Seguidores

domingo, 12 de agosto de 2012

Senado aprova projeto que reserva metade das vagas em federais



 

Foi aprovado no Senado o projeto de lei que reserva metade das vagas de universidades federais e escolas técnicas. Do total de vagas reservadas, metade será distribuída para estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio.

A outra metade vai para alunos negros, pardos e indígenas, de acordo com a população desse grupo de cada estado do país. No caso do não preenchimento da cota racial, as vagas que sobrarem serão ocupadas pelos alunos que vieram de escolas públicas.

A lei, que ainda precisa ser aprovada pela presidente Dilma, vai mudar todo o sistema de divisão de vagas nas universidades federais. As instituições serão obrigadas a abandonar as próprias regras e adotar o modelo único.

Veja o comentário de Rachel Sheherazade:

“Para essas mentes estreitas é mais fácil reservar cotas que melhorar a educação pública para todos os brasileiros indistintamente - ricos e pobres pretos e brancos... Assim, das piores e mais defasadas escolas do país, sairá metade dos alunos das melhores universidades brasileiras. Não faz qualquer sentido! Será como um remendo em pano novo. Esse sistema de cotas injusto, segregador, protecionista, eleitoreiro e demagógico não me convence. É preciso merecer para conquistar.” 

Veja aqui a reportagem na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário