Seguidores

domingo, 5 de junho de 2011

Os valores morais impostos pelo Cristianismo foram obras de Deus ou dos Homens?



Segundo Nietzsche, não existe uma noção absoluta de "bem" ou "mal". Para ele, os valores morais são elaborados pelos homens com certo intuito interesseiro. Ou seja, elas são produtos histórico-culturais. Isso é verdade, pois uma conduta correta, nada mais é do que aquela adequada aos comportamentos vigentes, enquanto vigente, isto é, enquanto tiverem poder para coagir moralmente. O que hoje julgamos "certo" ou "errado" em tempos remotos ou em outras culturas não tem a mesma concordância. Mas o problema é que AS RELIGIÕES IMPÕEM ESSES VALORES MORAIS COMO SE FOSSE PRODUTO DA "VONTADE DE DEUS"!!!!!, Sendo que na verdade foram os homens que as instituíram a partir de certos interesses.

Friedrich Nietzsche


Essa concepção de roubar é coisa do "demônio", do "inimigo" ou até mesmo, como eles chamam, do "tinhoso", acredito eu que foi usada pela igreja para amansar as massas, para que os não detentores dos meios de produção não furtassem os bens da burguesia, aceitassem sua miséria; mantendo, assim, a dominação de alguns poucos sobre a maioria. Marx mesmo dizia que a religião apaziguava o proletariado a aceitar a sua miséria e opressão. Seria um mecanismo usado pelas Igrejas para "dominar" as massas, evitando assim uma possível revolta. Isso se torna mais energético nesta sociedade capitalista ao qual vivemos, onde é marcada por profundas desigualdades sociais. As massas têm o poder de mudar a sociedade, veja a Revolução Francesa e Russa; mas as classes dominantes, juntamente com as Igrejas, os alienam para não representarem risco à elite.

Nietzsche denominava isso de "moral de rebanho", ou seja, a submissão irrefletida que as massas se sujeitam aos valores dominantes da civilização cristã e burguesa!

SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!!!

________________
 
Pergunta feita por Daniel Oliveira Fuser no sítio Yahoo!Respostas.

1ª Resposta dada por Bill à pergunta de 
Daniel Oliveira Fuser. 

2ª Resposta dada por Oscar Alvis à pergunta de Daniel Oliveira Fuser. 
 __________________
Bill:


Olá, Daniel!

Creio que Nietzsche é sua única fonte de conhecimento, existem outros pensadores que também poderiam ajudá-lo a ampliar sua visão de mundo.

Agostinho de Hipona é um deles, conhece?

Qual a finalidade da moral? É útil ou inútil?

Sei que você é ateu, mas observe:

Deus criou tudo e, conforme ele mesmo disse, tudo que criou é bom.

Vulcão no Chile
Ele criou Lúcifer, criou o mundo, criou vulcões e etc.

Tudo isso, como coisa ou objeto, ou seja, como algo criado, é bom.

Imagine um vulcão, ele tem uma função importante quanto à formação da crosta terrestre e sua manutenção, além de ter sido um importante auxiliar na formação de nossa atmosfera em tempos imemoriais.

Isso é mau? Não? Então ele é bom.

Mas se ele explode e destrói casas habitadas ao seu redor. Ele se torna mau?

Será?

Um vulcão, com pessoas perto ou não, continua sendo um vulcão e por isso faz o que sempre fez, assim, as pessoas que foram morar perto dele, o fizeram conscientes do que um vulcão é.

Não há o mal nas explosões de um vulcão.

Tudo o que Deus criou é bom e tem uma finalidade.

E o diabo?

Lúcifer foi feito inteligente e poderoso, era um anjo. Era bom.

Mas decidiu corromper-se.

Como um ser, Lúcifer continuou sendo a mesma coisa, a substância que o forma (seja ela qual for) não mudou quando foi expulso do céu, o que mudou foi sua moral. Então, como ser criado, ele é bom, mas moralmente corrompido.

Assim sendo, o que existe é o mal moral, isto é, o mal enquanto ação, fruto de uma decisão.

Olhe só:

Verbos em nossa língua, como sabemos, representam a ação. Por isso existem verbos que expressam o mal, como Roubar, Assassinar, Mentir, Caluniar, etc..

Substantivos representam coisas, objetos e etc. Não há substantivos maus, pois tudo o que Deus criou é bom.

O que são verbos maus ou ações más?

São ações que corrompem a ordem e estabeleçam o caos, são ações que contribuem para a destruição e imperfeição.

Mesmo o assassino sabe que matar é o mal, pois ele próprio não quer ser assassinado, o mesmo vale para o ladrão.

Entende?

Não existe moralidade ou valores na natureza, então não existe o bem e o mal, mas apenas o acaso. Na vivência humana, porém, existe o bem e o mal, pois somos seres conscientes e responsáveis por nossa própria sobrevivência, não dependemos de instinto, mas da moral para não nos destruirmos.

É a moral que nos torna civilizados, até índios tem código moral e ético.

Mesmo em culturas diferentes, a moral e ética são sempre parecidos, sejam índios, esquimós, europeus, zulus, japoneses, todos veem o assassinato como mal, a inveja e a mentira também, por exemplo.

O cristianismo apenas colocou tudo isso por escrito, mas não criou esses valores, pois eles fazem parte da própria essência humana, entende?

Sem moral e ética não sobreviveríamos, pois nos destruiríamos.

O avanço que o cristianismo trouxe para a questão ética foi o amor, pois quem ama não mata, não rouba, não destrói e etc., assim, como o apóstolo Paulo disse, torna-se desnecessária uma lei escrita quando as pessoas se amam.

É isso.

__________________
Oscar Alvis: 
"Só não vê quem não quer" sob seu ponto de vista.

Mas nada é tão absoluto como vc afirma, tudo é relativo quando a gente consegue perceber que ao falar de proletariado e classe dominante, ao citar as massas como um rebanho, estamos apenas generalizando preconceituosamente.

Estamos afirmando desta forma que os indivíduos que fazem parte destes grupos não são detentores de personalidade, de entendimento, de senso crítico, de valores morais pessoais... São apenas números em estatísticas, mão de obra barata no capitalismo, massa de manobra no projeto comunista.

Concordo por outro lado que diversos líderes religiosos têm feito das mais variadas religiões institucionalizadas apenas ferramentas para projetos pessoais ou corporativos, e como formadores de opinião, sua responsabilidade histórica é das mais graves dada as consequências, inclusive no relativo aos processos sociais e ao desenvolvimento dos mesmos em busca da conquista de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Nietzsche foi um homem brilhante, mas era um ser desequilibrado psicologicamente e muito radical em seus conceitos. Homens de alta intelectualidade tendem a se considerar superiores ao resto da humanidade...

Para mim tanto faz se os valores morais que vc cita provém de Deus ou dos homens, se são ou não imposições. O que conta é se esses valores me dizem respeito, se tocam minha alma e meu coração, se me impulsionam a agir de forma diferenciada e a ser um elemento útil à sociedade.

Me interessa a questão prática... O resto é vã filosofia... Puro blábláblá.
 

Um comentário:

  1. primeiro. CRISTIANISMO É UM TERMO INVENTADO...........TENHO UM ESTUDO SOBRE ISSO NO MEU PRIMEIRO BLOG. (E QUEM SE CHAMA CRISTÃO SÃO OS CATÓLICOS QUE SÃO IDÓLATRAS. O TERMO CERTO É MESSIÂNICO E NÃO HÁ SEPARAÇÃO ENTRE JUDEUS QUE SE CHAMAM MESSIÂNICOS; POIS, O SACRIFÍCIO DO FILHO FEZ DOS DOIS POVOS, UM ÚNICO POVO E MESSIÂNICO É SEGUIDOR DO MESSIAS O MASHIACH.). SEGUNDO. DEUS É UM DEUS COM NOME! NUNCA IMPÔS NADA NEM A SUA VONTADE POIS ELE É SOBERANO A TUDO! NÃO PRECISA DE NADA. NÓS É QUE PRECISAMOS DELE E ACHAMOS AO CONTRÁRIO. TERCEIRO. QUEM NÃO CRE JÁ ESTÁ CONDENADO. POIS, A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL! QUARTO NÓS AMAMOS A DEUS PORQUE ESSE DEUS COM NOME (YAOHU) NOS AMOU PRIMEIRO................E FOI ESSA A RESPOSTA A NOSSA EQUAÇÃO DE GRAU INFINITO QUE CAÍMOS EM PECADO...! MAS ASSIM MESMO PELA JUSTIÇA ELE DEU SEU ÚNICO FILHO PARA NOS PERDOAR......ENTÃO ESSA É A RESPOSTA. AMOR SOMENTE FIQUE DEVENDO A OUTREM O AMOR. E PAGUEO SEMPRE QUE DER COM AMOR. CITO EFÉSIOS 6,12. É COMO UM DOENTE QUE NÃO QUER SER CURADO ATÉ PODE TOMAR REMÉDIO MAS NÃO FAZ O QUE O MÉDICO MANDA...!!!?? ENTÃO DE NADA ADIANTA.................A BOA RESPOSTA PARA PESSOAS ASSIM SERIA FALAR EM PARABOLAS COMO YAOHUSHUA FAZIA.............POIS MESMO SE CURANDO EXTERIORMENTE O INTERIOR FICA DEFEITUOSO ENTÃO DE NADA ADIANTA LEVAR A VERDADE SERIA COMO DAR PÉROLAS AOS PORCOS. COMO A PARABOLA DAS DEZ VIRGENS..........E OLHA QUE NÃO SOU EU QUEM FALA MAS SIM A BÍBLIA. ENTÃO PARA PESSOAS ASSIM É SÓ FICAR PERTO SE PRECISAR DE AJUDA E QUISER ESSA AJUDA DE QUEM TEM ENTENDIMENTO AÍ SIM NÃO SE DEVE NEGAR...................DESCULPE SE ME INTROMETER NA CONVERSA MAS ESSA PERGUNTA VEIO TAMBÉM PARA MINHA CAIXA DE MENSAGENS, E, EU, ACHEI INTERESSANTE. DESCULPAS. http://anselmo-estevan.blogspot.com/ Anselmo Estevan. RESPONDERIA QUE TUDO O QUE É ERRADO É DOS "HOMENS"!!!!!!!!!!!!!!! SE VIVEMOS NUMA SOCIEDADE TEMOS QUE RESPEITAR UNS AOS OUTROS...........POIS SABEMOS RACIOCINAR E SABEMOS DIFERENCIAR O CERTO DO ERRADO! DEUS YAOHU SÓ NOS MOSTRA O CAMINHO POIS PODEMOS CAMINHAR COM NOSSAS PRÓPRIAS PERNAS................OS HOMENS FAZEM IMPOSIÇÕES QUE NUNCA CONSEGUIRAM CUMPRIR IGUAL A LEI DE MOISÉS QUE SÓ MOSTROU QUE ERAM PECADORES E NÃO CONSEGUIA SALVA-LOS SÓ JULGA-LOS E PRA PIORAR MOISÉS COLOCOU 316 ORDENANÇAS QUE NEM SEU POVO CONSEGUIU CUMPRIR E SOMENTE FICARAM AMALDIÇOADOS POR NÃO CUMPRIREM TODAS AS PALAVRAS DA "LEI" O HOMEM ENFRAQUECEU A LEI O HOMEM SOMENTE O HOMEM É A RESPOSTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir