________________
Pergunta feita por Same mistake no sítio Yahoo!Respostas.
Resposta dada por Bill à pergunta de Same mistake:
____________________
Olá!
Acredito que muitos ateus se portam como religiosos, mas por outros motivos e não por esse que você disse, necessariamente.
A teoria da evolução, por exemplo, é defendida por alguns ateus com um fervor capaz de invejar um muçulmano xiita. Mas esquecem de que o criacionismo é apenas a afirmação da existência de um criador, só isso.
A crença em um criador não anula o evolucionismo ou a teoria da expansão do universo ou qualquer outra teoria. Na prática, o evolucionismo faz parte do criacionismo (Bíblia e evolução, se quiser, dê uma olhadinha aqui).
Sempre surgirão teorias que substituirão outras teorias até que a verdade fique mais próxima.
Embora a "pessoa" de Deus não possa ser provada, sua obra e inteligência podem. (observe aqui )
É isso que a ciência na verdade faz, por isso que muitos grandes cientistas não foram ou não são ateus (Darwin, Newton, Einstein, Stephen Hawking etc.)
Porém, embora a ciência seja inegavelmente importante, ela não é completa e 100% confiável, pois representa o conhecimento humano em desenvolvimento.
A ciência não tem poder e abrangência absolutas, pois apenas representa o esforço humano em querer compreender a existência. É um esforço válido, pois o evolucionismo foi um grande passo na compreensão de nossa realidade, mas acreditar que ela tem a resposta pra tudo no estágio atual é o mesmo que pedir a descrição do mundo pelos olhos de uma criança.
Muitos demonstram uma fé cega na ciência como se fossem "devotos" dela, de modo que, se há algo que a ciência não explica, então não existe.
Clique para ampliar |
Mas a ciência tem condições de explicar tudo, hoje? Essa fé cega não é exagerada?
Acredito e aceito a ciência, mas pelo que ela é, não pela forma como a idolatram, pois desse modo reduzem o alcance da mente humana, podam o potencial humano, pois a visão da ciência que alguns têm (aqui no YR são muitos) é extremamente restritiva e cheia de dogmas. Alguns afirmam que Deus não existe, apenas por que consideram proibido pensar diferente (dogma). Obedecem servilmente a seu "pastô", rsrrs. O cientista é o "pastô" de alguns ateus por aqui.
Na prática, o que muda é a crença, mas o fanatismo é o mesmo, a intolerância é a mesma e a perseguição idem.
A diferença nisso tudo é que o objeto de devoção de alguns é Deus, pra outros é a ciência. Mas a adoração é idêntica.
Sou a favor da liberdade humana, é sobre isso que sempre falo, na verdade. Não concordo com cabrestos, sejam eles quais forem.
Não é isso que Deus quer, pois foi pra liberdade que ele nos criou.
Muitos defendem a evolução como se fosse uma crença e consideram todos que a defendem como se fossem membros de uma seita, com dogmas e tudo mais.
A ciência é Deus e Richard Dawkins é o seu profeta (rsrsrs).
Sou evangélico, mas aceito a evolução, assim como acredito em Deus e na Bíblia, sou livre pra pensar desse modo e a ciência não pode provar que estou errado.
É isso.
Bjão!!
Graça e paz!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário