Seguidores

sábado, 14 de maio de 2011

Ciência e religião podem andar juntas?


________________
 
Pergunta feita por Alane Poison no sítio Yahoo!Respostas.

1ª Resposta dada por Carla à pergunta de Alane Poison.

2ª Resposta dada por Bill à pergunta de Alane Poison.
 __________________

Carla:


Até certo ponto sim, mas no todo não.

Mas chega certo momento que uma das duas vai prevalecer ou a ciência ou a religião e se você for cristã e seguidora da bíblia, vai ser mais complicado ainda....

Religião é fé... E ciência é lógica, fatos, probabilidades...

Podem até andar, mas não chegarão juntas ao final da caminhada... rs

Beijocas.

 __________________

Bill:


Oi, Alane!

Existem dois planos: o físico e o metafísico. Apesar de dois planos, a realidade continua sendo apenas uma, assim, a ciência nunca será completa ao estudar apenas o plano físico e a religião nunca será completa ao estudar apenas o metafísico. A combinação de ambos é que torna possível a compreensão plena da realidade.

São apenas sistemas diferentes de estudo, mas a realidade é apenas uma.

É isso.

Bjs,

Graça e paz.

14 comentários:

  1. Poxa... lastimável a resposta da Carla.
    Desde o momento que Deus criou todas as coisas, todas as coisas são dom de Deus.
    Mas, é logico que a ciência e a Religião podem andar juntas. A unica diferença, é que à frente da ciência, se encontar a religião, pois Deus esta nela, ela foi criada por Ele.
    A ciência será grande demais, e Deus já havia deixado escrito.
    Em Daniel 12:4 - "Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a CIÊNCIA se multiplicará".
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  2. O que tenho a comentar é que as religiões eram ciências em seus primórdios, ou seja, contemporaneamente nos fazemos essa distinção, mas a scientia veio com o renascimento, e com o iluminismo também o carater da certeza e do empirismo. Fazer um mesmo experimento se tornou uma condicionante: Pensar comprovaria a existência ao modo de Renèe Descartes (e não como um tal de Orlando da Renèe Sweltller, um fake que de tanto zoaar na virtualidade virou virtual como se vivesse no mundo da Matrix, ou tentando sim arremedar o Maurício de Souza e a Máquina de Inventar História, lamentável.
    Hoje é só Orlando, amanhã será o quê?
    Só ele sabe.
    Mas voltando ao assunto, com o pensamento que admite a pós modernidade como um ir alem do pensamento filosófico de Kant (sobre isto podem ler Zygmunt Bauman, a Arte da Vida), a ciência também está sendo relativizada, herdando sim o que aprendemos com Einstein e os antropológos nos trabalhos de campo, da compreensão dou outro ou dos mesmos.
    Em poucas palavras e conforme Michael Faucoult, em Microfísica do Poder: a ciência se transformou em um istrumento de poder e de capitalização.
    E conforme meus estudos que me levam a Marilena Chauí, a própria ciência se transformou hoje em dia no que Marx lá pelos idos dos tempos posteriores a Kant e e de influência do iconoclastra Nietszche do Assim Falou Zaratrustra, , na mesma Alemanha piegas, mas que serviu como observação para o surgimento marxista anti religioso do ópio do povo.
    Hoje em dia, conforme Marilena Chauí, a ciência como está é o novo ópio do povo!!!
    Mas a Paz sempre será meu motivo de vida, e sei que o teu também.
    Um Beijo.
    Obrigado
    MG
    in passage

    ResponderExcluir
  3. Descordo totalmente da Carla. Religião e Ciência podem sim andar juntas, basta deixar de lado a ignorância. A ciência não é nada sem a religião, e vice-versa. Por que é tão difícil pensar que um pode completar o outro? É difícil imaginar o mundo surgindo de uma explosão, é mais fácil pensar que Deus disse "que aja luz" e a luz foi criada. Porém nada pode surgir do nada. É uma questão de encontrar o que surgiu primeiro. Pode Deus ter criado uma matéria e uma antimatéria? E dessa ter criado todo o universo? Deus pode ter criado o big bang, assim nem a religião e nem a ciência tem uma teoria errada. Mas sendo assim, como foi criada a matéria?
    Esse é um assunto complexo que ainda precisa ser estudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayane!

      Você está chegando lá, rsrs.

      Parabéns pelo raciocínio.

      Aqui, neste blog, é possível que encontre material para essas discussões que você disse.

      Bjs.

      Excluir
  4. Acho que a fé e a ciência são inconciliáveis, já que a ciência requer argumentos, provas, fatos concretos que a fé não pode fornecer, enquanto esta independe da racionalidade comum à ciência. Uma pessoa equilibrada sabe aproveitar o melhor dos dois mundos. Equilíbrio é a palavra. Equilíbrio é tudo.

    erranteopcional.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Taverneiro!

    Fé e ciência são lados diferentes da mesma moeda.

    Quer algo mais para refletir sobre o assunto?

    Sugiro a leitura destes textos:

    1. http://pensadorlivre-bill.blogspot.com.br/2011/02/simplicidade-da-fe.html

    2. http://pensadorlivre-bill.blogspot.com.br/2012/08/a-origem-de-toda-ciencia-e-o-misterio.html

    Abraços,

    Graça e paz.

    ResponderExcluir
  6. A ciência e a expressão do conhecimento de Deus dada ao homem para entender e assim fazer melhor uso a respeito de sua própria criação no que se refere ao mundo físico na dimensão física e é só. Mas a bíblia e a sua palavra espiritual para espirituais e por isso só o homem espiritual pode discerni-la perfeitamente pois ela e discernida espiritualmente e não de maneira natural pois aos naturais lhe parecem loucura e ai esta o grande conflito entre ciência e a palavra viva do Deus Vivo pois as duas são de dimensões diferentes e é impossível mistura-las e haver total consenso, assim torna-se uma bobagem esse conflito extremista de ambos os lados pois o mesmo Deus que nos faz nascer de novo espiritualmente através de Cristo Jesus nosso Senhor pois estávamos mortos espiritualmente é o mesmo que dá inteligencia a cientistas para descobrirem as maravilhas da ciência como a medicina por exemplo e trazer beneficio a corpo físico pois ele é o criador de todas as coisas mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Christian, achei muito interessante a resposta da Carla e fiz uma paráfrase à ela em um post no meu blog (www.ateuedai.wordpress.com). Como ela aparentemente não é mais usuária do yahoo respostas, linkei a resposta pra cá, espero que não haja problemas, abraços.

    ResponderExcluir
  8. Ciência e Religião são partes opostas de uma mesma moeda. O que devemos fazer é procurar cada vez mais juntar essas partes em um todo só.

    A Religião permitiu que os cientistas se afastassem dela, se isolassem devido a ignorância exacerbada durante idade média.

    O pensamento científico é tão antigo quanto o Homem. Mesmo na figura de Adão vemos a ciência brotando, questionando a si mesmo e o meio, tentando entender, aprendendo, errando. É assim que a ciência começa e, com confiança e espírito de crença imortal, que nos é legado por Deus, Criador de TUDO, chegaremos longe, juntos, Ciência e Religião e ai não saberemos distinguir uma da outra, afinal Deus está em tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Esimiao!

      Interessante sua reflexão.

      De fato, são partes opostas da mesma moeda, e Deus está em tudo.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir