Seguidores

sábado, 18 de agosto de 2012

Alguém consegue me explicar? Guardar o sábado está no AT e o dízimo também?




Porque a maioria das Igrejas optou somente por um, ou seja, o dízimo.

Estou certa ou errada?

_______________

Pergunta feita por Elisa no portal Yahoo!Respostas.

Resposta de
Bill.
Resposta de Dídimo
_______________
Se achares importante guardar o sábado, faça-o.

Se achares importante contribuir com o dízimo, faça-o.

Se optares por substituir o sábado pelo domingo, ou outro dia qualquer, ou todos, faça-o.

Se optares por substituir o dízimo pela caridade, pela ajuda ao próximo, pela oferta, ou todos, faça-o.

Mas não deixe de fazer e lembre-te:

O principal é “Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como Jesus nos amou”

E como Ele nos amou? Amou-nos tanto que até sua vida entregou por nós.
 

_______________
 Bill
Oi, Elisa!

Tudo na Bíblia tem uma finalidade, nada é por acaso ou arbitrário. Deus não determina uma coisa apenas por estar a fim, como muitos pensam.

Deus descansou no sétimo dia após tudo criar, né? Mas Deus precisa descansar? Jesus disse que ele trabalha até agora (Jo 5.17).

Então qual é o princípio que Deus quer nos ensinar?

Ele quer apenas nos dizer que o descanso é vital para nós. Seja no sábado, domingo, não importa. É necessário descansar, pois não somos máquinas. Uma pessoa que trabalha sem folga, seu organismo entra em colapso e ainda fica com depressão, o corpo e nem a mente aguentam.

É esse o princípio que está sendo ensinado com o sábado.

E o dízimo?

Toda instituição precisa de recursos, sendo religiosa ou não. É necessário pagar água, luz, funcionários e etc. Para Deus, a igreja não é o templo, mas as pessoas, afinal, foi por pessoas que Jesus morreu. Entretanto, essas pessoas precisam se reunir em algum lugar e esse lugar necessitará de recursos financeiros para a sua manutenção. Além disso, a igreja também tem uma missão a cumprir, que é evangelizar (mandar missionários, escolas de treinamento e estudo e etc.), e ajudar aos necessitados. Para realizar essas coisas, é necessário dinheiro.

De onde vem esse dinheiro? Dos dízimos e ofertas. Não tem outro jeito.

Uma pessoa que resolve não seguir igreja alguma, não precisa dar o dízimo, e não estará pecando por causa disso, mas, também, não será uma igreja, não será, na prática, um membro do corpo do Cristo e não terá meios de se engajar na obra.

Tudo na Bíblia tem uma finalidade. A regra é sempre justa, o erro está no modo como aplicam a regra. O dízimo, hoje, virou apenas uma fonte de recursos para pastores que querem se enriquecer ou para igrejas que amam o luxo ao invés da obra ou igrejas que amam fazer festas ao invés de amparar os necessitados por quem Cristo morreu.

Essa questão sobre a Lei, se vale hoje ou não, está muito bem detalhada aqui: http://pensadorlivre-bill.blogspot.com/2…

É um texto longo, mas vale a pena.

É isso.

Bjs,

Graça e paz.
 
______________________



Jesus venceu na cruz, a Lei não podia salvar no passado e nem pode agora. Só Jesus salva!

17 comentários:

  1. DÍZIMO



    (Ma’aser): dízimo.



    A raiz hebraica (‘sr) tem relação com o verbo árabe ‘ashara, “formar uma comunidade”, “construir um grupo” e com os substantivos árabes ‘ashririrat(un) [este “un”, está na parte superior em minúsculo da própria palavra], “tribo”, e ma’shar(un), “assembléia”. Provavelmente em virtude dos dez dedos, o desenvolvimento semântico foi o de que ‘dez’ equivale a uma “coleção”, “união”. Por conseguinte, “dez” em árabe é ‘ashr(un); em ugarítico, ‘sr I ; em acadiano, esru; em aramaico bíblico, ‘asar.

    No AT o conceito de dízimo e de considerável importância para a teologia do próprio AT. Como nos casos de circuncisão (embora a circuncisão de criancinhas não seja documentada fora de Yisrael), sacrifícios, restrições alimentares e coisas do gênero, dar o dízimo não era algo restrito a Yisrael no antigo Oriente Médio. Isso ocorria entre os egípcios e também entre os mesopotâmios (vejam-se, e.g., citações da literatura acadiana acerca de dízimos pagos a deuses ou a templos, em CAD, v. 4, p. 369). O dízimo também não foi introduzido em Yisrael pela lei mosaica. Abrão deu o dízimo de seus despojos de guerra a Melquisedeque após dele receber uma bênção sacerdotal (Gn 14,20; cf. Hb 7, especialmente o v. 4), e em Betel Ya’akov (Jacó) fez o voto de dar um dízimo ao ‘Ulhím (ao ETERNO),

    ResponderExcluir
  2. depois de ter o sonho de uma escada que levava até a presença de YHVH -Yahu (Gn 28,22).

    É no entanto, no código mosaico que conteúdo e forma são dados ao princípio do dízimo. Conforme observado por J.G.S.S. Thompson (NBD, p. 1 284), os três núcleos de instruções na Tanakh – Torá servem para responder a três perguntas básicas acerca do dízimo: 1) “DE QUÊ?”; 2) “A QUEM?”; e 3) “ONDE?”

    A primeira pergunta, “DE QUE SE DEVE DAR DÍZIMO”, é respondida no último parágrafo de Levítico 27 (vv. 30-34). Nessa passagem importante, num contexto aparentemente suplementar do livro, o alcance do dízimo é apresentado em termos mais amplos possíveis e de um modo perfeitamente apropriado a uma economia agrícola. Todo o dízimo da terra pertence a YHVH – Yahu. Isso, sem exceção, plantas e animais. Ademais, o dízimo não deve ser confundido com a oferta das primícias (Êx 22,29-30 [28-29]; veja-se EICHRODT, Theology of the Old Testament, v. 1, p. 153) nem deve ser dado parcialmente (guardando o melhor para si). Acerca de animais, por exemplo, à medida que iam deixando o aprisco, o criador, devia simplesmente ir contando até dez e considerar que o décimo animal pertencia a YHVH – Yahu. Um lavrador podia querer transformar seu dízimo agrícola em dinheiro (para facilitar o transporte do dízimo), mas devia acrescentar um quinto ao valor, para evitar ter vantagem financeira nessa troca por dinheiro. No entanto, o criador não podia fazer tal troca com seus animais. O dízimo resultante era “SANTO A YHVH –

    ResponderExcluir
  3. YAHU” (veja-se qodesh), separado para uso exclusivo pelo Senhor Yahu!

    Uma segunda pergunta a respeito dos dízimos, “A QUEM DEVEM SER ENTREGUES?”, é respondida em Números 18,21-32. Como os levitas não iriam receber uma herança territorial em Canaã, a recompensa que tinham por servir ao ‘Ulhím (ao ETERNO) era “todos os dízimos em Yisrael” (18,21). No que diz respeito a eles próprios, os levitas deviam dar o dízimo daquilo que recebessem (“os dízimos dos dízimos”, 18,26), que YHVH – Yahu considerava tão aceitável quanto os CEREAIS DADOS PELOS LAVRADORES. Esses dízimos dos levitas eram dados ao sacerdote.

    Uma terceira pergunta, “ONDE OS DÍZIMOS DEVEM SER ENTREGUES?”, é respondida em Deuteronômio 12,1-14 e 14,22-29. Dízimos e sacrifícios não deviam ser apresentados “em todo lugar que vires” (12,13), mas “no lugar que o YHVH – Yahu escolher numa das tuas tribos” (12,14). O local desse santuário central, que posteriormente seria Yarushalayim (Jerusalém), era o único lugar autorizado para a apresentação de dízimo e ofertas na nova terra (12,6). Na apresentação desses dízimos e ofertas devia ocorrer uma refeição sagrada, da qual os levitas deviam participar e que seria comida com alegria e louvor à esplêndida bênção concedida por YHVH – Yahu (12,7; cf. 14,23). Caso a distância se revelasse demasiadamente grande, a pessoa podia transformar o produto da terra em seu equivalente em dinheiro. Em Deuteronômio 14,28-29 encontram-

    ResponderExcluir
  4. se normas para a distribuição de dízimos na própria localidade da pessoa a cada três anos. Neste dízimo dava-se ênfase às necessidades dos pobres e dos indefesos (cf. 26,12-15).

    Tais eram “as leis relativamente simples do Pentateuco acerca do dízimo” (Thompson). Existem, entretanto, alguns aspectos complexos a respeito dessas leis simples.

    Um desses aspectos tem que ver com o número de dízimos que Yisrael devia dar. Alguns lêem a Legislação da Torá sem o questionamento de que possivelmente havia mais de um dízimo envolvido. H. Landsdell e outros, especialmente com base em Deuteronômio 14,22-29, comparado com Levítico e Números, defendem três dízimos: 1) o dízimo a ser dado aos levitas (14,27; Nm 18); 2) o dízimo para o banquete sagrado (14,22-26); e 3) o dízimo a cada três anos para os POBRES da própria região (14,28-29). Landsdell conclui: “Então, ao que parece, a lei mosaica determinava ao israelita que desse anualmente, ligado à sua prática religiosa, dois dízimos e que, ao fim de três anos, desse um terceiro dízimo da sua renda” (The tithe and the Scripture, p. 36; quanto a uma posição contrária, veja-se S. R. DRIVER, Deuteronomy, no ICC, p. 166-73; M.G. Kline, Treaty of the great king, Eerdmans, 1963, p. 87-8, sustenta que apenas porção do dízimo único ia para a refeição comunal e que o dízimo para os pobres era um outro emprego para o dízimo anual a cada terceiro e sexto ano). Dennis Wretlind sustenta que havia dois tipos de dízimo, um dízimo básico (Lv 27 e Nm 18) e dois

    ResponderExcluir
  5. dízimos secundários (Dt 12; 14; 26), cujas finalidades tinham que ver com “a justiça, a misericórdia e a fé (isto é, a fidelidade)”, citadas por nosso Senhor YahuShúa em Mattitiyahu (Mateus): 23,23, ou seja, a justiça aos levitas, a fidelidade ao ‘Ulhím e a misericórdia com os pobres (tese de mestrado inédita, Financial stewardship in the New Testament church, Western Baptist Seminary, 1975).

    Um segundo aspecto intricado diz respeito à perversão da legislação sobre o dízimo. Yisrael e o judaísmo posterior tendiam a, de duas maneiras, distorcer a questão: 1) os israelitas guardavam a lei com excessiva rigidez, perdendo de vista o propósito do dízimo, de modo que dar o dízimo passou a ser considerado, nos períodos intertestamentários e do Novo Testamento, um meio de alcançar misericórdia divina (cf. Lc 11,42); ou 2) Yisrael negligenciava o dízimo e tornava-se culpado de roubar ao ‘Ulhím (Ml 3,8-10).

    O dízimo no AT deve ser visto por dois prismas: divino e humano. Do ponto de vista divino, o dízimo jamais teve como objetivo ser um fardo pesado, ou seja, alguém tem de dar a décima parte daquilo que ganhar (e.g., Dt 12,12; cf. aquele que “dá com alegria”, 2 Co 9,7). Tudo aquilo que alguém possui pertence ao ‘Ulhím (acerca disso, veja-se J. B. PAYNE, the theology of the older Testament, p. 434). A entrega para o uso divino de uma pequena porção daquilo que alguém, pela graça divina, recebeu, é um gesto agradecido de submissão e dependência. Em segundo lugar, o dízimo tem

    ResponderExcluir
  6. uma dimensão humana ou comunitária. É um aspecto do inter-relacionamento do povo (‘am) do ‘Ulhím. Os levitas, que estavam a serviço do ‘Ulhím (do ETERNO) e não em atividades comerciais, eram os beneficiários diretos dos dízimos (Nm 18,21). Havia, portanto, uma inter-relação entre o ministério que estes realizavam e o trabalho diário dos não-levitas. Nesse vínculo sinergístico havia o lembrete constante de que precisavam uns do outros. Ademais, os pobres, as viúvas e os órfãos (temas proverbiais de abando) deviam ser sustentados por meio do dízimo do terceiro ano (Dt 14,29). Eles também, ainda que indefesos, faziam parte da comunidade (‘am). Os dízimos asseguravam o bem-estar (cf. o repetido teste da religião verdadeira, o cuidado para com as viúvas e os órfãos, e.g., Is 1,23; Tg 1,27), um passo importante na direção de uma sociedade saudável.



    ‘Eser, ‘asarâ. Dez: O numeral cardinal “dez” em suas formas masculina e feminina é encontrado com bastante frequência no texto hebraico do AT (176 vezes). Apenas ocasionalmente as duas formas do número “dez” são associadas a outros números (e.g., Gn 50,22, “Yosef (José)... viveu cento e dez anos”). Nem maior número de vezes essas formas da palavra são empregadas para designar um grupo que não ultrapassa dez itens, tais como “dez touros” (Gn 32,15 [16]). Nas porções aramaicas do AT, a palavra “dez” é encontrada cinco vezes (‘asar e ‘asrâ). Conquanto o numeral dez seja usado em diversas listas importantes, tais como os Dez

    ResponderExcluir
  7. Mandamentos (literalmente, “dez palavras”, Dt 4,13), não parece haver nenhum significado místico ou simbólico em torno do número “dez” no AT.



    ‘Asar, ‘esreh. Dez (só em combinação com outros números): Estas são as formas masculina e feminina de “dez” que, associadas aos números “um” e “nove”, formam os números “onze” a “dezenove”, tanto cardinais quanto ordinais. Em geral o item numerado, se costumeiramente usado junto com números, aparece no singular (e.g., “dia”, “mês”, “ano”, etc.); de outro modo, o item numerado estará no plural. Para formar os números “onze” e “dezenove”, ‘asar e ‘esreh podem vir antes ou depois do outro número. Essas também são formas bastante comuns no AT hebraico. A forma masculina é encontrada 203 vezes, e a feminina, 144, sendo que o gênero concorda com o item numerado.



    ‘Âsar. Dar o dízimo, dizimar, dar a décima parte de, tomar a décima parte de, tomar um décimo: Verbo denominativo de acordo com BDB, mas não segundo KB (que vê uma forma no qal em lSm 8,15.17; nos demais trechos bíblicos piel ou hifil). O verbo é empregado em apenas cinco trechos do AT (Gn 28,22, no voto que Ya’akov (Jacó) fez ao ‘Ulhím (ao ETERNO) em (Beit-El) Betel Dt 14,22, no mandamento divino de dar anualmente o dízimo da produção agrícola; Dt 26,12, no dízimo, de cada três anos, destinado ao levita e ao pobre; 1 Sm 8,15.17, na advertência de Samuel quanto à política de impostos que provavelmente seria instituída com a

    ResponderExcluir
  8. chegada da monarquia; Ne 10,37-38 [38-39], ao falar de levitas que deveriam coletar os dízimos das regiões rurais). Em quatro desses trechos, o dar o dízimo é descrito como um ato de adoração ao ‘Ulhím. No outro (1Sm 8,15; 17) emprega-se o verbo, talvez com alguma ironia, para designar a carga opressiva de impostos cobrados por um rei (uma prática comum no antigo Oriente Médio).



    ‘Asôr. Dez, décimo: Substantivo masculino que significa “uma dezena”. Em Gênesis 24,55 refere-se a um período de dez dias e em Salmos 33,2, a um instrumento com dez cordas (também Sl 92,3 [4]; 144,9). Nos demais trechos ‘asôr é usado em fórmulas de datas, “aos dez dias do mês” (Êx 12,3, e em dez outros trechos).



    ‘Esrîm. Vinte: No texto hebraico do AT, o plural de “dez” tem o sentido de “vinte”; é palavra muito comum, sendo encontrada 315 vezes.



    ‘Asîrî, ‘asîrîyâ, ‘asîrît. Décimo: A primeira forma é masculina e as outras duas são femininas do numeral ordinal “décimo”. Tais formas são empregadas em frases como “décimo dia” (Nm 7,66). As palavras também são usadas como substantivos (e.g., “um décimo”, i.e., um remanescente, Is 6,13 [ARA, “décima parte”]; ‘um dízimo’ dos rebanhos e do gado, Lv 27,32 [ARA, “dízimas”]).

    ResponderExcluir
  9. ‘Issarôn. Décima parte: Uma medida de quantidade usada em Êxodo, Levítico e Números em textos sacrificiais (33 vezes).



    Ma’aser. Dízimo, décima parte: Esse é o substantivo “dízimo”, que tem relação com o verbo ‘asar, “dizimar”. No AT a primeira menção do dízimo é a oferta de Abrão (Abraão – Avraham) a Malki-Tzedek (Melquisedeque) [Gn 14,20]. A legislação do dízimo aparece em Levítico 27; Números 18 e Deuteronômio 12; 14; 26. Depois dos textos legais a palavra “dízimo” aparece poucas vezes no AT. Em textos pré-exílicos posteriores à Torá a palavra ocorre apenas em Amós 4,4 (embora 2Cr 31,5 e ss. , registre a entrega de dízimos durante a reforma de Ezequias – {Hizkiyah (Hizkiyahu), Y’chizkiyah (Y’chizkiya-hu)}. Em textos pós-exílicos, ma’aser é encontrado seis vezes em Neemias e duas vezes em Malaquias 3 (vv. 8-10). Em Ezequiel esse substantivo é utilizado duas vezes para designar a décima parte de uma unidade de medida (45,11.14).



    Bibliografia: - CORLEY, Bruce, The intertestamental perspective of stewardship, Southwestern Journal of Theology 13,19-24. – DAVID, John J., Biblical numerology Baker, 1968. – LANDSDELL, Henry, The sacred tenth, Baker, 1955. The tighe in Scripture, Baker, 1963, - SEGAL, J.B ., Numerais in the Old Testamente, JSS 10:2-20. – VISCHER, Lukas, Tighing in the early church, Fortress, 1966.

    ResponderExcluir
  10. Agora, sim, eu posso dar a minha opinião pessoal quanto ao fator: dízimo! Pois, uma coisa é a INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E TEXTOS BÍBLICOS!!! OUTRA COISA É INTERPRETAR ESSE TEXTO DEPOIS DE UM ESTUDO TÉCNICO DO ASSUNTO...!!!! ONDE POR DESCUIDO OU MESMO POR DESONESTIDADE MUITAS PESSOAS SE APROVEITAM DE TEXTOS..., SEM VER A ÉPOCA, PARA QUE ERA FEITO TAL ATO, “O POR QUE?” SIMPLESMENTE ACEITAM TUDO E TODOS E ASSIM FAZEM PRÁTICAS ERRÔNEAS E SÃO ENGANADOS....!!!! Pois o que diz a Palavra de Jo 8,32???? Agora, sim façam a interpretação do texto, depois de verem a forma técnica do termo dizimar....e aí, só aí, façam a interpretação do texto!!! Talvez isso não seria necessário mas como ainda há muitas confusões sobre esse termo e somos taxados como nós que procuramos a verdade é que estamos errados??? E os que pagam e dão o dízimo pois dizem que é bíblico! Que se não fazerem estão roubando à “Deus”! Que o Pastor ta certo.....e ficam fazendo carnezinhos; até aceitando cartões de crédito.....pra que??? Para construir mais igrejas de alvenaria...??? E, quando sobra o dinheiro!!!! O certo seria se dessem o dizimo, que todos os membros da Igreja fossem supridos por esse dinheiro.....ou necessitados como favelas que são destruídas, pessoas sem casas, gente que fica sem comida, com problemas nas pernas e ficam nas ruas.....as igrejas católicas e talvez as evangélicas ficam pedindo donativos.....!!! Para isso o “dizimo” deveria

    ResponderExcluir
  11. estar guardado e aí sim, não pedir nada!! Mas, sim, distribuir ou até quem estivesse mais necessitado, comprar terrenos em multirão e reconstruir as suas casas.....isso é só um exemplo do que serviria o “dizimo” que é arrecadado.....!!!! Ao invés fica só para o Pastor! Indo contra todo o estudo técnico que foi descrito acima.....!!! Cuidado! Pois esse é apenas um dos erros...!!! O outro foi à compilação das bíblias sem levar em conta os “NOMES” próprios da Sagrada Escritura! Pois a mesma não é um livro de ideias humanas! Mas a Revelação e Inspiração Divina....!!!



    Estudo feito por: Anselmo (com grifos meus). Com formação de: Bacharel em Teologia – pela Faculdade Ibetel de Suzano. São Paulo. S. P.

    Livro pesquisado: Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. Autores: R. Laird Harris. Gleason L. Archer, Jr. Bruce K. Walteke.

    Editora: Vida Nova. (Págs. 1182, 1183, 1184, 1185). Estudo do hebraico nº 1711. [“Façam caminhos retos para seus pés, para que o manco não se desvie, antes seja curado!” Hb 12].

    ResponderExcluir
  12. QUAL É A VERDADE ENTÃO IRMÃO ANSELMO? A VERDADE SÃO: TRÊS:
    1ª NINGUÉM DÁ O DIZIMO!!!! POIS O DÍZIMO ERA PARA AS VIÚVAS, ORFÃOS DE GUERRA, DE ANIMAIS, COMIDAS, ETC.... ENTÃO O TAL DE 'DÍZIMO' HOJE EM DIA É PARA O PASTOR....!!! SE QUISESSEM DAR O DÍZIMO - DEVERIAM AJUDAR AS PESSOAS QUE NO JORNAL DA GLOBO (HOJE) MOSTROU FAMÍLIAS QUE TIVERAM SUAS CASAS QUEIMADAS PELO FOGO E PERDERAM TUDO....!!!! AS IGREJAS DEVERIAM AJUDAR ESSAS PESSOAS.... ESSE SERIA O DÍZIMO CORRETO...!!!! 2ª NINGUÉM GUARDA OU PODE GUARDAR O SÁBADO!!!! ESSAS ERAM NORMAS E REGRAS DO SEU POVO...!!! O SANTIFICANDO...MAS O HOMEM FEZ TAL PARA A LEI DE YHVH QUE GUARDAR O SÁBADO ERA E FOI SE HUMILHAR PERANTE O ETERNO...!!! E O FILHO O FEZ TUDO ISSO POR TODOS...!!! A ÚNICA COISA QUE DEVEMOS FAZER É LEMBRAR DESSE DIA E O RESPEITAR EM NOSSAS MENTES...!!!! E A TERCEIRA COISA (3ª) É QUE SEU NOME SANTO SAGRADO TEMÍVEL E TERRÍVEL É E FOI ESCONDIDO, CAMUFLADO COMO O DÍZIMO QUE NÃO É PARA SE DAR EM DINHEIRO...!!!! O SÁBADO QUE FOI PROFANADO E VIROU PARA O ETERNO A HUMILHAÇÃO DO HOMEM PERANTE ELE COMO O FILHO SE HUMILHOU...... JUNTAMENTE COM O SEU NOME QUE FOI PROFANDO E ESQUECIDO..... YAH O ÚNICO ETERNO QUE SALVA! ATOS 4,12!
    http://estudosdaescritura.blogspot.com/ E http://anselmo-estevan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. 04643 מעשר ma ̀aser ou מעשׁר ma ̀asar e (no pl.) fem.מעשׁרה ma ̀asrah
    procedente de 6240; DITAT - 1711h; n m
    1) dízimo, décima parte
    1a) décima parte
    1b) dízimo, pagamento de uma décima parte

    Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H4643

    586 αποδεκατευω apodekatoo
    de 575 e 1183; v
    1) dar, pagar um dízimo de algo
    2) cobrar, receber um décimo de alguém

    Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679

    1181 δεκατη dekate
    feminino de 1182; adj
    1) décima parte de algo, dízimo
    1a) décima parte do saque tomado de um inimigo
    1b) dízimo dos frutos da terra e do rebanhos, que pela lei de Moisés eram entregues aos Levitas na congregação de Israel

    Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679

    ResponderExcluir
  14. dízima (1), dizimará (2), dízimas (7), dízimo (10)
    Gên 14:20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo. H4643
    Gên 28:22 e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo. H6237
    Lev 14:10 No oitavo dia, tomará dois cordeiros sem defeito, uma cordeira sem defeito, de um ano, e três dízimas de um efa de flor de farinha, para oferta de manjares, amassada com azeite, e separadamente um sextário de azeite; H6241
    Lev 14:21 Se for pobre, e as suas posses não lhe permitirem trazer tanto, tomará um cordeiro para oferta pela culpa como oferta movida, para fazer expiação por ele, e a dízima de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta de manjares, e um sextário de azeite, H6241
    Lev 23:13 A sua oferta de manjares serão duas dízimas de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada de aroma agradável ao Senhor, e a sua libação será de vinho, a quarta parte de um him. H6241
    Lev 23:17 Das vossas moradas trareis dois pães para serem movidos; de duas dízimas de um efa de farinha serão; levedados se cozerão; são primícias ao Senhor. H6241
    Lev 24:5 Também tomarás da flor de farinha e dela cozerás doze pães, cada um dos quais será de duas dízimas de um efa. H6241
    Lev 27:30 Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor. H4643
    Lev 27:31 Se alguém, das suas dízimas, quiser resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. H4643
    Lev 27:32 No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao Senhor. H4643, H6224
    Núm 18:26 Também falarás aos levitas e lhes dirás: Quando receberdes os dízimos da parte dos filhos de Israel, que vos dei por vossa herança, deles apresentareis uma oferta ao Senhor: o dízimo dos dízimos. H4643
    Deut 12:17 Nas tuas cidades, não poderás comer o dízimo do teu cereal, nem do teu vinho, nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas, nem nenhuma das tuas ofertas votivas, que houveres prometido, nem as tuas ofertas voluntárias, nem as ofertas das tuas mãos; H4643
    1Sam 8:15 As vossas sementeiras e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais e aos seus servidores. H6237
    1Sam 8:17 Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe sereis por servos. H6237
    Mat 23:23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! G586
    Luc 11:42 Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças e desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas. –
    Luc 18:12 jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. G586
    Heb 7:2 para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz; G1181
    Heb 7:4 Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos. G1181

    ResponderExcluir
  15. 9 com a razão,
    13 e com um milagre.
    22 Cura um homem endemoninhado que estava cego e mudo;
    24 e confutando a acusação absurda de expelir demônios por Belzebu, mostra que a blasfêmia contra o Espírito Santo nunca será perdoada.
    36 Cobrança será feita por palavras frívolas.
    38 Repreende os infiéis que buscam um sinal,
    46 e mostra quem é seu irmão, irmã e mãe.
    1 passou. Mc 2.23-28; Lc 6.1-5 colher. Dt 23.25
    2 Eis. 10; Êx 20.9-11; 23.12; 31.15-17; 35.2; Nm 15.32-36; Is 58.13; Mc 3.2-5; Lc 6.6-11; Lc 13.10-17; Lc 23.56; Jo 5.9-11,16,17; Jo 7.21-24; Jo 9.14-16
    3 lestes. 5; 19.4; 21.16; 22.31; Mc 12.10,26; Lc 6.3; Lc 10.26 o que. 1Sm 21.3-6; Mc 2.25,26
    4 pães da proposição. Êx 25.30; Lv 24.5-9 mas. Êx 29.32,33; Lv 8.31; Lv 24.9
    5 no. Nm 28.9,10; Jo 7.22,23 violam. Ne 13.17; Ez 24.21
    6 41,42; 23.17-21; 2Cr 6.18; Ag 2.7-9; Ml 3.1; Jo 2.19-21; Ef 2.20-22; Cl 2.9; 1Pe 2.4,5
    7 se. 9.13; 22.29; At 13.27 Misericórdia quero. Isto é, Eu desejo, ou: peço misericórdia ou atos de humanidade, em lugar de sacrifícios. Is 1.11-17; Os 6.6; Mq 6.6-8 condenado. Jó 32.3; Sl 94.21; Sl 109.31; Pv 17.15; Tg 5.6
    8 9.6; Mc 2.28; Mc 9.4-7; Lc 6.5; Jo 5.17-23; 1Co 9.21; 1Co 16.2; Ap 1.10


    26 E aquele que tiver. 10,21,22 lavará as suas vestes. 28; 14.8; 15.5-11,27; Nm 19.7,8,21; Hb 7.19
    27 Maa o novilho. 4.11,12,21; 6.30; 8.17 fora do arraial. Mt 27.31-33; Hb 13.11-14
    28 26
    29 no sétimo mês. 23.27-32; Êx 30.10; Nm 29.7; 1Rs 8.2; Ed 3.1 afligireis. Sl 35.13; Sl 69.10; Is 58.3,5; Dn 10.3,12; 1Co 11.31; 2Co 7.10,11 nenhuma obra fareis. 23.3,7,8,21,28,36; Êx 12.16; Êx 20.10; Is 58.13; Hb 4.10
    30 Sl 51.2,7,10; Jr 33.8; Ez 36.25-27; Ef 5.26; Tt 2.14; Hb 9.13,14; Hb 10.1,2; 1Jo 1.7-9
    31 23.32; 25.4; Êx 31.15; Êx 35.2
    32 sacerdote. 4.3,5,16 consagrado. Heb. enchido sua mão. Êx 29.9, marg. para oficiar. Êx 29.29,30; Nm 20.26-28 posto as vestes de linho. 4

    ResponderExcluir
  16. Mc 2.23-28; Lc 6.1-5
    1 Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas b e a comer.
    2 Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado.
    3 Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome?
    4 Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes? c
    5 Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? d Pois eu vos digo:
    6 aqui está quem é maior que o templo. e
    7 Mas, se vós soubésseis o que significa:
    Misericórdia quero e não holocaustos,
    não teríeis condenado inocentes. f
    8 Porque o Filho do Homem é senhor do sábado.


    É A ISSO QUE DEVEMOS OBSERVAR: AO FILHO SOMENTE!!! E, NÃO A RUDIMENTOS NORMAS E REGRAS QUE FICARAM OBSOLETAS A VINDA DO FILHO QUE AS CUMPRIU POR TODOS....!!! SE DER PARA SE LEMBRAR DELAS E AS RESPEITAR NA MEDIDA DO POSSÍVEL OK........
    12
    1 Cristo reprova a cegueira dos fariseus com respeito à violação do sábado,
    3 com a escritura,

    ResponderExcluir
  17. A Festa anual das Expiações (Lv 16,29-31):
    29 Isso vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez dias do mês, afligireis a vossa alma q e nenhuma obra fareis, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós.
    30 Porque, naquele dia, se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados, perante o SENHOR. r
    31 É sábado de descanso solene para vós outros, e afligireis a vossa alma; é estatuto perpétuo.

    O Dia da Expiação (Lv 16,26-32):
    26 Disse mais o SENHOR a Moisés:
    27 Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação; j tereis santa convocação e afligireis a vossa alma; trareis oferta queimada ao SENHOR.
    28 Nesse mesmo dia, nenhuma obra fareis, porque é o Dia da Expiação, para fazer expiação por vós perante o SENHOR, vosso Deus.
    29 Porque toda alma que, nesse dia, se não afligir será eliminada do seu povo.
    30 Quem, nesse dia, fizer alguma obra, a esse eu destruirei do meio do seu povo.
    31 Nenhuma obra fareis; é estatuto perpétuo pelas vossas gerações, em todas as vossas moradas.
    32 Sábado de descanso solene vos será; então, afligireis a vossa alma; aos nove do mês, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.

    PELA BÍBLIA DE ESTUDOS NVI PÁGINA 183 DO CAPÍTULO 16 DE LEVÍTICO (16,29.31): TRÁS A PALAVRA HUMILHAR! VAMOS AO ESTUDO DESSA PASSAGEM:
    SE HUMILHARÃO. V. NOTA TEXTUAL NVI. A EXPRESSÃO VEIO A SER APLICADA AO JEJUM (Sl 35,13). O DIA DA EXPIAÇÃO ERA O ÚNICO DIA REGULAR DE JEJUM ESTIPULADO NO AT (V. 23,27.29.32 E NOTA TEXTUAL NVI), EMBORA A TRADIÇÃO TENHA POSTERIORMENTE ACRESCENTADO OUTROS DIAS DE JEJUM AO CALENDÁRIO JUDAICO (V. Zc 7,5; 8,19).
    12
    Jesus é senhor do sábado a

    ResponderExcluir