Seguidores

quinta-feira, 31 de maio de 2012

O HOMEM QUE NÃO SE IRRITAVA




Em uma cidade interiorana havia um homem que não se irritava e não discutia com ninguém.

Sempre encontrava saída cordial, não feria a ninguém, nem se aborrecia com as pessoas.

Morava em modesta pensão, onde era admirado e querido.

Para testá-lo, um dia seus companheiros combinaram levá-lo à irritação e à discussão numa determinada noite em que o levariam a um jantar.

Trataram todos os detalhes com a garçonete que seria a responsável por atender a mesa reservada para a ocasião. Assim que iniciou o jantar, como entrada foi servida uma saborosa sopa, que o homem gostava muito.

A garçonete chegou próxima a ele, pela esquerda, e ele, prontamente, levou seu prato para aquele lado, a fim de facilitar a tarefa.

Mas ela serviu todos os demais e, quando chegou a vez dele, foi embora para outra mesa.

Ele esperou calmamente e em silêncio, que ela voltasse. Quando ela se aproximou outra vez, agora pela direita, para recolher o prato, ele levou outra vez seu prato na direção da jovem, que novamente se distanciou, ignorando-o.

Após servir todos os demais, passou rente a ele, acintosamente, com a sopeira fumegante, exalando saboroso aroma, como quem havia concluído a tarefa e retornou à cozinha.

Naquele momento não se ouvia qualquer ruído. Todos observavam discretamente, para ver sua reação.

Educadamente ele chamou a garçonete, que se voltou, fingindo impaciência e lhe disse: o que o senhor deseja?

Ao que ele respondeu, naturalmente: a senhora não me serviu a sopa.

Novamente ela retrucou, para provocá-lo, desmentindo-o: servi, sim senhor!

Ele olhou para ela, olhou para o prato vazio e limpo e ficou pensativo por alguns segundos...

Todos pensaram que ele iria brigar... Suspense e silêncio total.

Mas o homem surpreendeu a todos, ponderando tranquilamente: a senhorita serviu sim, mas eu aceito um pouco mais!

Os amigos, frustrados por não conseguir fazê-lo discutir e se irritar com a moça, terminaram o jantar, convencidos de que nada mais faria com que aquele homem perdesse a compostura.

.......................................................................

Bom seria se todas as pessoas agissem sempre com discernimento em vez de reagir com irritação e impensadamente.

Ao protagonista da nossa singela história, não importava quem estava com a razão, e sim evitar as discussões desgastantes e improdutivas.

Quem age assim sai ganhando sempre, pois não se desgasta com emoções que podem provocar sérios problemas de saúde ou acabar em desgraça.

Muitas brigas surgem motivadas por pouca coisa, por coisas tão sem sentido, mas que se avolumam e se inflamam com o calor da discussão.

Isso porque algumas pessoas têm a tola pretensão de não levar desaforo para casa, mas acabam levando para a prisão, para o hospital ou para o cemitério.

Por isso a importância de aprender a arte de não se irritar, de deixar por menos ou encontrar uma saída inteligente como fez o homem no restaurante.

A pessoa que se irrita aspira o tóxico que exterioriza em volta, e envenena-se a si mesma.


Enviado por Tete Portugal.





"...percebe e entende que os melhores amigos, são aqueles que estão em casa, esperando por ti..."

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Violência na Bíblia.





Olá, leitor!

Tudo bem?

Hoje não teremos postagem do Yahoo!Respostas e nem diálogo filosófico entre Leitor e Pensador, mas algumas dúvidas que um irmão em Cristo enviou-me por e-mail. Resolvi publicar suas questões, pois são, a meu ver, pertinentes ao nosso tempo e podem, ainda, esclarecer a outros que talvez compartilhem dessas mesmas dúvidas.

Estou publicando nossas conversa com a devida autorização, mas o irmão preferiu ficar anônimo.

Eis as questões:

_________________


Olá, Christian!

Nestes dias estava muito perturbado, sou Cristão, mas há pontos na Bíblia que não consigo entender, mas ao ler seu texto (Deus também matou?), ajudou-me e esclareceu muita coisa, mas ainda há pontos que não consigo compreender, como por exemplo: quando Moisés mandou os Levitas matarem seus próprios irmãos por terem adorado o bezerro de ouro, por que tiveram q pagar com a vida? Imagina uma situação dessas hoje? Ou então ter que matar uma pessoa ou até mesmo um parente a pedradas por ter apanhado lenha no sábado? Por que tanta violência? E as 42 crianças que foram despedaçadas pelas ursas por terem chamado o profeta Elizeu de Calvo?

Quando leio o Antigo Testamento fico chocado com tanta violência entre homens e também animais.

Outro ponto que não consigo entender é com relação aos sacrifícios de animais, até entendo que aquele pobre e inocente animal estava pagando pelo pecado de um homem para que talvez assim fazer o homem refletir e não mais cometer um pecado, mas vejamos em Genesis 4, Deus se agradou mais da oferta de Abel que era a gordura de um animal do que a de Cain que era fruto da terra, sendo que até então aquela oferta não era para pagar nenhum pegado, nem mesmo existia Lei, mas era somente uma oferta e Deus se agradou. Não tolero violência contra os animais, gostaria de saber por que Deus se agradava com holocaustos, sacrifícios de animais etc.

Não é criação dele mesmo?

Grato!

_________________


Olá, irmão!

Obrigado pela leitura do texto e pela confiança em tirar algumas dúvidas comigo, espero estar à altura dela.

Você leu o texto “Deus também matou”, né? Então, vai ficar mais fácil explicar.

Imagine uma pessoa que nunca viu computador na vida. Como você ensinaria Excel pra ela? Você estaria falando grego, certo? Mas e pra uma pessoa que já conhece computador, internet, Word e etc.? Seria bem mais fácil, não é?

Pra uma pessoa que nada entende de determinado assunto, não adianta explicar o porquê das coisas, você apenas diz o que ela deve fazer e só. O mesmo é com uma criança pequena que quer brincar com uma faca, por exemplo. Não adianta explicar pra uma criança de três anos que faca é perigosa, certo? Você apenas tira a faca da mão dela e dá uma bronca. Ela passa a obedecê-lo por causa da bronca, mesmo sem entender o que acontece.

Com o povo do Antigo Testamento era a mesma coisa.

Nos tempos de Moisés, como ficou claro no texto “Deus também matou?”, o povo NADA sabia sobre tudo, nem Deus conheciam direito, a revelação de Deus havia acabado de começar e eram um povo primitivo e bruto também (idade do bronze).

Como Deus poderia explicar conceitos complexos para um povo assim? E qual a garantia de que obedeceriam sem que houvesse uma bronca junto?

Nós muitas vezes olhamos para o passado de acordo com o contexto em que vivemos hoje e a partir de conhecimentos que adquirimos hoje também e pensamos que o povo daquele tempo era igual a nós. Mas não eram, eram MUITO diferentes.

Já ouviu falar que tomate podre apodrece todos os outros tomates na caixa? Pois bem, ao povo de Israel foi dada a revelação de Deus, eles eram o povo escolhido para esta missão até que a mensagem de Deus chegasse a Cristo e se completasse com ele, por isso, esse povo não poderia se corromper e nem desviar do caminho. Se aqueles que pecaram permanecessem no meio deles, então TODOS se corromperiam, fato. E não havia como explicar as implicações espirituais disso e muito menos sobre a salvação da humanidade através de Cristo e etc. Esse é um conhecimento que nós possuímos, mas eles, não. Então, entre perder todo o povo e perder alguns para que o resto fosse salvo, Deus preferiu perder alguns, pois era a única alternativa viável naquele contexto.

