Seguidores

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Onde reside a sua certeza de que a sua percepção de mundo é de fato algo real?



No consenso coletivo ou no seu entendimento próprio?

Como seria a sua reação se, descobrisse que tudo o que você acredita ser real e um “Fato dentro do Universo, nada mais é que um longo processo de adaptação no qual seu cérebro moldou-se para o conforto?”.

________________
 
Pergunta feita por Or no sítio Yahoo!Respostas.

Resposta dada por Bill à pergunta de Or.
 __________________


Olá, Or!

Andou sumido.

Já vi usuários postarem perguntas mal formuladas, sem conteúdo definido, mas todos ficam babando pelo cara, achando que a inteligência do sujeito é grande demais, por isso ninguém entendeu.

Tem muito usuário pedante que faz sucesso por aqui.

Entretanto, o que salva, são alguns usuários como você e pouquíssimos outros, que sabem perguntar e, ao mesmo tempo, nos fazem pensar.

Cara, que pergunta difícil, véio!

Vou tentar responder.

Pessoalmente, acredito que ilusão do tipo "Matrix" não existe, mas ilusão criada por nós mesmos, sim.

Acredito que nossa visão pessoal de mundo, conceitos, preconceitos, crenças, superstições e etc. interferem em nossa visão da realidade. Por isso, penso que o que vemos e ouvimos é real, mas o modo como interpretamos o que nossos sentidos nos dizem é que pode nos afastar da realidade.

Imagine uma sala escura com apenas uma mesa e sobre essa mesa um lenço bonito e enfeitado cobrindo algo, aí, coloca-se um índio bem selvagem nessa sala. Pois bem, esse índio nunca viu uma sala como conhecemos, muito menos um lenço, aliás, nem mesa ele conhece. Então, ficará assustado, olhará para a mesa e verá que algo muito, mas muito estranho está escondido ali, então, desesperado, foge.

Aí surge outro índio, da mesma tribo, porém mais curioso e corajoso. Ele entra assustado na sala e tira o lenço que encobria alguma coisa. Ele vê que são talheres, do tipo que nós usamos. Pois bem, ele avançou muito mais que seu companheiro, mas nunca viu um talher, ele pensará que se trata de objetos mágicos, algo deixado pelos deuses e etc., mas qual é a realidade? Aqueles são objetos usados para comer, nada mais que isso, mas o índio jamais imaginará isso, ou seja, ele está diante da realidade, mas não a compreende.

Entende o que quero dizer?

Nossa compreensão da realidade segue esse mesmo princípio, avançamos, mas nem sempre acertamos, mas a realidade existe mesmo assim, mesmo que não possamos discerni-la com precisão, entretanto é possível que alguém saiba o que não sabemos. O problema é humildade pra admitir isso.

Posso contar outra historinha?

Dois agentes secretos rivais entram em uma sala, cada um entra por uma porta oposta ao outro. No meio da sala tem uma mesa. Um agente vê que ali tem um relógio e percebe que vai despertar em 10 minutos, só vê isso. O outro agente vê que tem várias bananas de dinamite conectadas, mas não vê detonador algum, só vê isso, também.

A realidade é apenas uma, ou seja, ambos estão diante de uma bomba relógio que vai detonar em 10 minutos, mas cada um vê apenas parte dessa realidade.

O agente que viu as dinamites diz: “tem uma bomba aqui, mas não há detonador”. O outro, que é do tipo dono da verdade, desconfiado, diz: “impossível, só há um relógio aqui, seu mentiroso (também poderia ser: mente fechada, religioso sem inteligência, ateu que gosta de bananas e etc.)”.

Pois bem, o primeiro agente juntou as coisas e compreendeu a realidade dos fatos e, obviamente, fugiu. O outro ficou e morreu com a explosão.

Pra mim, a realidade existe e nem sempre está longe, muitas vezes está juntinha de nós, porém nem sempre temos condições de interpretá-la corretamente, por isso, muitas vezes, precisamos de ajuda para entendê-la.

É isso.

Abraços,

Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário