Simples,
se ele pode saber o que vamos ou não fazer, existe algo como um destino, do
qual tudo é predestinado a acontecer.
Então,
não temos livre árbitro seguindo essa linha de raciocínio, porque se Deus sabe
que faremos algo e nos decidimos fazer outra coisa, ele não é onisciente, e se
ele pode saber o que vamos fazer, nós não temos livre arbítrio.
Dissertem sobre essa contradição bíblica.
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Pergunta feita por Layne staley no sítio Yahoo!Respostas.
1ª Resposta dada por Ignácio M.
2ª Resposta dada por Cosmonauta.
3ª Resposta dada por Bill.
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Uma
coisa não anula a outra. O fato de fazermos nossas escolhas em momentos
específicos de modo algum é um empecilho para a onisciência de Deus.
Fique
com Deus!
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Cara,
sou praticamente ateu e não concordo com você.
Sendo
Deus (hipoteticamente) existente, mesmo tendo conhecimento prévio de tudo o que
há por vir, não significa estar interferindo na vida das pessoas. É como o
professor numa prova: ele sabe todo o conteúdo da mesma, mas não interfere na
sua avaliação.
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Olá,
Staley!
A
onisciência não determina o futuro, pois onisciência significa conhecer algo e
não determinar algo.
E
isso não é tão difícil de entender.
Vou
dar um exemplo simples.
Imagine,
hipoteticamente, que existe um ET que mora em um planeta há 1000 anos luz da
Terra.
Ele
sempre observa a Terra e o universo em seu potente telescópio.
Num
belo dia, ele vê que tem um asteroide gigantesco vindo em direção à Terra, ele
percebe que o asteroide está há 2000 anos luz da Terra e que vai destruí-la.
Esse
ET, então, resolve vir à Terra para nos avisar. Ele vem na velocidade da luz
até aqui, por isso, ele leva mil anos até chegar aqui, assim, o asteroide está,
agora, há mil anos luz da Terra.
Ninguém
na Terra sabe desse asteroide, apenas o ET. Ele sabe como e quando a Terra será
destruída, ele conhece o futuro. Então, como um típico profeta do apocalipse,
ele avisa todo mundo sobre o fim do mundo.
Tá
entendendo?
Conhecer
o futuro não significa determiná-lo.
Ao
avisar os habitantes da Terra sobre o asteroide, o ET deu aos terráqueos a
chance de defenderem-se e evitar sua destruição, ou seja, deu a eles a oportunidade
de mudar o futuro.
Todas
as profecias bíblicas tem uma função de alerta e NUNCA de determinismo.
Conhecer
o futuro significa apenas ter uma informação a mais, só isso.
É
isso.
Graça
e paz.
Oi Chris,
ResponderExcluirA questão do livre arbítrio,segundo ensino pastoral é de que o livre arbítrio é para os que não estão em Cristo, ou não tem conhecimento ou comprometimento com Deus e a sua palavra. Mas sim
para quem tem! Se conhecemos a palavra podemos escolher entre vivê-la ou não. Quem está no mundo
não tem essa preocupação e ou compromisso, é livre para praticar o que quiser, afinal Deus não tem compromisso com quem não tem compromisso com ele e vice-versa,
Mas para o conhecedor da Palavra,não é não e sim é sim. As vezes maldigo o livre-arbítrio sabe?
Penso assim: Deus com toda a sua onipotência poderia nos poupar o sofrimento, simplismente nos cerceando, ou mesmo impedindo-nos de fazer algo que nos leve ao pecado.
Ai a resposta vem a seguir: Ele nâ
o quer filhos robóticos e pré direcionados. Mas sim filhos que obedecem porque entendem a sua palavra e o amam.
Entendem a redenção de Cristo, e o amam. Está escrito"Se me amais, guardareis os meus mandamentos"...
O ET. Não é oniciente. O fato de ele conhecer a trajetória e o alvo do asteróide não o faz onosciente. Qualquer um de nós pode antever um acontecimento.basta conhecermos um pouco de fisica (é o caso do seu Et).A onisciencia do Et só se aplica se ele soubesse com antecedência se os terráqueos iam ou não acreditar na história dele. Como o seu Et é onosciente e os terráqueos tem o livre arbitrio, ele terá que saber com antecedência qual a escolha dos terráqueos para não perder tempo com uma viagem tão longa. Se os terraqueos não acreditarem neles terá sido perda de tempo. O exemplo do Et não é onisciencia. Qualquer um de nós podemos fazer coisa igual.(ozeias).
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
ExcluirDe fato, o ET não é onisciente, mas a meu enfoque não estava nisso, mas no fato de que o conhecimento prévio dos fatos não significada determiná-los, assim, havendo ou não onisciência, a lógica é a mesma.