Seguidores

quarta-feira, 7 de março de 2012

Se a culpa foi do "capeta" por que Deus expulsou apenas Adão e Eva do paraíso?




Mas não fez o mesmo com a “cobra”?

Não está mais do que na hora de o homem entender que “diabo” é apenas uma simbologia para a tentação e não um ser existente?

__________________
Pergunta feita por Dídimo no sítio Yahoo!Respostas.


Resposta dada por Bill.

__________________


Olá, discípulo!

O diabo existe, a Bíblia o mostra e o próprio Jesus foi tentado por ele e o expulsou de diversas pessoas no decorrer dos relatos no NT.

Dizem que pressão alta é um inimigo invisível, ninguém desconfia de sua existência até ser tarde demais.

Essa é uma excelente estratégia quando se quer fazer o mal.

Se você considera inexistente um inimigo que existe, então não há defesa contra ele.

Como esse inimigo age?

Imagine uma festa, você está nesta festa. Aí chega alguém que não gosta de você, mas você não o viu chegar, entretanto essa pessoa viu você. Infelizmente, porém, ela resolve lhe fazer uma malvadeza: pega um copo com sua bebida favorita e põe veneno. Obviamente, se essa pessoa for levar a bebida até você, você não a aceitará, afinal, você sabe que ela é uma pessoa de má índole, certo? Essa pessoa, então, bola outro plano: ela chama uma terceira pessoa, uma pessoa que não sabe do desentendimento entre vocês, um cúmplice inocente. Essa pessoa má pede a esse cúmplice que leve a bebida até você, mas diz a ele para não lhe dizer quem mandou a bebida, pois alegou que queria apenas lhe fazer uma surpresa com sua bebida favorita. Esse cúmplice inocente acreditou na mentira e levou a bebida até você. Você aceita o copo, bebe e morre.

Morreu sem nem saber o que e por que o atingiu.

Em relação ao pecado original, eu penso o seguinte.

Abraços,

Graça e paz.


__________________  

Comentário de Dídimo:


Caro amigo Bill - Vamos lá. O diabo existe? Vc afirma que sim, eu afirmo que não. Divergência de opiniões é salutar é benéfica para nosso aprendizado, desde que dentro dos padrões de educação e respeito mútuo.

Jesus curou muitos possessos e expulsou muitos demônios em sua vida pública (sendo o mais famoso o caso em que autoriza aos demônios que saiam do possesso e adentraram nos porcos e se jogaram do precipício). O caso da tentação de Jesus, já dei minha opinião para o Robson.

A “luta” de Jesus foi contra o diabo? Ou foi contra a dominação romana (dominação política do homem sobre o homem) e da dominação religiosa (dominação da Igreja sobre o homem)?

E Pedro, seu mais fiel discípulos, a ele Jesus tb não disse " Afasta-se de mim, Satanás ", quando Pedro sugeriu que Jesus abandonasse o plano original de Deus?

Não amigo, Satanás, satã, diabo, capeta, bicho feio, dê o nome que quiser, não existem. O que existe é a opção do homem pelo bem ou pelo mal. Jesus quando expulsa demônios está abrindo os olhos do possesso para que ele abandone as condutas erradas e opte pelo bem.


__________________  

Resposta de Bill:


Amigo discípulo, toda discordância é bem-vinda, afinal, é através do diálogo que o conhecimento é produzido.

Assim, o que penso é o seguinte:

Em relação aos endemoninhados gadarenos, o texto bíblico de Mt 8.28-34 diz assim:

"E, tendo chegado [Jesus] ao outro lado, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho. E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?

E andava pastando distante deles uma manada de muitos porcos.

E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos.

E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas.

Os porqueiros fugiram e, chegando à cidade, divulgaram tudo o que acontecera aos endemoninhados.

E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse dos seus termos."

Amigo, por favor, onde diz que há dominação romana ou dominação do homem sobre o homem neste texto?

Jesus sempre se referiu ao diabo como uma pessoa real, observe aqui: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. ELE foi homicida DESDE O PRINCÍPIO, e não se firmou na verdade, porque não há verdade NELE. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." Jo 8.44.

O apóstolo Paulo diz: "Porque NÃO temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes ESPIRITUAIS da maldade, nos lugares celestiais." Ef 6.12.

E o apóstolo Pedro diz: "Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar." 1 Pe 5.8

A principal arma do maligno, segundo o próprio Jesus, é a mentira. A maior das mentiras é fazer as pessoas acreditarem que ele não existe.

Abraços.

__________________  

Última palavra de Dídimo:


Bill - Vamos lá.

A região dos gadarenos (do outro lado) era uma região pagã. Criar porcos é simbologia para criação de impurezas (lembrar que os judeus consideravam os porcos animais impuros). A legião de espíritos impuros representam diversas enfermidades. Os criadores de porcos pediram a Jesus que se afastasse de sua região. Vc se perguntou por quê? Penso que eles não queriam mudar de hábitos. Para eles o prejuízo causado pela a “morte” dos porcos que se precipitaram no desfiladeiro não justificaria a "cura" do possesso. A riqueza material era mais importante que a espiritual.

Todas as curas de Jesus tem uma simbologia. Cegos (Jesus abriu os olhos), Surdos (Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça) paralíticos (Jesus ensinou a caminhar com suas próprias pernas, Toma tua cama e anda) possessos (Casos de epilepsia e outros), enfim, inúmeros milagres e sinais sempre causados pela dominação de um homem sobre outro ou da própria recusa do homem (paralisia, medo, vergonha, auto piedade) em ser sal e luz para o mundo.

Não nego a existência das tentações (A todo momento estamos sendo "tentados" ao não seguir o caminho do bem, a optar pelo caminho mais curto, mais cômodo, menos espinhoso) e muito menos nego a existência do mal (causado por homens maus, não pelo diabo).



__________________  

Última palavra de Bill:


Discípulo, não entendi muito bem sua posição, quem disse que os porcos do texto são apenas símbolos? Nada no texto dá a entender isso, essa afirmação só teria sentido se a não existência do diabo fosse [sua] convicção própria e, por isso, a interpretação do texto seria influenciada por essa convicção própria, sem levar em consideração a mensagem no modo como está escrita. Mas se a ideia é apenas entender o que o texto diz por si mesmo, então é impossível entender como simbólico, pois o texto não dá margem para isso. Além disso, como mostrei acima, o próprio Jesus referia-se ao diabo como pessoa e NUNCA se referiu a ele como uma ideia ou símbolo, nem ele e nem os apóstolos faziam isso.

Observe este trecho de At 19.13-16: "E alguns dos EXORCISTAS judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois? E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.".

Exorcistas expulsando espíritos malignos, como entender de forma simbólica?

3 comentários:

  1. Desculpe-me por ter demoradado passar aqui!Adorei a postagem.Muito bem explicada!Bjs

    ResponderExcluir
  2. É o que sempre digo!
    Para entender um "texto" se faz necessário examinar todo o contexto. Não se entende por exemplo, as obras de hashatan=Satanás que significa em hebraico "o adversário" de Yahweh=Deus,sem conhecer a sua origem. Senão, todo o discurso sobre ele é apenas especulativo e vago.
    De inicio, quando A Escritura diz que Yahweh expulsou Adam e havah=Eva do Gan-Edem=Jardim do Edem. Ele também expulsou dalí a antiga serpente chamada Diabo e Satanás; Gen,3 e Chazom=Apo,12 e refs.
    Shalom em Yahshuah o único nome que salva!

    ResponderExcluir
  3. estou de novo por aqui querido Bill, para dizer qeu mas uam vez me surpeende com saus postagens magnificas dignas de um grande pensador sabio e ungido por Deus..gostei muito..continue assim, e ve se se lembra do meu blog e passa por lá de novo..espero..bjos...

    ResponderExcluir