Sobre o sábado é a mesma coisa, pois a guarda do sábado fazia parte da lei de Moisés e era a Lei que os mantinha vivos (sem se destruírem) e com Deus. A maior parte das Leis era obedecida apenas por medo, o povo nem sequer sabia o motivo delas. Para você ter uma ideia, eles tinham que defecar fora do acampamento e ainda eram obrigados a enterrar as fezes após defecar. Hoje sabemos que isso é saneamento básico, mas eles não tinham a menor ideia da razão de uma lei como essa, eles não conheciam micróbios e etc.

A Lei é útil pra quem precisa dela. E eles precisavam.

O rigor de Deus, apesar de parecer excessivo, era o único meio de manter o povo na linha para a salvação deles mesmos.

Para entender melhor essa questão de Lei, sugiro dar uma olhadinha aqui. O texto é um pouco longo, mas vale a pena.

Em relação a Elizeu e aos catorze rapazes, vale o mesmo princípio.

Já ouviu a frase: “Se Deus sangrar, quem vai crer nele?”.

Elizeu era a voz de Deus no meio do povo, por isso tinha que ser respeitado e não foram apenas 2, 3 ou 4 crianças que o provocaram, mas foram 42 rapazes (nearim hetanim) que o provocaram.

Não eram crianças, mas uma grande quantidade de rapazes.

Então vemos que era séria a coisa e não simples provocação, algo mais havia, com certeza. Eles sabiam que Elizeu era profeta, mas o rejeitaram e morreram por transgredir a Lei de Moisés e colocaram à prova a escolha de Deus para a continuidade do Espírito de Elias sobre a terra.

Em relação aos animais, Deus apenas deixa claro que existe uma diferença entre eles e nós. Jesus morreu apenas por nós e apenas nós somos a imagem e semelhança do Altíssimo. O cordeiro sacrificado também servia de alimento para os sacerdotes e levitas, pois não é pecado comer carne. O sacrifício simbolizava a nossa morte. O pecado devia nos matar, pois o pecador merece apenas a morte. O cordeiro, então, simbolicamente morria no lugar daquele que o ofertava, entende?

Jesus foi o cordeiro de Deus e, assim como o cordeiro da Lei de Moisés, Jesus também morreu em nosso lugar. Graças a isso é que temos a vida eterna.

O sacrifício de Abel tinha o mesmo significado do sacrifício previsto na Lei, por isso Deus aprovou. Abel ofereceu o cordeiro como se fosse ele mesmo. Ele admitiu que era pecador e que precisava da misericórdia do Senhor. Não foi o caso de Caim, por exemplo. E a prova acerca do coração maligno dele foi o fato de ter matado o próprio irmão e de não ter se arrependido disso.

Deus não tolera a crueldade contra animais, veja o que diz a Bíblia:

“O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis.”. Pv 12.10.

Mas ele dá preferência a nós, pois somos filhos dele, feitos a sua imagem e semelhança.

É isso.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Graça e paz.

_________________


Olá Christian, Oh! Como estou me sentindo melhor agora e feliz, minha fé voltou, tenha certeza que verdadeiramente Deus esta em sua vida e a guia do Espírito-Santo está sobre ti, dou Graças a Deus por sua mensagem ter chegado até a mim, percebi que vc está pronto em ajudar as pessoas, vou acompanhar seu blog a partir de hoje e sinto, sim, confiança em tirar dúvidas com vc e, se não se importar, vou tirar outras dúvidas com relação á Bíblia, pois minha mente pequena me impossibilita de encontrar as respostas.

Com relação ao assunto abordado, eu muitas vezes me perguntava o porquê de tanta violência, guerras e crueldade na Bíblia me levando muitas vezes a desacreditar, vejo q isto é motivo de escape para muitos, muitos são os ateus por acreditarem q a Bíblia apresenta um Deus sanguinário, cruel e vingativo por não compreenderem e também não darem espaço para compreender, mas hoje estou chegando a seguinte conclusão (me corrija se tiver errado): que Deus trata com o homem de forma progressiva, ou seja, de acordo com a época, cultura e entendimento. No Antigo Testamento não poderia ser diferente, hoje temos um mundo civilizado, temos as nações, mas não podemos esquecer que estas nações foram conquistadas através de guerras no passado. Com Israel não poderia ser diferente, pois o homem, assim como nos animais, buscava comida, espaço e proteção. Deus estava lidando com um homem primitivo e que jamais entenderia sobre espiritualidade, mas no tempo certo enviou seu filho que disse que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade.

"Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual" 1 Cor 15:46.

A Paz esteja contigo.

_________________



Olá, irmão!

Vejo que compreendeu e fico feliz em saber que sua fé foi renovada. Glória a Deus!

Fico a disposição.

Abraços,

Graça e paz!


Christian Brito.


 

terça-feira, 29 de maio de 2012

Salmo 121



Olá, leitores!

Já ouviram música em hebraico?

Pra quem não sabe, hebraico é a língua original do Antigo Testamento.

Que tal ouvir o Salmo 121?





SALMO 121

1 [cântico dos degraus] Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.

2 O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.

3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.

4 Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.

5 O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.

6 O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.

7 O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.

8 O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.


Salmos 121. 1-8

[Salmo de Davi para o músico-mor] O rei se alegra em tua força, SENHOR; e na tua salvação grandemente se regozija.

Cumpriste-lhe o desejo do seu coração, e não negaste as súplicas dos seus lábios. (Selá.)

Pois vais ao seu encontro com as bênçãos de bondade; pões na sua cabeça uma coroa de ouro fino.

Vida te pediu, e lha deste, mesmo longura de dias para sempre e eternamente.

Grande é a sua glória pela tua salvação; glória e majestade puseste sobre ele.

Pois o abençoaste para sempre; tu o enches de gozo com a tua face.

Porque o rei confia no SENHOR, e pela misericórdia do Altíssimo nunca vacilará.

A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua mão direita alcançará aqueles que te odeiam.

Tu os farás como um forno de fogo no tempo da tua ira; o SENHOR os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá.

Seu fruto destruirás da terra, e a sua semente dentre os filhos dos homens.

Porque intentaram o mal contra ti; maquinaram um ardil, mas não prevalecerão.

Assim que tu lhes farás voltar as costas; e com tuas flechas postas nas cordas lhes apontarás ao rosto.

Exalta-te, SENHOR, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.
Salmos 21:1-13
[Salmo de Davi para o músico-mor] O rei se alegra em tua força, SENHOR; e na tua salvação grandemente se regozija.

Cumpriste-lhe o desejo do seu coração, e não negaste as súplicas dos seus lábios. (Selá.)

Pois vais ao seu encontro com as bênçãos de bondade; pões na sua cabeça uma coroa de ouro fino.

Vida te pediu, e lha deste, mesmo longura de dias para sempre e eternamente.

Grande é a sua glória pela tua salvação; glória e majestade puseste sobre ele.

Pois o abençoaste para sempre; tu o enches de gozo com a tua face.

Porque o rei confia no SENHOR, e pela misericórdia do Altíssimo nunca vacilará.

A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua mão direita alcançará aqueles que te odeiam.

Tu os farás como um forno de fogo no tempo da tua ira; o SENHOR os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá.

Seu fruto destruirás da terra, e a sua semente dentre os filhos dos homens.

Porque intentaram o mal contra ti; maquinaram um ardil, mas não prevalecerão.

Assim que tu lhes farás voltar as costas; e com tuas flechas postas nas cordas lhes apontarás ao rosto.

Exalta-te, SENHOR, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.
Salmos 21:1-13

domingo, 27 de maio de 2012

Ajudem-me! Como Satanás age?




Olá,

Dizem que satanás age e influencias as pessoas.

Como isso é feito? Por influência magnética? Telepatia? Macumba?

________________

Pergunta feita por X no sítio Yahoo!Respostas.

1ª Resposta dada por Bill.

2ª Resposta dada por Alexandre.

3ª Resposta dada por Gagel.
 __________________
 
 
 
Olá, amigo!

Conhece a história de Adão e Eva? Como a serpente fez? Ela apenas deu a ideia e o primeiro casal comprou a ideia, não foi?

É isso que o diabo faz, ele sugere, incentiva.

Muitos seguem o diabo e o cultuam, são eles que estão em todo lugar dizendo o que você deve pensar, falar, vestir e etc.

São eles que colocaram no congresso um projeto de Lei para liberar a maconha e são eles que estão convencendo a população a concordar com isso.

Existe muita pedofilia hoje? Assistiu Presença de Anita? Não é uma história de amor e sexo entre um quarentão e uma adolescente? Pois é!

Já reparou que quando você quer entender a Bíblia, aparece do nada, gente de todo tipo querendo confundi-lo? Já reparou que quando você quer fazer a vontade de Deus, aparece do nada, gente incentivando-o a ficar do mesmo jeito? E o pior é que normalmente essas pessoas que "surgem do nada", antigamente, eram pessoas que nem lhe davam atenção ou se interessavam em ajudá-lo?

É assim que o diabo age.

Mas por que ele faz isso?

Por que ele quer a sua morte. O diabo não quer ser adorado, se acontecer de alguém adorá-lo, ele aceita, mas não é esse seu principal objetivo.

O que ele quer é matar você, destruir seu planeta e condenar sua alma.

Por que ele quer isso? Por que ele odeia a Deus, mas não pode destrui-lo ou feri-lo. Mas, como ele sabe que Deus ama você, então você é o alvo.

Mas o diabo não pode obrigá-lo a fazer nada que não queira, o livre-arbítrio que Deus deu a você não pode ser violado, por isso, o diabo tenta driblar esse livre arbítrio através da influência, da artimanha e da mentira.

Ele quer enganá-lo, é isso.

Abraços!

Graça e paz!!


 __________________
 
 
 
Ele pode agir de varias formas diferentes

- enviando pensamentos, sempre começando com eu, ex: eu vou mentir, eu vou destruir etc...

- fechando os olhos e ouvidos, ex: alguém tem uma oportunidade para vc e vc não consegue reconhecer esta oportunidade, não vê e quando falam com vc é como se vc estivesse em outro lugar.

-por falta de perdão ou pelo pecado, isto deixa brechas em seu coração e é por ai que ele toma posse de sua vida.

-por envolvimento com magias, hipnotismo, etc...

Na realidade são muitas as formas de ele influenciar sua vida.

É preciso manter uma vida em oração, jejum, se batizar nas águas e se entregar a Jesus, desta forma toda vez que ele se levantar contra sua vida, vc terá autoridade de Jesus para repreendê-lo.

 __________________
 


Cuidado com este enganador!

SUPONHAMOS que você encontrasse alguém que parecesse muito amigável. Talvez estivesse inclinado a convidá-lo à sua casa, por parecer ser boa companhia. Mas, daí você descobre que ele era um famigerado criminoso, que secretamente estava corrompendo a vizinhança. Como reagiria?

Bem, talvez não se tenha dado conta disso, mas existe tal criminoso enganador que expõe a todos nós ao perigo. Ele é Satanás, o Diabo, e a Bíblia nos diz que ele foi ‘lançado para baixo, à terra, junto com os seus anjos’. (Revelação 12:9) Isso os torna perigosamente perto. Ademais, Satanás age muitas vezes como quem não quer nada mais do que proporcionar-nos momentos agradáveis. Portanto, temos de ter cuidado com este Enganador. Se o acolhermos, por assim dizer, expomo-nos a todos os tipos de influências destrutivas, assim como o apóstolo indicou ao dizer: ‘O próprio Satanás persiste em transformar-se em anjo de luz. ’ — 2 Coríntios 11:14.

Agora, considere algumas das maneiras aparentemente inocentes em que as pessoas se divertem hoje. No entanto, note como estas evidenciam a influência satânica.

OS JOGOS COM QUE AS PESSOAS SE DIVERTEM

Num chuvoso sábado à tarde, muitos gostam de se reunir na casa dum amigo, em volta duma mesa, e entreter-se com jogos. Muitos de tais jogos são inofensivos, mas pelo menos dois são muito prejudiciais.

Um deles é a prancheta Ouija. Inventada por volta de 1890, trata-se duma prancheta com o alfabeto e outros sinais inscritos nela. Os amigos se sentam em volta da prancheta, colocam seus dedos num ponteiro e fazem perguntas. O ponteiro move-se de uma letra para outra na prancheta, soletrando respostas.

Que tipo de respostas dá ela? Certo comprador duma prancheta Ouija escreveu ao fabricante: ‘É com grande pesar que finalmente determinamos que a total inexatidão das respostas significa apenas uma coisa — a prancheta Ouija que possuímos mente.’ Outro escreveu: ‘Possuo uma de suas pranchetas Ouija e a uso com meus amigos. Ela dá respostas muito boas no início do dia e respostas muito sujas à noite. ’

Selena possuía uma prancheta Ouija e relata que certa ocasião a prancheta soletrou que gostava dela. Quando ela perguntou por que, a resposta foi: ‘Porque você é mulher, e isso faz toda a diferença. ’ Há muitos relatos similares de mentiras, imoralidade e obscenidades provenientes da prancheta Ouija.

O que faz a prancheta responder às perguntas? Um jornal inglês comentou: ‘O jogo, Ouija, baseia-se num método espírita de ‘comunicação’ com os mortos, e funciona com uma prancheta igual às usadas em sessões espíritas. ’ Concordemente, muitos dos que usam a prancheta relatam ter contato com espíritos. Denise escreveu a um jornal e disse que por meio duma prancheta Ouija ela contatou um espírito que se identificou como Bob. Ela se queixou: ‘Bob tornou-se sórdido. Afirma que não é um espírito bom, mas um demônio no inferno. Ele me diz que estou ficando louca e que em breve se apoderará do meu espírito e me entregará ao diabo. ’

Se a prancheta Ouija é feita para operar por meio de espíritos, que espíritos são esses? Certamente, não são espíritos dos mortos, pois ‘os mortos não estão cônscios de absolutamente nada’. (Eclesiastes 9:5) É inconcebível que algum espírito da parte de Deus seja responsável por transmitir mentiras ou mensagens imorais. Portanto, é só razoável concluirmos que a prancheta Ouija é ativada por forças demoníacas, das quais a principal, Satanás, é ‘o pai da mentira’. (João 8:44) Fica evidente que a prancheta Ouija, bem como todas as demais formas de espiritismo, deve ser evitada por aqueles que desejam fugir da influência impura de Satanás. — Deuteronômio 18:10-12.

Outro jogo popular chama-se Dungeons and Dragons (Masmorras e Dragões). Neste, os jogadores assumem os papéis de monstros, demônios e semideuses, bem como de assassinos, incendiários, estupradores e torturadores. Uma agradável companhia para se ter em sua sala de estar? Envolve muitas vezes os jogadores agirem com espiritismo e magia. Parece-lhe isso saudável? Certamente não, pois a impureza e a prática do espiritismo encontram-se entre ‘as obras da carne’, que impedirão a pessoa de herdar o Reino de Deus. — Gálatas 5:19-21.

John Holmes, um ‘Dungeon Master’ (Mestre de Masmorra) disse o seguinte ao escrever para a revista Psychology Today: ‘Não acho provável que essa violência imaginária deturpe a mente dos participantes mais do que a interminável onda de violência na TV, no cinema ou na literatura. ’ Bem, muitos acham que ‘a interminável onda de violência’ presente nas diversões modernas realmente deturpa a mente dos que estão expostos a ela. Que acha? Não lhe parece que o Enganador, Satanás, o Diabo, está tentando usar esse jogo para fazer-nos pensar como ele?