Seguidores

domingo, 19 de agosto de 2012

Seres "iluminados", "cristãos" e que amem o próximo podem ter preconceito racial?




É que hoje ao responder uma pergunta sobre tal questão fiquei com isso na cabeça...

Tantas pessoas que falam de amor de Deus... De paz... De espiritualidade... De ser iluminado (a) e ainda tem essa atitude mesquinha, burra e totalmente sem sentido quanto à diferença de raça...

Será que levaram muito a sério aquela imagem "europeia" (branquinho, loirinho e de olhos azuis) que venderam de Jesus...

Não entendo mesmo... Não entendo encher a boca pra falar de Deus e não conseguir entender que negro e branco só é diferente na cor da pele... Tem quem nem consiga falar e escrever "negro”... Usa termos ainda do tipo: escuro... De cor...

Affffffff...

Beijos e Beijocas de Boa Tarde!!!

_______________
Pergunta feita por Carla no portal Yahoo!Respostas.


Resposta de LEXOS.

Resposta de Bill.


Resposta de Fedra.


Resposta de Poesie.

Resposta de Kleydson.

 ______________ 

 LEXOS


De jeito nenhum.

Ser cristão = Um imitador de Jesus Cristo.

Basta observar bem a conduta de Jesus Cristo, segundo aquilo que as narrativas históricas sobre ele nos narram, ou seja, os evangelhos.

Assim saberemos quem realmente é cristão dentro de seu coração, daqueles que são da boca para fora.

Assim também podemos observar a conduta dos que um dia andaram pela terra, e hoje são chamados de iluminados espiritualmente, como Sakyamuni, por exemplo, (Chamado de Buda), Gandhi, Zoroastro...

Enfim, esses e outros, cada qual em sua época e terra, nasceram e ensinaram a união, o amor entre todos, a igualdade de todo ser humano perante aquilo que cada um deles considerava a DIVINDADE.

Exemplo:

DEUS é Pai de toda humanidade.

Ou RÁ (Sol) nasce igualmente para todos.

E etc.. E tal.

Portanto, independente de ser cristão ou não, tudo está intimamente ligado à onde o individuo coloca a sua confiança, (carnego) do ensino, ou na interpretação corrupta que o ser humano insiste em fazer do ensino.

Todo resto querida, é corrupção do ser humano.

Podemos encontrar esse comportamento inadequado em qualquer doutrina, religião ou filosofia que existe sobre a face da terra.

Sabe o que faz nós percebemos isso muito mais no meio dos Cristãos?

O fato de ser maioria em numero de declarantes :)

No Japão, você vai encontrar muito mais budistas e xintoístas com esse comportamento, porque lá os que se declaram assim são a maioria :)

Vou te contar um grande segredo do Lé agora, posso?

Sabe o que eu aprendi no yahoo respostas, mais exatamente na categoria religião e espiritualidade???

Foi algo muito útil pra mim.

NUNCA MAIS NA MINHA VIDA, eu quero saber de que religião um ser humano faz parte, ou em que Igreja ele congrega.

Porque no final das contas, é tudo inútil, o segredo está no ser humano, e não em que filosofia, doutrina, religião ou Igreja ele professa.

Tudo de bom.

______________ 

 Bill


Oi, Carla!

O preconceito não depende de religião, mas é um fenômeno cultural. A cultura europeia é racista, nós herdamos a cultura europeia, logo, assimilamos o racismo.

Religião alguma prega o racismo, mas há racistas em todas elas (e preconceituosos de todo tipos, aliás).

As pessoas defendem sempre aquilo que acreditam, nunca aquilo que aprenderam. A Bíblia ensina o amor ao próximo, todo cristão aprende sobre isso. Quem acredita pratica, quem não acredita não pratica.

Preconceito algum tem sentido, mas é extremamente útil para quem tem baixa autoestima, pois pode apontar pra alguém e dizer: "ele é inferior a mim".

Apenas gente medíocre defende preconceitos.

É isso.

Bjs,

Graça e paz.

______________ 


Fedra



Carla,

Cristão ou não cristão, não cabe hoje o preconceito em ninguém. Creio que todos já percebemos a nossa "igualdade humana". Somos todos feitos da mesma massa e passíveis dos mesmos erros e acertos.

Vejo mais preconceito em relação à pobreza que preconceito em relação a cor ou qq outra forma. Perceba que o status promove qualquer pessoa a categoria A, não importando aí a cor ou preferência sexual.

Abraços e amor.


______________ 


Poesie



Oi, Carlinha!

Mesmo estando na cruz, Jesus amou até mesmo os que o colocaram lá. Sou cristã, mas não tenho preconceito com ninguém, tive inclusive um amigo nesta categoria, que infelizmente não vi mais, ele era ateu e se surpreendeu de uma cristã o adicionar como amigo. O Deus que acredito não obriga ninguém a nada, somos livres para acreditar ou não. E o fato de os ateus não acreditarem faz parte do uso do livre-arbítrio deles. Só quero que respeitem a minha fé, assim como respeito aqueles que não acreditam em Deus.

Um beijo

______________ 


Kleydson

 
Se existe amor, então não existe preconceito!

Se existe preconceito, então a pessoa não sabe o que é amor!

___________________

NO AMOR DE DEUS NÃO HÁ PRECONCEITO.

4 comentários:

  1. Adorei a postagem!Ainda,existem preconceito no meio do Cristianismo,não só de cor,mas social e econômico.Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente! Mas o bom, é que a quantidade de negros nas igrejas evangélicas tem aumentado. Aliás, as igrejas, hoje, representam bem o Brasil, pois a diversidade racial é bem expressiva. Bjs.

      Excluir
  2. Bom dia Bill.... depois de tantos comentários recheados de verdade e entendimento., só queria lembrar que o preconceito
    começou lá nos primórdios quando mulheres e crianças não eram
    contadas no censo feito lá em Jerusalem, mulher não podia falar em público, e foi Jesus quem entrou na nessa história, pra acabar com esse tipo de tratamento que lhes era dado, quando disse "....deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o Reino dos Céus." Jesus veio também valorizar a mulher, em várias passagens bíblicas Jesus faz com que a mulher seja tratada com igualdade. Exs Maria Madalena, Marta e Maria, a mulher com fluxo de sangue, enfim ele queria e quer "todos por perto", valorizando cada um deles. O povo etíope tem pele escura, já os romanos não, Jesus nasceu de pele clara, mas existe o racismo contra os Judeus. Então é coisa cultural mesmo. Mas o pior preconceito que existe, é contra aquele que te menos,.que nasceu ou ficou desprovido de recursos...São pessoas (principalmente cristão) cujo coração ainda não está totalmente entregue á Deus. Ainda existem trevas dentro de sí. Veja que quando chega uma pessoa abastada de dinheiro e recursos na Igreja, logo é acolhida, visitada, paparicada, por que seu dízimo será alto, e irá ajudar a suprir algumas necessidades tais como aluguel, etc...( conheço esse filme).Então caro amigo, dizer mais o que ?

    Tenha uma boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!

      Você lembrou bem, Jesus foi exemplo pra tudo, até contra o preconceito.

      Mas, no caso do Brasil, o que mais pesa é mesmo essa questão social: se tem dinheiro tem tudo, se não tem, então nem gente é.

      Bjs e uma ótima semana.

      Excluir