MP3,4,5, celular computadorizado, mas comendo Kinojo, tomando Droga Cola, salgadinho e hambúrguer, porém, sem saber fazer conta, sem conhecer a verdadeira arte, sem conhecer a história e se achando capaz de votar para eleger uma camarilha de exploradores que só lhe dão restos, parece estar na moda.

Pois amanhã vão comer o pão que o Diabo amassou e Deus pisoteou por serem apenas BROCOIÒS dos vivaldinos e exploradores.

Que esse monte de gente que só veio pra fazer coco acorde e procure se esmerar, pois o mundo agoniza.


 __________________

Sapphiré do Maahh:


Vejo coerência em tuas colocações amigo, porém no macro o que percebo é que existe muita falta de vontade nas pessoas de irem suas milhas à mais, quando cai a nossa ficha e percebemos que se não corrermos atrás de nossos ideais e metas, eles não virão, também deveria concomitantemente acontecer a lucidez de ver que somos resultados de muitas coisas (conceitos e assimilações) que não passaram pelo crivo de nossa escolha.

Quando somos alvos de bulling já na pré-escola, como algo quase imperceptível (os famosos apelidos que até podem parecer charmosos à primeira vista), ali já está sendo depositada em nosso caráter que está em formação, uma boa quota dessas facções todas que nossa sociedade reforça.

Novamente falando no macro eu sinto que a alienação ainda é o maior problema, pois quando se quer e se sabe que as coisas devem começar em nós, tudo pode mudar.

Vc pode optar racionalmente por alimentar futilidades ou conhecimento, e quando se olha para os lados o que se vê é luxúria, ênfase no que é fugaz e uma tremenda inversão de valores que é assimilada como legal e “up”, pois não passa pelo crivo do conceito advindo de uma postura inteligente que revê, relê e reflete nossa pró-atividade no sentido de valorizar mais o SER do que de fato o TER.

Bjus!

 __________________

Kristal:


Sim Bill, ótima reflexão!

Quem comanda, define, segrega e classifica é o capital. A ignorância não tem em absoluto nenhuma ligação com grau de instrução. Um diploma não garante uma mente livre e nem um lugar ao sol. É absurdo rotular quem não tem dinheiro como desprovido de inteligência e quem tem como ser superior e super dotado. Porém é corretíssimo afirmar que na sociedade vigente o dinheiro tem poderes sobrenaturais e inacreditáveis.

Beijos!

 __________________

Anderson:


Olá Bill,

Nossa, muuito boa a reflexão!!

Verdadeiramente, é isso que acontece, pessoas que recebem uma "boa herança" são "taxadas" como inteligentes pelo simples fato de ter um, ou “coleções de diplomas", oras, qualquer um (seja inteligente ou burro) com bastante R$ também consegue ter essas "coleções" que fazem alguns "burros" se acharem superiores...

Tem uma professora minha da faculdade que dava cálculo (era uma "calculadora ambulante" ela e mestranda e tals...) disse uma vez que a UNICA diferença entre ela e a gente (estávamos na segunda fase) em era que ela apenas teve o conhecimento ANTES da gente, e nada mais...

Acredito que é esse tipo de visão que falta a muitos...

A paz de Cristo!!
 
 __________________

Vovó (Grandma):


Querido Bill, boa noite!

Amigo, só agora vi sua chamada e quase perdi o trem...

Foi um prazer ler o seu texto - bem conectado, tranquilo, fluente e tão verdadeiro!

Fico até meio desesperada com sua última frase - este "seria" me provoca uma dor profunda!!!

Sim, sim, sim!!! O Brasil seria muito melhor!!!
Marina Silva
Penso na história de vida da Osmarina da Silva - ah! Que dor no coração - quantas Osmarinas não morreram de subnutrição ou estão por aí lavando as calcinhas marca Victoria's Secret das patroas cabeças de vento?

Penso na A. C., uma das minhas ex-empregadas que chegou à minha casa sem saber ler: feia, rude, grosseira, idólatra... E, com o nosso estímulo e o apoio, hoje, serva do Senhor, é alta funcionária do STF, sabe vários idiomas e já viajou por este mundo afora...

Ou penso no rapaz de 48 anos, o Reis, a quem dou reforço de Inglês - era um simples contínuo num dos - muitos - Ministérios da Esplanada; uma cirurgia cerebral tirou-lhe totalmente a visão dos dois olhos há nove anos; com estímulo e apoio de poucos se tornou um atleta no remo e na prova final de Inglês do semestre, ele, o único deficiente visual na classe - cego mesmo - tirou 9,95 (não sei por que a professora não aproximou!!!) e hoje é um exemplo para seus companheiros.

Ah, quantas Osmarinas, A. C.'s e Reis existem neste país, mas completamente esmagados pelo peso “de preconceitos tolos incentivados pelo orgulho igualmente tolo e destrutivo"...

Que Deus tenha piedade de nós...

Um abraço, amigo querido!

Da

Vovó (Grandma).//


 __________________

Lena:


Belíssima postagem. Parabéns, Bill.

Contar... Medir... Conquistar

"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares" (Josué 1:9).

Certa vez um capitão se aproximou do general e, mostrando grande preocupação, disse: "General, não podemos lutar contra eles. Eles são muito numerosos e jamais conseguiremos vencê-los". "Capitão", disse o General friamente, "nós não estamos aqui para contá-los e sim para conquistá-los. Nós devemos e vamos conquistá-los". E eles conquistaram. (Ossian Davies)

Qual tem sido a nossa principal atividade no momento?
Qual o tamanho de Deus?

Confiar plenamente na palavra do Senhor que nos assegura que somos mais do que vencedores ou contar e medir a quantidade e tamanho de nossas dificuldades?

Muitas vezes perdemos dias maravilhosos de bênçãos oferecidos por nosso Deus, simplesmente porque continuamos preocupados com os problemas que o Senhor nos prometeu ajudar a resolver. Parece até que as nossas lutas são maiores do que o Senhor, o que não é verdade. “A nossa parte, no processo de cada conquista, é esforço e ânimo”. O resto
podemos deixar por conta do nosso amado Salvador.

Quem tem um Grande Deus como nós temos, Todo Poderoso, não pode se deixar abater por simples tempestades. Ele caminha sobre as águas de nossas intempéries e, a um simples sinal, faz acalmar os ventos que nos inquietam.

Se as nossas lutas nos amedrontam, entreguemos tudo nas mãos do Senhor. Se o futuro nos atemoriza, descansemos nos braços do Senhor. Se nos julgamos incapazes de alcançar as vitórias almejadas, deixemos que o Senhor as vença por nós.

(Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet! )

Você ainda tem o hábito de medir e contar os obstáculos do caminho ou já colocou tudo no altar de Deus, agradecendo antecipadamente por todas as conquistas?

Eu Recebo e tomo posse!!!!

Aleluias! Dedico essa postagem a TODOS q aqui entrarem, para estrelar ou responder Pessoa LINDA: Ah! Que bom que encontrei você.

Há muito queria esta oportunidade para lhe dizer que o amo.

Amo-o pela pessoa maravilhosa que você é.

Deus o criou lindo e você soube crescer.

Com a bondade de seu coração, soube acolher e agradar a todos que o cercam.

“Senhor dá-me o dom da BONDADE”. Graça, força, alegria, sabedoria, amor e paz sejam sobre sua vida nesta manhã de Sábado! Que possamos viver com integralidade a vida, sendo autênticos e verdadeiros, purificando nossas motivações, e melhorando nossas ações!

No amor do Senhor Jesus, Len@.

4 comentários:

  1. Olá, amiguinho!
    Nesta relexão, o seu raciocínio esta muito bem conduzido.
    Mas as diferenças existirão sempre, o dinheiro prevalece á inteligência. O inteligente, mas pobre, sua voz certamente que nunca será ouvida.
    Ricos, pobres, inteligentes e menos instruídos foram contemplados com a alegria, por DEUS! Temos em comum o saber sorrir.
    E os sorrisos mais bonitos e honestos que já presenciei, são de pessoas pobres e pouco instruídas, porque a alegria não se compra nem com dinheiro nem com intelegêcia. Ela está na nossa alma.

    Torres Vedras,é uma terra muito fértil e tem muita agricultura. Assim sendo, recebemos muito emigrantes, que são uma mais valia para esta região.
    No domingo comprei uma revista, que tinha uma um colar de oferta . Meu marido ofereceu-me. Naquele momento ía a passar por mim uma menina pequena da nacionalidade romena. E, eu, peguei no colar e ofereci lho, como me deu prazer e uma enorme alegria, ver o sorriso daquela menina.
    Depois, virei- me para o meu marido e disse: " Ela, vai lhe dar mais valor, que, eu! "
    O meu marido deu me um beijo na testa, e sorri-o.

    Um grande abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bill, muito bom esse eu post. Devo concordar com tudo o que foi colocado, menos a parte em que você mencionou que o FHC foi um bom presidente, na verdade posso dizer que ele foi o menos ruim e isso por causa dele ter sido o responsável pela implementação do plano real que, querendo o não, deu certo em partes. Bom, não vou ficar aqui discutindo questões políticas, só queria mesmo parabenizá-lo pelo post. Até mais :)

    ResponderExcluir
  3. UAU! Sem palavras...
    Isso me lembrou um dos livros que estou lendo de O. Gene Bicknell... Diz assim:
    A moda é a expressão "mudança de paradigma"; Quando deixa de lado um paradigma, a pessoa abre a mente para fazer coisas de um modo totalmente diferente. Você explora as possibilidades, sejam elas realistas ou não.
    É importante ter um senso de organização sobre o seu talento e sua vida e reservar um tempo para o aprendizado. Se a pessoa for organizada, mesmo que ocupada, irá encontrar pelo menos uma meia hora para ler um livro motivacional (como a Bíblia - um dos livros mais motivacionais que eu conheço). No processo da inteligência e estratégia, isso seria a consequência de planejamento, preparo e um bom aproveitamento do tempo.
    Pense da seguinte maneira, se Deus lhe deu um corpo de funcionamento perfeito, porque você lhe causaria danos usando drogas, ingerindo álcool ou tendo qualquer outro comportamento irresponsável? Se tiver bom senso, você não vai fazer isso.
    Deus deu aos seres humanos uma mente e sede de conhecimento e aventura. Por que não tirar vantagem desse grande dom?
    Leia referente a pessoas que usaram seus talentos dados por Deus de maneira boa e aqueles que fizeram o mau uso deles. Ditadores que impuseram sua vontade e seu egocentrismo sobre os fracos desamparados (Hitler, Stalin...). Os reis que se importavam com seus súditos e os que não se importavam. O descuido e falsidade de soberanos com relação ao seu povo.
    Jesus só ensinou o amor e o perdão e foi crucificado por isso. Do mesmo modo, muitos que amam e se preocupam muitas vezes são condenados. As pessoas mais generosas e responsáveis são frequentemente as mais criticadas e castigadas. Aquelas que se beneficiam dessa grande generosidade e bondade são os primeiros a encontrar defeitos.

    Então digamos que nessa nossa sociedade é "normal" vivermos em castas. A sociedade, seja ela intelecto, com nível social diferenciado e/ou, com algum transtorno seja déficit ou temperamental, tem que se "acostumar" com o preconceito, baixar a cabeça e sorrir... Pois..."quando molha os pés e mergulha no mar, você é obrigado a enfrentar as ondas"... E as experiências de primeira mão são as melhores!

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea!

      Novamente, muito obrigado pela sua participação.

      A classe pobre em nossa sociedade é infelizmente incentivada a continuar pobre, a ideia de progresso individual (tão comum na cultura americana, por exemplo) é desestimulada por aqui. Já reparou que são os pobres que elegem políticos no Brasil? Os pobres são a imensa maioria, logo, são os principais eleitores, por isso, a grande maioria das promessas de políticos é de cunho social, como Fome Zero, Bolsa Família, casa própria e etc. Mas nada disso resolve os problemas sociais que existem, pois nunca saem do papel de forma completa e/ou eficiente, mas garante a eleição dos diversos pilantras que conhecemos.

      Se o governo realmente cumprisse suas promessas, se desse de fato um ensino de qualidade, condições de saúde adequadas, de modo que criassem condições reais de desenvolvimento individual, então o povo não seria pobre em sua maioria, mas também, por consequência, seria mais crítico e, portanto, perigoso.

      O sistema de castas brasileiro é essencial para a manutenção do status quo e o pão & circo (novelas, BBBs e afins) garante que o povo fique “feliz” e satisfeito.

      Volte sempre.

      Deus abençoe.

      Excluir