Seguidores

sábado, 11 de junho de 2011

Você acha que a Copa de futebol na África vai mudar a visão racista que temos hoje?


________________
 
Pergunta * feita por Mochelieur in voyager no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Bill à pergunta de
Mochelieur in voyager .
 __________________
 * pergunta feita a um ano atrás.




Boa noite, Mochelier c'est fini!

Acredito que não faz a menor diferença no cenário mundial e brasileiro.

No caso do Brasil, penso o seguinte:

Imagine uma sala onde tem pessoas de diversas cores conversando animadamente, aqui no Brasil isso é comum e normal. Nesse ambiente descontraído, ninguém liga ou sequer se lembra de cores, mas se chegar alguém e disser: "vejam só, temos negros conversando com brancos". Essa não é uma frase preconceituosa, mas é suficiente para que todos se "lembrem" que são diferentes.

É a diferença que separa as pessoas, é a igualdade que une. É assim com as torcidas de futebol, em um estádio vemos pessoas de raças diferentes, religiões diferentes e níveis sociais diferentes, mas estão todos juntos com a mesma paixão, torcendo pelo mesmo time. Estão todos unidos em torno daquilo que os torna iguais, aquilo que possuem em comum.

Recentemente, a Globo foi criticada, pois disseram que a Thaís Oliveira, negra (e linda), estava sendo tratada como branca, ou seja, não havia conflito racial na história, não havia evidências de diferenças, entende? Então, pra eles, estava errado. Na verdade, ela não estava sendo tratada como branca, apenas como igual, só isso.

O racismo é incentivado quando evidenciam as raças, quando mostram o tempo todo negro e branco brigando na tela da TV, isso força o povo a escolher em que lado fica.

Na tentativa de inibir o racismo, na verdade, acabam incentivando-o.

Se incentivassem aquilo que todos têm em comum ao invés de a mídia incentivar as diferenças e por lenha na fogueira na briga entre negros e brancos e héteros e homo, tudo seria diferente.

Nos EUA, por exemplo, sabemos que grupos étnicos e raciais diferentes não se misturam, é raro, mas quando isso ocorre é sempre mal visto. No Brasil, porém, o racismo é algo que não tem sentido, pois aqui não existe nenhum tipo de apartheid, todos andam juntos e se misturam.

Somos miscigenados por excelência, até negros possuem sangue europeu, entende?

Há coisas em comum o suficiente para que nosso povo pudesse ser unido, muito unido e sem racismo.

É isso.

Graça e paz!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário