Seguidores

sábado, 26 de março de 2011

Por que alguns se zangam se digo que o livre arbítrio é desculpa para mazelas cristãs?



Mas vejo tanta gente afirmando aqui que os cristãos possuem o livre arbítrio para escolher, certo?

E que quando seguem um caminho errado, fazem besteiras, prejudicam terceiros... Foi justamente por fazerem a escolha errada... Pois tinham o livre arbítrio para definir o que é certo ou errado... Certo?

Então por que alguns se zangam se digo que o livre arbítrio é desculpa para mazelas cristãs?

Minhas perguntas são questionamentos e não ofensas...

Beijocas e não fiquem zangados apenas respondam...

________________

Pergunta feita por Carla no sítio Yahoo!Respostas.

 

Resposta dada por Bill à pergunta de Carla.

 __________________
Oi, Carla!

Vou novamente usar um trecho de uma resposta que dei a outro usuário, tá? (Faço isso apenas pra ganhar tempo, mas se não gostar, pode dizer que paro.)

Já leu o livro "Laranja Mecânica"? Esse livro refere-se a um jovem delinquente e extremamente violento em que o Estado colocou em um "processo educacional" severo e experimental, a fim de devolvê-lo à sociedade “saudável”.

Ele passou por um tipo de lavagem cerebral em que a consequência era sentir enjoo, fraqueza, dores terríveis, vontade de desmaiar e etc. toda vez que estava diante de qualquer tipo de violência (até mesmo quando mencionavam perto dele a ideia de matar uma mosca), era uma sensação tão terrível, que o jovem sentia como se fosse morrer, por isso, ele se esforçava por ter pensamentos antiviolência. Por exemplo, se alguém ameaçava bater nele, ele não oferecia resistência alguma a isso, não se defendia (defesa é violência), inclusive colocava-se voluntariamente em situações humilhantes, como lamber a bota de quem o agredia com o objetivo de fazer com que não batessem nele, por exemplo.

Isso, então, significava que ele se tornou uma pessoa melhor?

Não.

Cena do filme Laranja Mecânica de Stanley Kubrick
O bem foi imposto a ele, não foi sua escolha, por isso ele não era sincero em sua bondade recém-adquirida, mas era forçado a ser bom por causa do "programa" colocado em sua mente, esse programa o punia toda vez em que apenas pensava em violência.

Esse jovem usava muitas gírias e, em sua linguagem, ele dizia que se tornou uma "Laranja Mecânica": um objeto inanimado que se move mecanicamente, sem vida.

Ele não mudou seus valores, sua mente continuava a mesma que sempre foi, mas ele era obrigado a ser bom contra sua vontade.

Uma pessoa privada de escolhas deixa de ser humana.

Pra Deus anular o sofrimento da humanidade, ele teria que tirar o direito de escolha de todos nós.

Todos seríamos robozinhos obedientes, laranjas mecânicas.

Se ninguém pratica o mal, então ninguém sofre.

Alguém seria feliz se fosse uma laranja mecânica? Ou sofreria do mesmo jeito?

Tá entendendo?

Essa é a questão: o livre-arbítrio.

De fato, o livre-arbítrio é o culpado pelas mazelas dos crentes, mas não só deles, de todo o mundo também (crente ou não). Pois o homem tem o poder para se destruir e para destruir outros.

Retirar o livre-arbítrio seria uma solução? Não, não seria.

Então, o que fazer?

Aí é que está o verdadeiro problema. Rsrs

Bjão,

Graça e paz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário