Seguidores

sábado, 15 de dezembro de 2012

Por que uma pessoa que a princípio parece sensata, correta e justa torna-se totalmente cega...?






Por que uma pessoa que a princípio parece sensata, correta e justa torna-se totalmente cega, totalmente cega diante da realidade dos fatos, das provas, dos acontecimentos? E insiste em não admitir que estivesse ou está errada, que infelizmente deslizou do alto de sua sensatez, de seu comportamento justo e correto e cometeu um erro de julgamento?

Pessoas sensatas, corretas, justas não têm problemas em reconhecer erros e julgamentos errados... Mas mesmo assim em algum momento especial, em alguma situação especial essas mesmas pessoas empacam no que construíram como sendo a "sua" realidade, a "sua" verdade totalmente equivocada sobre a situação e não há como tira-las dessa cegueira...

Por quê?

Qual o gatilho em tal situação que considero um "retrocesso" comportamental?

Beijos... Beijinhos e Beijocas e um ótimo começo de Semana!!!!!


__________________
Pergunta feita por Carla no sítio Yahoo!Respostas.

1ª Resposta, Marco Nascimento.

2ª Resposta, Bill.
__________________

Boa tarde Carla...!

Amiga, seriam vários os motivos: orgulho, revolta, um dia ruim, uma máscara que cai... Há pessoas que vendem uma imagem para conquistar, e vendo que seu intento é impossível, se revolta e coloca as garras de fora; outros são os envernizados, tem uma casca brilhante, mas tão fina que o desgaste do tempo mostra a realidade; outros, por algum motivo, estão revoltados, ficam sem condições de um raciocínio e fazem besteiras, jogam uma imagem por terra por um momento infeliz.

Não há como apontar um motivo único, personalidade é um fator que merece estudo individual para se obter um diagnóstico mais próximo da realidade, mas sei querida amiga que o ser tem ainda muito o que aprender nesse campo dos relacionamentos. Às vezes explodimos sem pensar nas consequências, "chuta-se o pau da barraca" por qualquer motivo a que se ache acuado, ofendido, magoa-se, e sem raciocínio, mostra o lado obscuro do ser, lado que levamos anos para adormecer com aprendizados e o acordamos e perde-se em meio do caminho, se perde a confiança, uma amizade, um cargo, até vida(s). O ser humano tem inteligência e nem sempre a usa, quando a usa, falta-lhe sabedoria, dai, teria que haver a humildade do aprendizado sempre.

Beijos, beijinhos e beijocas...!
__________________


Oi, Carla!

O egocentrismo sempre cega e o orgulho impede que isso mude.

Neste momento estou escrevendo em meu teclado, você não me vê, não sabe como sou, o que estou vestindo, muito menos o que estou pensando, mas você pode supor muitas coisas, né?

O mundo é isso, Carla: suposições.

Nós enxergamos com certa clareza apenas aquilo que está bem diante de nossos olhos e percebemos, com certa porcentagem de acerto, apenas aquilo que ocorre ao nosso redor.

Nossa percepção da realidade, na verdade, é extremamente limitada.

Esse é o problema do egocêntrico, pois, apesar de também possuir uma visão limitada da realidade, ele acredita que seu "mundinho" corresponde a todo o universo, e neste seu universo fictício ele acredita que tem todo o conhecimento e controle.

Todos nós, inevitavelmente, corremos esse risco, pois cada um de nós também possui o seu "mundinho". O perigo é considerar que esse "mundinho" corresponde a todo o cosmo.

Daí surge o perigo do orgulho, pois o orgulhoso jamais considera a possibilidade de erro, pois considera esse pensamento humilhante. Assim, se ele acreditar que seu "mundinho" corresponde a todo o universo, assim será para sempre em sua mente. É evidente que tal pessoa viverá em uma eterna ilusão.

Assim, muitos desenvolvem certa sensatez na vida em relação a certos fatos ou acontecimentos que envolvam outras pessoas, mas quando se trata de seu universo particular, então, tal sensatez se desmancha.

Admitir o erro é lutar contra o próprio orgulho, é tornar-se livre de ilusões.

Todos nós temos o que aprender com a vida, alguns aprendem outros não. Apenas aquele que admite seus erros é que consegue evoluir, pois se um erro foi detectado, então, será corrigido, sua vida será, então, aperfeiçoada. Quem não admite os erros, não os corrige, afinal, não há erro algum, né? Assim, repetirá as mesmas mazelas ano após ano, sua vida ao longo dos anos não muda, é uma pessoa que não cresce.

Quando eu era criança, meu pai sempre dava umas mancadas que nem vale a pena dizer. Hoje, trinta anos depois, ele continua igualzinho, ainda dá as MESMAS mancadas, mas na mente dele, ele é o Cara.

Nunca o vi admitir que tivesse errado na vida, nunca. Por isso, não evolui.

É isso.

Bjs,

Graça e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário